<< Voltar pra Home

Destaques



Assaí foca em expansão orgânica para o próximo ano

29 de novembro de 2023
 - 
18:12
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Assaí foca em expansão orgânica para o próximo ano”

Grupo planeja 15 unidades para 2024, e mais 20 para 2025

Nesta segunda-feira (27), foi realizado o Investor Day Assaí, em que executivos do grupo apresentaram os dados e planos da rede. Após a grande expansão do grupo nos últimos três anos, que incluiu a conversão de 66 lojas do Extra, Assaí irá passar por um período de desaceleração. Para o próximo ano, a empresa planeja a abertura de 15 unidades, e outras 20 em 2025. O capex seguirá essa proporção, reduzindo de R$ 3,41 bilhões dos últimos 12 meses, para R$ 1,5 bilhão a R$ 2 bilhões no próximo ano.

Essa ação fará com que o grupo diminua a sua alavancagem e passará a pagar os investimentos com a geração de caixa. Como explica a CFO Daniela Sabbag: “A partir do segundo semestre a geração operacional vai pagar o custo da dívida e os investimentos, a dívida em si não cai em 2024 porque a gente continua investindo. Deve ficar estável, mas vamos gerar caixa para pagar os juros e os investimentos.” A executiva também destacou que as inaugurações de 2021 tiveram EBTIDA Pré-IFRS16 de 6% no 3º trimestre de 2023, as de 2022 foi um valor de 4,9%, e as de 2023 com uma taxa de 0,2%, com um tempo médio de funcionamento de apenas três meses.

A geração de caixa livre do Assaí foi positiva, de R$ 132 milhões e o caixa operacional foi de R$ 4,86 bilhões. O caixa operacional suportou 90% dos investimentos entre janeiro de 2021 e setembro de 2023. O acumulado de 12 meses em 2020 foi de R$ 39 bilhões, com 184 lojas, chegando à setembro de 2023 com R$ 70 bilhões, com 276 lojas. “Nosso diferencial para chegarmos até aqui foram a nossa cultura, a expansão bem-sucedida, inovação, eficiência operacional e regionalização”, enfatizou o CEO do Assaí, Belmiro Gomes.

A perspectiva da rede para 2024 é a maturação desse crescimento acelerado, gestão eficiente do supplier financing, geração de caixa livre superior ao atual, redução de taxa de juros. Além disso, a companhia pretende ampliar os seus canais; ajustar categorias com objetivo de alcançar novos perfis de clientes, bem como oportunidades geradoras de tráfego; explorar categorias comerciais, trazendo fluxo de clientes e diluindo custos; e comercialização de espaço publicitário.

Estratégia de sustentabilidade do Assaí

A diretora executiva de gestão de gente & sustentabilidade, Sandra Vicari, apresentou a estratégia de sustentabilidade do Assaí, que é: Impulsionar a prosperidade para todos(as) com operações responsáveis e transparentes, e menor impacto ambiental.

  • Social: desenvolver comunidades por meio do empreendedorismo e contribuindo com a segurança alimentar.
  • Diversidade e Inclusão: valorizar e ampliar o olhar sobre diversidade e inclusão nos locais com empreendimentos do Assaí.
  • Governança: ética e gestão eficiente agregando valor aos principais públicos.
  • Ambiental:  responsabilidade ambiental atrelada ao negócio.

Em 2023, 97% das operações da rede estão funcionando com energias limpas. Além disso, a empresa reduziu em 1,2% as emissões de carbono e ajudara, 374 mil famílias em situação de vulnerabilidade social.

Participe da SuperHiper!

Compartilhe as pautas, informações e novidades para serem publicadas na SuperHiper. Envie sua sugestão de pauta para: leitorsh@abras.com.br


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Smart Market ABRAS 2024: participe do Prêmio Profissionais do Ano

As inscrições estão abertas até 01 de março; o prêmio visa reconhecer os melhores especialistas em alta performance do setor…
Image

Rede St. Marche aposta em experiência para se destacar no mercado de vizinhança

Para Bernardo Ouro Preto, CEO da companhia, o consumidor do varejo alimentar tem buscado cada vez mais esse tipo de…
Image

Minalba expande o seu portfólio de importadas das linhas Perrier, S. Pellegrino e Acqua Panna

Com as novas opções de embalagens, consumidores terão ainda mais variedade de escolha no momento da compra Após um ano…
Image

Alemã Aldi testa loja autônoma nos EUA

Localizado próximo ao QG da rede em Illinois, conceito evita que clientes escaneiem códigos de barras, mas não funciona 100%…