Gigantes varejistas aumentam participação no varejo online americano, diminuindo oportunidades para concorrentes menores
Por Renato Müller
Um relatório divulgado semana passada pela PYMTS mostra que o varejo online americano vem sendo dominado pela Amazon, mas o Walmart está disposto a entrar nessa disputa. Segundo o levantamento, desenvolvido a partir de dados divulgados pelas maiores varejistas americanas em seus balanços, o Walmart continua investindo bastante em seus recursos digitais e na integração omnichannel para ganhar espaço.
Ao mesmo tempo, a Amazon só vem ganhando share nas vendas online: nos últimos 12 meses, a empresa passou de 43,7% para 47,9% de participação no faturamento online americano. Na mesma base de comparação, o Walmart subiu de 5,7% para 6,7%. As duas empresas estão capturando a maior parte dos dólares movimentados pelo varejo digital nos Estados Unidos, um mercado estimado hoje em mais de US$ 1 trilhão.
Para o Walmart tornar essa disputa um pouco menos desequilibrada, sua fortaleza são as lojas físicas. A empresa teve nos últimos 12 meses um crescimento de dois dígitos nas vendas via delivery e no “clique e retire”, em que os clientes pedem online e retiram na loja. No que se refere especificamente aos supermercados, o Walmart já tem uma participação de 19% na venda online de alimentos e pretende expandir essa participação pela venda de bebidas alcoólicas.
Outra fonte de crescimento e retenção de consumidores são os programas de fidelidade premium. Segundo a PYMTS, 61% dos americanos são membros do Amazon Prime, 26% estão cadastrados no Walmart+ e 35% não estão em nenhum dos dois sistemas – o que aponta para a possibilidade de ganho de escala de ambos os programas.