<< Voltar pra Home

Destaques



Assaí tem crescimento nas vendas e registra faturamento de R$ 18,8 bilhões no 1T24

25 de abril de 2024
 - 
09:00
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Assaí tem crescimento nas vendas e registra faturamento de R$ 18,8 bilhões no 1T24”

Resultados financeiros do atacadista reforçam a qualidade do parque de lojas e assertividade do modelo de negócio

Com um aumento de vendas impulsionado pelo aumento de sua presença em todo o Brasil, o Assaí Atacadista registrou faturamento de R$ 18,8 bilhões no primeiro trimestre de 2024, um crescimento de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já o lucro líquido foi de R$ 93 milhões, montante 19,2% superior ao reportado no mesmo intervalo de 2023.

O desempenho é reflexo da maturação das 115 lojas inauguradas nos últimos três anos, que apresentaram incremento de 5,2% nas vendas ‘mesmas lojas’ em relação ao 1T23. Parte das unidades inauguradas nesse período são dos pontos comerciais de hipermercados adquiridos pelo Assaí em 2021, e que permitiram ao Atacadista realizar a maior expansão do varejo e atacado alimentar brasileiro.

A empresa também registrou um crescimento de 38% no EBITDA, chegando a R$ 897 milhões na visão Pré-IFRS 16, representando um aumento em relação ao 1T23, com uma evolução de margem EBITDA 5,2% (+0,9 p.p.), ou seja, retornando ao patamar anterior ao projeto de conversões dos pontos de hipermercado. Essa boa performance reflete ainda a resiliência do modelo de negócio da rede e comprova, mais uma vez, a qualidade da expansão da Companhia e o potencial de rentabilidade das conversões.

Ao longo do trimestre, o Assaí também deu sequência ao seu plano de expansão pelo país e realizou 4 inaugurações, sendo duas no Estado de São Paulo, uma no Amapá e uma no Mato Grosso. A rede avançou ainda na sua estratégia Phygital, com o aumento de mais de 1 milhão de clientes nos últimos 3 meses no app Meu Assaí, superando a marca de 13 milhões de clientes cadastrados(as) no primeiro ano de operação, além de contribuir positivamente para um maior conhecimento dos hábitos de consumo dos(as) clientes e elevando o fluxo de pessoas em lojas.

Avanços em ESG
No período, o Assaí também lançou a sua nova Estratégia de Sustentabilidade, que traz como propósito impulsionar a prosperidade para todos(as) com operações responsáveis e transparentes e menor impacto ambiental, baseada em três pilares estratégicos: Operações eficientes; Desenvolvimento de pessoas e comunidades e Gestão ética e transparente. Dentro dessas frentes, os destaques foram a redução de 9,5% das emissões de escopo 1 no comparativo com o 1T23, em linha com a sua estratégia de combate às mudanças climáticas e meta de redução das emissões em 38% até 2030.

O Instituto Assaí, organização social da Companhia, também se tornou signatário do Pacto Contra Fome, coalizão brasileira de empresas e organizações que se unem para reduzir os impactos da fome no Brasil e atuar na redução do desperdício de alimentos, além da Cia dar continuidade aos seus esforços para promover um ambiente de trabalho cada vez mais diversos e inclusivo ao fechar o trimestre com 43,8% de negros em cargos de liderança; 5,4% dos colaboradores(as) com deficiência e 25,2% mulheres em cargos de liderança em seu time.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Cencosud Brasil: venda líquida de R$ 2,5 bi no 1T24 supera projeções

Nos últimos nove meses, empresa entregou sete novas lojas, um marco na história de toda a sua operação A Cencosud…
Image

Carrinho de Supermercado: qual é o seu modelo preferido?

Do mais simples ao tecnológico, esses equipamentos são essenciais para a experiência do cliente na loja Seja equipado com cadeirinha…
Image

Robô Atendente chega na Rede Supermarket e faz sucesso entre os clientes

Equipado com IA, Robs consolida busca por inovação e ajuda consumidores durante as compras A loja recém-inaugurada da Rede Supermarket…
Image

Campanha “Tá na sua vida, tá no Tenda” é lançada em diversas plataformas

“Este filme mostra como humanizamos a nossa marca para se conectar emocionalmente com os nossos clientes”, diz Gustavo Delamanha, diretor…