Por Renato Müller
O grupo supermercadista Ahold Delhaize fechou parcerias nos Estados Unidos com a indústria de snacks Kellanova e a Bartlett, do agronegócio, para reduzir a emissão de gases de efeito estufa da produção e uso de trigo ao longo de toda a cadeia de suprimentos. O programa conta com investimentos das 3 empresas para apoiar o desenvolvimento de práticas de agricultura regenerativa por produtores de trigo da América do Norte.
Pelo acordo, o trigo colhido e processado nessas fazendas será usado, combinado a trigo produzido da forma tradicional, na fabricação dos biscoitos Cheez-It e Club da Kellanova, e vendidos em 2.000 lojas das várias bandeiras da Ahold Delhaize nos EUA no ano que vem.
Leia mais:
- Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
- Redes globais se unem para desenvolver startups
“Estamos comprometidos a oferecer mais alimentos sustentáveis para criar um planeta mais saudável”, afirma o CEO da Ahold Delhaize USA, JJ Fleeman. Esse é o primeiro programa desse tipo realizado tanto pela varejista quanto pela Kellanova. “Acreditamos no poder de agir em parceria com o varejo e esse programa nos ajuda tanto a reduzir nossa pegada de carbono quanto a melhorar a condição de vida da população”, acrescenta Carrie Sander, Chief Customer Officer da Kellanova.
Um ponto chave do programa são os insights obtidos sobre a resiliência da produção de alimentos de forma regenerativa e de seus impactos na cadeia de suprimentos. A Arva Intelligence, startup americana, fará a medição dos efeitos do programa nas emissões de carbono de cada parceiro, oferecendo um conhecimento estruturado que poderá ser disseminado em outros programas das empresas. “Esse conhecimento nos ajudará em nossos esforços para nos tornarmos net zero e a definir os parâmetros de futuras parcerias com outras empresas”, comenta Marc Stolzman, diretor de sustentabilidade da Ahold Delhaize.