<< Voltar pra Home

Negócios



Walmart usa IA para negociar melhor preço com fornecedores

4 de maio de 2023
 - 
21:00
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Walmart usa IA para negociar melhor preço com fornecedores”

Chatbots negociam custos e termos da compra e gigante varejista consegue economia nos contratos

 

Walmart está sendo bem pragmatíco no uso da Inteligência Artificial: a rede supermercadista usa, desde 2001, um chatbot desenvolvido pela Pactum AI Inc e promove uma especie de leilão com os fornecedores. Funciona da seguinte maneira: a rede insere no software os itens que necessita. Em seguida, a IA, em vez de uma equipe de compras, se comunica com vendedores humanos para fechar cada negócio. “Definimos os requisitos e, no final, ele nos informa o resultado”, diz Darren Carithers, vice-presidente sênior de operações internacionais do Walmart.

Carithers diz que o software da Pactum – que o Walmart até agora está usando apenas para equipamentos como carrinhos de compras, e não para mercadorias vendidas em suas lojas – reduziu o tempo de negociação para cada acordo com o fornecedor para dias, de semanas ou meses, quando administrado exclusivamente pelo funcionários de carne e osso da rede. O sistema de IA mostrou resultados positivos, diz ele, que afirma que as transações foram bem sucedidas com cerca de 68% dos fornecedores abordados, com uma economia média de 3% em contratos administrados por computador.

A inteligência artificial não é uma ameaça para os negociadores humanos do Walmart, pelo menos ainda não. Em vez disso, a empresa está usando a ferramenta para extrair economias de contratos que podem não ser grandes o suficiente para justificar a tomada de muito – se houver – do tempo de um gerente de compras. O software da Pactum pode negociar uma ampla gama de pontos críticos, incluindo descontos, condições de pagamento e preços de produtos individuais.

Quando um fornecedor diz que quer cobrar mais por um item, o sistema da Pactum compara a solicitação com tendências históricas, o que os concorrentes devem pagar e até mesmo flutuações nas principais commodities usadas na fabricação do item, entre outros fatores. Em seguida, ele informa ao Walmart o preço mais alto que acha que seus compradores devem aceitar, um número que um funcionário humano pode modificar, se necessário.

Então a verdadeira negociação começa. O chatbot da Pactum se comunica com um vendedor de carne e osso do outro lado, exibindo uma série de argumentos e propostas que o fornecedor pode aceitar ou rejeitar. “Existem tantos dados, tantas idas e vindas e tantas variáveis ​​que podem ser ajustadas”, diz Martin Rand , CEO da Pactum . “O bot de IA com um humano do outro lado encontrará uma combinação melhor do que duas pessoas por e-mail ou telefone.”

Os fornecedores cedem lucro em pelo menos algumas das negociações, mas a Pactum diz que pode obter concessões como melhores condições de pagamento e contratos mais longos em troca. Três em cada quatro fornecedores que testaram o programa disseram ao Walmart que preferiam negociar com a IA a um ser humano, diz o varejista, embora uma pequena porcentagem tenha dito que gostaria de negociar com uma pessoa.

Com informações da Bloomberg


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Rede Dia estuda saída do Brasil devido a impacto negativo de suas contas

“Estamos avaliando diferentes opções estratégicas; não há nenhuma decisão tomada até o momento, mas será decidida ao longo do ano”,…
Image

Grupo Bahamas anuncia construção da sua segunda loja em Ituiutaba (MG)

“Estamos muito felizes em expandir nossa presença nessa cidade que tem um grande potencial de crescimento e que nos acolheu…
Image

SP: Sonda reinaugura loja no Boavista Shopping

Novo conceito empregado no estabelecimento proporciona maior experiência de compra, tornando-a mais confortável e agradável Seguindo com seu plano de…
Image

Páscoa: Lacta reforça portfólio para presentear com caixa de variedades comemorativa

Favoritos, Sonho de Valsa e Ouro Branco ganham edições especiais, com frases que expressam sentimentos Presentear é um dos atos…