<< Voltar pra Home

Negócios



Campanha “Brasil Temperado” da ABRAS já surte efeito

20 de janeiro de 2022
 - 
21:31
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Campanha “Brasil Temperado” da ABRAS já surte efeito”

Parceria feita com a Anapa e Amipa leva a mensagem: alho, mais que um tempero, um aliado na saúde

A Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA) e a Associação Mineira dos Produtores de Alho (AMIPA) em parceria com Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) fecharam a campanha nacional Brasil Temperado para conscientizar o consumidor sobre a qualidade e os benefícios do alho nacional.

Representando uma das riquezas nacionais, com mais de quatro mil produtores rurais responsáveis por abastecer mais de 55% do mercado consumidor brasileiro, o Alho Brasileiro é sinônimo de empregos e padrão de qualidade.

A campanha começou no final do ano passado na rede Sonda de Supermercados e já teve um aumento de 15% na venda do alho brasileiro em relação ao mesmo período do ano passado.

O consumidor que visitar uma das 42 lojas vai poder conhecer melhor sobre os benefícios do Alho Brasileiro. A campanha conta com painéis informativos dentro de supermercados. O objetivo é incentivar o consumo e, com isso, lá na outra ponta da cadeia, fomentar a produção do produto brasileiro

Alho brasileiro: o melhor alho do mundo

Cultivado em 16 mil hectares e com uma produção de 140 mil toneladas, a produção de alho no Brasil é sinônimo de riquezas, empregos e padrão de qualidade. Mais de quatro mil produtores rurais são responsáveis por abastecer o mercado consumidor brasileiro, com destaque para os Estados do Sul (Rio Grande do Sul e Santa Catarina) e da Bahia, onde predomina a agricultura familiar, e Minas Gerais e Goiás, com médios e grandes produtores. 

Geração de empregos

A cultura de alho é geradora de empregos, pois quase 100% das atividades são manuais, desde a debulha da semente até o preparo para a comercialização. Um hectare de alho gera quatro empregos diretos e outros 12 indiretos. Por ano, a cultura gera um total de mais de 250 mil empregos.

Para cultivar alho, o produtor precisa fazer vários investimentos, além do conhecimento sobre a cultura, como: açude ou barragem para irrigação, conjunto de irrigação, barracos para a cura do alho, barracões para o preparo e armazenamento para a venda, câmaras frias, trator e equipamentos para a condução da lavoura, entre outros.

O alho é multiplicado vegetativamente, por isso o produtor deve investir em semente de qualidade, sendo este item, junto com a mão de obra, o que mais impacta no custo de produção, que atualmente está em R$ 120 mil por hectare, a média. Outra característica desta hortaliça, é que ela só tem um ciclo por ano e graças ao clima tropical do Brasil, os produtores conseguem ofertar alho o ano inteiro.

Consumo

O consumo de alho no Brasil é de 1,50 Kg/habitante/ano. O total consumido no país nas últimas safras é ao redor dos 300.000.000 kg/ano. Desse volume, 55% são oriundos da produção brasileira e os outros 45% são importados, dominando a oferta de alhos chineses e argentinos. 

Apesar de o Brasil ter todas as condições para aumentar a produção e a oferta do produto, no consumo aparente, a concorrência desleal e predatória dos alhos importados ilegalmente ou com liminares impede um maior aumento da produção de alho no Brasil. Para equilibrar essa balança desleal, o Brasil aplica uma tarifa sobre os alhos importados da China, chamada direito antidumping, calculada em US$ 0,78 por caixa de 10kg.

Cinco vezes mais poderoso

Quando se trata de saúde, o alho brasileiro se sobressai. Rico em vitaminas A, B2, B6 e C, tem na sua composição cinco vezes mais concentração de alicina quando comparado ao alho importado, sobretudo, o chinês. A alicina é um princípio ativo responsável pelos benefícios medicinais do alho, atua no corpo humano como um antibiótico natural e garante o aroma e a pujança tão característicos desta hortaliça.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Smart Market ABRAS 2024: participe do Prêmio Profissionais do Ano

As inscrições estão abertas até 01 de março; o prêmio visa reconhecer os melhores especialistas em alta performance do setor…
Image

Rede St. Marche aposta em experiência para se destacar no mercado de vizinhança

Para Bernardo Ouro Preto, CEO da companhia, o consumidor do varejo alimentar tem buscado cada vez mais esse tipo de…
Image

Minalba expande o seu portfólio de importadas das linhas Perrier, S. Pellegrino e Acqua Panna

Com as novas opções de embalagens, consumidores terão ainda mais variedade de escolha no momento da compra Após um ano…
Image

Alemã Aldi testa loja autônoma nos EUA

Localizado próximo ao QG da rede em Illinois, conceito evita que clientes escaneiem códigos de barras, mas não funciona 100%…