Home SeçõesNegócios Abertura de novas lojas no Mato Grosso supera os 22%

Abertura de novas lojas no Mato Grosso supera os 22%

De Administrador SH
0 Comentário

Veja os dados da Geofusion que mostram recuperação do segmento no primeiro semestre de 2021

Com mais de 800 novos supermercados, Mato Grosso registrou aumento de mais de 22% no número de novas unidades no primeiro semestre deste ano, de acordo com um levantamento realizado pela Geofusion, uma empresa do segmento de inteligência geográfica no país.

No entanto, o crescimento ainda teve um ritmo inferior ao índice registrado no período pré-pandemia, mas com leve recuperação.

No primeiro semestre de 2019 houve aumento de 59,7% de novas unidades, nos seis primeiros meses de 2021, esse número registrou alta de 22,4% – em números absolutos isso significa mais 814 unidades abertas no estado.

Em 2020, esse percentual ficou em 13,5%. O potencial de per capita de compras no estado, neste ano, é de R$ 2,08 mil.

A Associação de Supermercados de Mato Grosso (Asmat) informou que muitas redes interromperam os projetos de novas lojas e que agora começaram a colocar novamente em atividade para inaugurar unidades ainda este ano e começo de 2022.

Muitos empresários optaram por reformar as lojas já existentes em pontos valorizados, principalmente em Cuiabá, ao invés de inaugurar novas unidades. A previsão é boa e com uma perspectiva de crescimento para o ano que vem, mais próximo da época pré-pandemia, segundo Alessandro Morbeck.

Já no Brasil levantamento aponta que o ritmo de abertura de supermercados no primeiro semestre de 2021 superou o índice registrado no período pré-pandemia.

O primeiro semestre de 2020 teve 8,4% novas lojas a mais que no mesmo período do ano anterior, nos seis primeiros meses de 2021, o número de novas unidades registrou alta de 43,9%.

O setor foi um dos poucos que se manteve a pleno vapor mesmo durante o auge da crise sanitária. Destacam-se, nesse contexto, o fato de as pessoas terem ficado mais tempo em casa, com o aumento do consumo de alimentos nos domicílios, e o pagamento do auxílio emergencial, que garantiu renda mínima aos mais vulneráveis.

Com o início da pandemia em 2020, muitas inaugurações foram adiadas.

O segmento de supermercados tem apresentado tendência de expansão desde 2015 em todo o país. Até 2018, houve variação entre 15% e 20%, no primeiro semestre.

De janeiro a junho de 2019, o aumento do número de novas unidades foi ainda maior: 39,5% em relação ao primeiro semestre de 2018. Com o início da pandemia em 2020, muitas inaugurações acabaram sendo adiadas.

Contudo, Mato Grosso não está entre os estados que mais registraram maior expansão, no primeiro semestre de 2021.

O setor cresceu mais nos estados do Acre (86,0%), Sergipe (70,5%), Pernambuco (63,9%), Roraima (63,5%), Bahia (61,9%), Piauí (59,6%), São Paulo (56,5%), Amapá (56,5%), Tocantins (52,2%) e Paraíba (48,0%).

Todos esses estados vinham apresentando crescimento no indicador, e, em diversos momentos, estiveram no ranking dos estados com maior expansão em termos proporcionais.

Quando se trata de números absolutos, destacam-se São Paulo, com abertura de quase sete mil lojas; Bahia, com quase quatro mil unidades; Minas Gerais, com 3,3 mil; Rio de Janeiro , com 2,6 mil; Rio Grande do Sul e Ceará, ambas com aberturas de aproximadamente 2,2 mil unidades, e por fim, Pará, Goiás, Paraná e Pernambuco, com cerca de 1,8 mil novos estabelecimentos.

Desenvolvida pela Geofusion a partir de metodologia própria, a estimativa anual per capita de consumo de alimentos no domicílio é maior nos seguintes estados: Rio Grande do Sul (R$ 2,60 mil), São Paulo (R$ 2,56 mil), Santa Catarina (R$ 2,56 mil), Amapá (R$ 2,52 mil), Distrito Federal (R$ 2,50 mil), Rio Grande do Norte (R$ 2,44 mil), Paraná (R$ 2,26 mil), Mato Grosso do Sul (R$ 2,20 mil), Goiás (R$ 2,16 mil) e Rio de Janeiro (R$ 2,16 mil).

Fonte: G1

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada