<< Voltar pra Home

ABRAS



Brasília recebe a 3ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS

29 de maio de 2023
 - 
13:30
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Brasília recebe a 3ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS”

A programação do evento, realizado em 13 de junho, conta com diversos painelistas, entre eles o presidente da ABRAS, João Galassi, e o secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy

O Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS ESG acontece em Brasília (DF), no dia 13 de junho, e sua programação tem início às 9h. Entre os painelistas já confirmados estão o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Galassi, o secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, o economista e presidente da Kaduna Consultoria, Roberto Giannetti da Fonseca, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), João Dornellas.

O Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento, realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), é um programa anual criado para reunir, num ambiente de alto nível, as principais autoridades e lideranças dos setores que compõem a Cadeia Nacional de Abastecimento para promover o debate de ideias e propostas concretas de soluções para os principais desafios estratégicos, econômicos, mercadológicos, institucionais e regulatórios. Em sua terceira edição, o Fórum acontecerá em evento presencial privado para convidados, líderes setoriais e autoridades, com lideranças renomadas de toda a Cadeia Nacional de Abastecimento, com transmissão ao vivo pelo Canal da ABRAS no YouTube. Entre os painelistas já confirmados estão o presidente da Associação Brasileira de Supermercados, João Galassi, o secretário da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy,o economista e presidente da Kaduna Consultoria, Roberto Giannetti, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), João Dornellas, dentre outros.

A coalizão multissetorial integrante do Fórum é formada pelos 15 principais setores que compõem a Cadeia Nacional de Abastecimento, desde os setores dedicados aos insumos agropecuários até o varejo supermercadista, comprometidos com o desenvolvimento econômico do País.

O presidente da Associação Brasileira de Supermercados, João Galassi, enfatiza a robustez da Cadeia Nacional de Abastecimento, que representa um grandioso ecossistema dedicado a abastecer a população do Brasil, representada pelas 215 milhões de pessoas que vivem nele. “Estamos falando de um ecossistema que representa 69,5% do PIB nacional, considerando todas as atividades e elos desta Cadeia. São representadas mais de 200 cadeias produtivas, 80% do consumo doméstico dos brasileiros, em mais de 90 categorias de produtos, que, juntas, representam mais de 30 mil itens individuais oferecidos aos brasileiros nas lojas de supermercados de todo o País. São produtos de natureza essencial à vida da população, reunidos em quatro principais famílias: alimentos, bebidas, higiene pessoal e limpeza. Este Fórum é o único do País com participação de uma coalizão multissetorial com 15 das principais entidades de classe com tamanha fortaleza e tão essenciais para o desenvolvimento do País”, afirma Galassi.

A grandeza desse ecossistema e sua importância para o País também são reforçadas pelo vice-presidente de Relações Institucionais e Administrativo da ABRAS, Marcio Milan, que aponta, ainda, que o Brasil é uma superpotência agrícola e de geração de energia limpa e renovável. “Temos rígido controle de resíduos e de segurança dos produtos, o que nos credencia a exportar alimentos para mais de 160 países. Possuímos, por exemplo, o maior programa de destinação segura de embalagens de defensivos agrícolas do mundo e um programa nacional, premiado internacionalmente, de monitoramento e rastreabilidade de alimentos, o RAMA, há décadas desenvolvido pela ABRAS”, afirma Milan.

Pleitos

No Fórum, serão reunidos também autoridades, representantes das agências reguladoras, órgãos internacionais e especialistas para debater os 5 desafios eleitos como prioritários na segunda edição do Fórum, além da abertura oficial:

1) Redução dos custos através da Reforma Tributária
2) Consumo consciente através da economia circular
3) Reduzir o desperdício através da adoção do “Best Before”
4) Combate à fome através da conexão do mapa da fome com o mapa do desperdício
5) Promover o conhecimento sobre ESG através da informação, treinamento e capacitação.

Segundo o vice-presidente de Ativos Setoriais da ABRAS, Rodrigo Segurado, o Fórum nasceu do objetivo de fomentar junto ao setor supermercadista a qualificação das empresas em torno de temas estratégicos para o futuro dos negócios e, ao mesmo tempo, de transcender os limites do autosserviço nacional e de agregar todos os setores, cujo trabalho resulta no atendimento dos consumidores brasileiros, ou seja, toda a Cadeia Nacional de Abastecimento. “O Fórum é um momento rico, produtivo e de união desta grande Cadeia Nacional de Abastecimento em busca de soluções disruptivas e de alto impacto nos âmbitos econômico, social, ambiental em alto nível de governança corporativa para direcionar o Brasil no caminho efetivo do desenvolvimento e do crescimento”, celebra Segurado.

Ao final do Fórum, será produzido um relatório com as principais conclusões, com a finalidade de organizar e documentar o que foi abordado e apresentar os Planos de Ação definidos para cada um dos temas, permitindo acompanhar sua implementação e desenvolvimento ao longo do próximo ciclo, além de viabilizar o pleno acesso do conteúdo aos participantes, autoridades, imprensa e à toda a sociedade.

Serviço

3º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento
Data: 13 de junho de 2023
Hora: 9h às 18h
Local: Auditório do Condomínio ION – SGAN Q 601 BL H – Asa Norte, Brasília – DF.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Levinho, o Toddynho da caixinha azul com menos açúcares e gorduras

Marca usa nova embalagem para colocar Toddynho Levinho na lembrança dos consumidores e reforçar seus diferenciais nutricionais Toddynho, marca tradicional…
Image

Supermercados Correia diminuem perdas e custos de tesouraria com cofre inteligente

“Trabalhamos com margens apertadas e todo ganho é fundamental”, declarou Vitorino Correa Neto, diretor da rede Em 2023, Vitorino Correa…
Image

Carteira digital CencoPay da Cencosud é lançada no Brasil

Ferramenta disponível para clientes Prezunic permite acúmulo de cashback e utilização do saldo para pagamento de compras na própria rede…
Image

Covabra Supermercados abre 15 vagas de emprego para loja de Limeira (SP)

As oportunidades abertas são para as duas unidades da cidade; currículos devem ser entregues na loja Jardim Aquarius A primeira…