<< Voltar pra Home

Negócios



Americanas compra Natural da Terra

11 de agosto de 2021
 - 
23:30
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Americanas compra Natural da Terra”

Atualmente, a maior rede de hortifrutigranjeiros do país possui 73 lojas em quatro estados e sete mil colaboradores

A Americanas S.A. anunciou na noite desta quarta-feira que assumiu 100% das ações da rede varejista Hortifruti, especializada em alimentação fresca.

Nos últimos 12 meses, terminados em 30 de junho de 2021, a rede Hortifruti Natural da Terra apresentou uma receita bruta de R$ 2 bilhões.

A Hortifruti Natural da Terra é a maior rede varejista especializada em produtos frescos com foco em frutas, legumes e verduras do Brasil, possuindo uma rede de 73 lojas em quatro estados (RJ, SP, MG e ES), que inclui a marca Hortifruti e a Natural da Terra.

Segundo a Americanas, a aquisição é um movimento estratégico da empresa para ser relevante no dia a dia dos clientes e expandir seu alcance.

A aquisição da totalidade das ações do Hortifruti Natural da Terra será realizada mediante o pagamento em recursos financeiros no valor de R$ 2,1 bilhões.

“A aquisição é um movimento estratégico da Americanas para ser ainda mais relevante no dia a dia dos clientes. Essa iniciativa está em linha com o nosso propósito de somar o que o mundo tem de bom para melhorar a vida das pessoas e nos permite participar de diferentes momentos na jornada de consumo, aumentando a base de clientes ativos, a frequência de compras e expandindo o nosso alcance”, afirma Miguel Gutierrez, CEO da Americanas.

A Hortifruti Natural da Terra possui uma base de clientes com alta recorrência, que compram em média 34x ao ano, com gasto mensal de R﹩125. A HNT possui mais de 7 mil SKUs e 3 formatos de lojas: 54 Lojas Tradicionais, que oferecem experiência de compra e sortimento completos; 18 Lojas Leves, lojas menores que atendem a necessidade da feira do dia-a-dia; e 1 Dark Store, que atende apenas aos pedidos digitais.

As lojas são abastecidas por uma plataforma logística proprietária que entrega diariamente em toda a rede – do campo para as lojas em até 24 horas – garantindo que os produtos estejam sempre frescos.

“A criação da Americanas S.A. gera mais poder de fogo, atraindo potenciais vendedores, facilitando a integração e expande o nosso mercado endereçável. Nossos ativos únicos (gente e cultura, base de clientes e plataformas de negócios) impulsionam a expansão de novos negócios e marcas, por meio de nosso motor de M&A. A aquisição do Hortifruti Natural da Terra vai abrir novas frentes de crescimento e rentabilidade.”, diz Anna Saicali, CEO da IF, motor de inovação da Americanas. “A HNT possui um time altamente qualificado e com vasta experiência no setor”, completa Anna.

Com a aquisição da Hortifruti Natural da Terra, foram identificadas diversas oportunidades de sinergias, complementando o sortimento de produtos frescos e saudáveis nas lojas da Americanas e impulsionando a operação online da Americanas Mercado.

Além disso, permite a expansão da integração com a fintech AME, aumentando a oferta de produtos e serviços financeiros nas lojas da HNT (cartão de crédito, recarga de celular, cartões de conteúdo, crédito para pessoa física, entre outros).

Em 2020, a rede Hortifruti Natural da Terra realizou 16% de suas vendas por meio de canais digitais. A empresa estruturou um modelo omnichannel, que facilitou o acesso e a compra pelos consumidores de seus produtos, principalmente das linhas de alimentos frescos, com níveis de satisfação muito altos. Esse modelo contribuiu para o rápido crescimento e aumento da percepção de qualidade na prestação de serviços durante a pandemia da Covid-19.

“Estou muito orgulhoso do trabalho realizado pela nossa equipe, que nos colocou em um novo patamar de reconhecimento por nossos consumidores e investidores. A chegada de um player com o tamanho da Americanas S.A., uma empresa líder e pioneira no varejo físico e digital do Brasil, representa o reconhecimento do valor que construímos”, diz Thiago Picolo, CEO da Hortifruti Natural da Terra.

A transação, que envolve o pagamento de aproximadamente 2,1 bilhões de Reais de equity value, será submetida nos próximos dias ao CADE-Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

No fato relevante divulgado ao mercado, a Americanas afirma que a rede oferece “conveniência, atendimento diferenciado e alta recorrência de compra, por meio da capilaridade, localização estratégica das lojas e integração digital”.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

OXXO projeta crescimento de sua atuação no Brasil

“Se formos bem, podemos nos tornar tão grande quanto OXXO México, se não maior”, disse Fernández Garza, diretor da FEMSA,…
Image

Covabra Supermercados sorteará um ano de compras para 11 clientes

Campanha ‘Bem-Estar Banca Meu Mercado’, que acontece de 01 a 31 de maio, distribuirá vale compras de R$ 700 por…
Image

Supermercados Guanabara reinaugura mega loja em São Gonçalo, RJ

Empreendimento foi reestruturado com corredores amplos, equipamentos modernos e a instalação de novos setores Após passar por uma grande reforma,…
Image

Perdigão lança Pizza Sabor Frango com Bacon e Creme de Requeijão

Novidade promete conquistar o paladar dos consumidores mais exigentes; com massa crocante e sabor único, produto é a escolha perfeita…