<< Voltar pra Home

Negócios



Calendário de e-commerce ajuda a planejar vendas online

16 de janeiro de 2023
 - 
21:00
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Calendário de e-commerce ajuda a planejar vendas online”

Promoções segmentadas são apostas para superar resultados do e-commerce em um ano de retração

A previsão para 2023 é de um ano de retração no comércio online. Para superar a expectativa de baixa nas vendas, especialistas em e-commerce indicam que as lojas planejem ações seguindo a sazonalidade e apostando em datas de nicho e essenciais. A oportunidade de ter um calendário planejado é trabalhar para reter clientes e melhorar o relacionamento com consumidores.

Em um ano em que os brasileiros devem economizar, a tendência é que o preço permaneça sendo o principal motivador para clientes comprarem online. “Com essa perspectiva, a primeira dica é investir em uma política de preços competitiva e em promoções especiais. Um calendário de ações em datas de nicho ajuda a atrair diferentes perfis de clientes e a diversificar as oportunidades durante o ano”, explica Pedro Paranhos, gerente de marketing LATAM da edrone, startup que oferece uma plataforma de Automação de Marketing e CRM dedicada exclusivamente ao e-commerce.

“Cada mês tem uma particularidade, por isso é tão importante se planejar com antecedência e usar a criatividade para manter a estabilidade do negócio ao longo do ano. Pensamos em um guia com feriados, datas de nicho, datas importantes para o varejo em geral, como o Natal, e também datas específicas para o e-commerce, como o Dia do Frete Grátis. Há muitas ocasiões ainda pouco aproveitadas que podem servir não só para aumentar as vendas e atrair novos clientes, mas também para trazer de volta o cliente que já comprou da loja”, acrescenta Pedro.

Confira algumas oportunidades no calendário para e-commerce:

Queima de estoque

“O início do ano é época de fazer promoções de queima de estoque, promovendo o que não foi vendido na Black Friday e no Natal. A dica aqui é implementar automações de pós-venda, cross-selling e recuperação de clientes que não visitam a loja há mais de um mês (ou seja, não compraram nestas datas comemorativas, mas podem se interessar agora que os produtos estão com desconto)”, sugere Pedro Paranhos. 

Cross-sell e up-sell

“Os atletas — amadores e profissionais — buscam constantemente melhorar seu desempenho e estão sempre investindo em equipamentos novos e melhores. Neste caso, o cross-selling (venda casada) e o up-selling (sugestão de produtos) podem ter um valor inestimável, aumentando significativamente o valor médio dos pedidos ao oferecer a cada usuário, produtos compatíveis com seu histórico de compras”, indica Anna Carolina Neiva, especialista em marketing de conteúdo da edrone, para o Dia do Esportista. 

Cupons de descontos personalizados

“O Dia do Amigo, em julho, é um exemplo de como essa ação pode funcionar. Ferramentas como o Programa Indique Um Amigo da edrone facilitam essa operação. A loja convida seus clientes para aderirem ao programa, os clientes que aceitam ganham um link único de indicação para compartilhar com seus amigos, o amigo acessa o link e faz uma compra usando o cupom de desconto que ele recebeu em um e-mail de confirmação, o cliente indicador ganha um novo cupom de desconto como recompensa por recomendar a sua loja virtual. Esta é uma estratégia simples, porém poderosa, para aumentar seu faturamento, sua base de contatos, e a satisfação dos seus clientes”, completa Anna. 

Fidelização de clientes

O Dia do Consumidor, por exemplo,  é uma chance de instigar a recompra para a base de clientes, além de possibilitar a oportunidade de adquirir outros novos. A dica é ativar campanhas voltadas a clientes que já compraram da loja e conhecem. Ativar uma promoção progressiva ajuda estimular que eles adquiram mais produtos e fidelizá-los ainda mais. Para novos clientes, um cupom de primeira compra é uma saída.Para Pedro, o Dia do Cliente também é um exemplo de data em que a experiência do consumidor por meio do CRM. “Também é uma oportunidade para focar na qualidade do atendimento e experiência e reforçar os aspectos positivos das políticas de frete e devolução”, finaliza. 

Comunicação personalizada

“Uma das dicas em datas como Dia da Mulher é a clusterização dos seus acessos. Crie listas de remarketing no Facebook, lnstagram e Google focada no público feminino. Trabalhe com listas maiores (60 a 90 dias) para resgatar esse público e gerar vendas através de antigos usuários. Ofereça ofertas/cupons para suas compradoras. Faça-as se sentir recompensadas e reconhecidas não só pelo dia das mulheres, mas também por ser uma compradora da sua loja.”, sugere Leandro Gorzoni, CEO da Yooper. 


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Retail Media Show 2024: inovações e desafios no varejo digital foram os temas do 2º dia do evento

Ao todo, o último dia da segunda edição do encontro contou com sete paineis, que abordaram diversos aspectos, desde do…
Image

Grupo Koch inaugura loja Komprão em São João Batista (SC)

Com 7,1 mil m² de área construída e estacionamento com 235 vagas, empreendimento possui iluminação natural e reaproveitamento da água…
Image

OXXO e Fanta trazem loja conceito e lançam a Fanta Pac-Man

Localizada em Guarulhos, a unidade receberá um conceito visual que remete aos “arcades” da década de 80 O OXXO, rede…
Image

Abrasmercado: preços do arroz, do óleo de soja e da farinha de trigo recuam em março

Após sete altas consecutivas, o preço do arroz caiu 0,90% em março, na média nacional. A queda mais expressiva do…