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Retail Media Show 2024: inovações e desafios no varejo digital foram os temas do 2º dia do evento

25 de abril de 2024
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17:50
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Redação SuperHiper
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Ao todo, o último dia da segunda edição do encontro contou com sete paineis, que abordaram diversos aspectos, desde do uso ads no cenário competitivo dos marketplaces, passando por formas de monetização, entre outros temas

Atualizado em 26/04/2024 às 15h01

O segundo dia do Retail Media Show (RMS 2024) foi marcado por debates sobre a importância da colaboração entre varejistas e mercado e insights valiosos sobre as novas tendências do segmento, reunindo mais de 500 profissionais do setor. Ao todo, o último dia da segunda edição do encontro contou com sete painéis, que abordaram diversos aspectos, desde do uso ads no cenário competitivo dos marketplaces, passando por formas de monetização, automação, o uso de métricas, até os avanços do Digital Out-of-Home (DOOH) para explorar com sucesso as tendências e enfrentar os novos desafios do mercado.

O primeiro painel, que debateu diretamente estratégias para alavancar performance em Retail Media, trouxe à tona os desafios contínuos para alcançar alta performance em estratégias de publicidade, especialmente em um cenário altamente competitivo de marketplaces B2C. Os palestrantes Desiree Caterini, do Mercado ADS, Guilherme Gabriele, da Merama, Rafael Borges da Ismafer e William Gabriel, da Empório Malelu, destacaram a democratização da publicidade dentro dos marketplaces, permitindo que até mesmo pequenas empresas se digitalizem e cresçam em seus segmentos.

Ondas de Mudanças

No painel “Retailers, plataformas e anunciantes: uma realidade em constante desenvolvimento”, os participantes exploraram o universo de possibilidades do Retail Media, discutindo monetização, inteligência, automação e a importância das métricas para mensurar e direcionar campanhas e iniciativas competitivas. Fernanda Infatini, da Kenvue, Thaís Cintra, da Rappi ADS, e Leila Guimarães, da AdsMovil, ainda compartilharam suas perspectivas sobre o futuro do varejo e a importância da integração entre retailers, anunciantes e agências, definindo como “chave” a cooperação entre os stakeholders. Outro ponto importante discutido foi a transformação dos retailers globais em empresas de mídia.

Para a representante da Kenvue – que reúne marcas como Tylenol, Neutrogena, Listerine, entre outras -, o segredo do sucesso está em pensar na jornada de vida das pessoas. “Ela é ampla porque estamos sendo impactados o tempo todo. Eu preciso estar presente no varejo, mas não apenas falando de preço, mas também de benefícios, para ser relevante”, disse, prevendo: “De onde vem essa onda [de mudanças], vem outra ainda muito maior”, profetizou.

IA já é realidade

O terceiro painel focou no papel da inteligência artificial na exposição de mídia integrada nos varejistas, com os palestrantes Cristiane Akkari, da Kenvue, Fausto Siqueira, da Global Shopper, e Sandra Moraes, da Criteo, enfatizando como os mecanismos de Inteligência Artificial (IA) estão impulsionando a personalização e a eficácia das campanhas de Retail Media.

Juntos, o grupo destacou que 94%dos consumidores esperam que sites devam implementar uma maneira mais fácil de encontrar produtos, com mais informações sobre itens, de acordo com uma pesquisa recente promovida pela IBM. Mais um dado que aponta que a IA já está transformando o varejo, à medida que 52% do público se sente confortável em compartilhar dados se estes ajudarem a melhorar sua experiência de compra.

Os demais painéis abordaram temas como o papel do trade marketing, o uso de CRM e programas de fidelidade, os desafios do DOOH e o potencial das redes regionais na integração do Digital Signage.

No painel que reuniu Thaís Pizzi, da Ypê, Natália Urnikes, da Heineken e Cristiana Leal, ex-Carrefour, o trio destacou a importância da sinergia, da harmonização de estratégias e a colaboração como pontos-chave para ampliar e melhorar a experiência de consumidores. Também debateram sobre a importância da utilização dos dados de Retail Media no dia a dia dos negócios.

Segundo a Gerente Executiva de Marketing Digital e Retail Media da Ypê, os dados são cruciais para a evolução do Trade Digital para Retail Media. “Apenas 30% dos clientes com JBP digital compartilham os dados organizados e compartilham não apenas dados de sell-out, mas também dados de mídia. Os outros 70% compartilham apenas sell-out e não conseguem segmentar a audiência”, resumiu.

“São discussões como estas que impulsionam a inovação e promovem o crescimento do setor de Retail Media”, afirmou Ricardo Vieira, fundador do Clube do Varejo e organizador do Retail Media Show. “Estamos entusiasmados em ver o impacto dessas ideias no futuro do varejo digital e em compartilhar com uma comunidade pensante todas as mudanças e ideias que ainda estão por vir”, declarou

O quinto painel, intitulado “Qual é o papel do CRM e dos programas de fidelidade no ecossistema de Retail Media?”, abordou o desafio do varejo em mergulhar no estudo aprofundado de shopper insights para entregar mapeamento de múltiplas jornadas. Lucas Saczuk, da NielsenIQ, Priscila Rodrigues, da Tenerity e Miriane Schmidt, da Dunnhumby, discutiram como o papel da fidelidade e do CRM é fundamental para atrair e reter consumidores, possibilitando a identificação das transações do varejista e alavancando o crescimento do Retail Media.

No painel que explorou os desafios do DOOH no novo cenário do Retail Media, Cristiano Tassinari, da RetailMedia, Danilo Caldeira, da Admoott, e Felipe Viante , presidente da Abooh, discutiram a integração com o varejista como ponto crucial para a medição da conversão no offsite e a garantia da mensuração da área de influência de cada loja e perímetro.

“68% das pessoas já compraram ou pesquisaram produtos ou serviços em função de um anúncio visto em mídia exterior”, destacou Danilo. “Nossos desafios? Unir tecnologia e estruturação de ativos, tecnologia e venda da mídia, consolidação de dados e produção de audiências, tecnologia e comportamento em loja física. 50% dos varejistas já acreditam que a mídia offsite será chave para o crescimento do Retail Media”, reforçou.

O sétimo painel, “Como as redes regionais podem impulsionar o Dgital Signage de forma integrada e mais inteligente em suas plataformas de Retail Media?”, destacou o potencial da tendência e a necessidade de inteligência e integração de dados. Marco Lima, da LED10, Dario Gohda, da Árvore Digital, e Leonardo Clemente, da LG, compartilharam insights sobre a comunicação eficaz ao cliente final e os benefícios do gerenciamento remoto e centralizado.

“Infraestrutura não é o heroi, mas pode ser o vilão. Quais os benefícios de investir em tecnologia? Gerenciamento remoto e centralizado, agilidade na distribuição de campanhas, diferentes formatos e brilho para maior captura de atenção. Percepção de valor de marca, flexibilidade e customização, novas formas de receitas com mídia. Pensar na estratégia da jornada do cliente é fundamental. Além de monitoramento e criação e distribuição do conteúdo, dimensionamento e especificação, implantação, mensuração”, destacou.

Sobre o Retail Media Show

Em sua segunda edição, Retail Media Show reuniu recorde de público no Espaço Apas (Associação Paulista de Supermercados) e se firmou como um ponto de encontro essencial para profissionais do varejo, anunciantes e especialistas em publicidade digital, oferecendo insights valiosos e oportunidades de networking em um ambiente colaborativo e dinâmico.

O encontro reuniu profissionais do varejo, anunciantes e especialistas em publicidade digital para discutir as últimas tendências e inovações no setor de Retail Media. Com palestras, painéis e oportunidades de networking, o evento se converteu em uma plataforma única para compartilhar conhecimento e impulsionar o crescimento do varejo digital, apontando o caminho das oportunidades em todas as fases do funil da jornada de compra para os times de varejistas e indústrias, preparando-os para enfrentar os desafios e explorar as receitas incrementais no mercado brasileiro.

Realizado entre os dias 23 e 24 de abril, o RMS 2024 foi organizado pelo Clube do Varejo com apoio institucional da NielsenIQ, Associação POPAI Brasil, Instituto Nacional do Varejo (INV), Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil), Associação Brasileira de Out of Home (ABOOH), Associação Brasileira de Agências de Propaganda (Abap) e, Associação Nacional de Marketing Promocional (AMPRO). A iniciativa contou com patrocínio de grandes marcas que integram o ecossistema de Retail Media como: Kevel, Tenerity, Adsmovil, Cadastra, Árvore Digital, Move to Feel, Topsort, Unlimitail, Flywheel, LG Business Solutions, LiveRamp, Retail Media – DOOH, LED 10 – Paineis de LED e Criteo.


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