A Ypê celebra 75 anos de história como uma das maiores e mais admiradas empresas do Brasil. Presente em 95,6% dos lares brasileiros e em dez países da América Latina, África e Ásia, líder absoluta no segmento de detergentes e com uma marca de sabonetes na terceira posição, a companhia chega a esse marco reafirmando seu propósito de cuidar das pessoas e do planeta com produtos que unem eficiência, acessibilidade e responsabilidade socioambiental.
“Meu pai fundou a Ypê em 1950, na cidade paulista de Amparo, e desde o início buscamos oferecer soluções de alta qualidade a preços justos. Ao longo de sete décadas e meia, evoluímos, diversificamos nosso portfólio e ampliamos nossas operações, que hoje estão divididas em sete complexos fabris, distribuídos em cinco estados brasileiros. Nosso propósito de entregar qualidade acessível, com respeito às pessoas e ao meio ambiente, continua sendo o que nos move”, disse Waldir Beira Junior, CEO da Ypê.
Hoje, o portfólio da Ypê reúne mais de 450 produtos em 23 categorias, incluindo limpeza doméstica, amaciantes, sabões, detergentes e cuidados pessoais, distribuídos entre marcas como Assolan, Atol, Tixan, Perfex, Banho a Banho, Flor de Ypê, Siene e Action.
Pessoas em primeiro lugar
A Ypê possui mais de 7.300 colaboradores e emprega cerca de 8% do total de trabalhadores do setor de limpeza e higiene do país. A companhia impulsiona o desenvolvimento socioeconômico nas regiões onde atua — São Paulo, Bahia, Goiás, Minas Gerais e Pernambuco, valorizando a geração de renda local e priorizando fornecedores das comunidades próximas.
Entre os programas internos, o EducarY apoia a conclusão do Ensino Médio para todos os colaboradores; uma parceria com o SENAI-SP transforma o interior paulista em polo de formação industrial; e a colaboração com a Único Skill garante acesso a cursos de graduação, pós e idiomas a todos os funcionários e seus familiares. Em 2024, a empresa entrou para o ranking Great Place to Work (GPTW) em quatro categorias, com destaque em Saúde Mental.
De dentro para fora, a Ypê estende esse cuidado ao seu público, conectando-se com milhões de consumidores em todo o país. O trabalho nasce da escuta ativa por pesquisas, SAC, social listening, presença ativa em todas as plataformas digitais e dados de varejo. Completando esses canais, o Clube Ypê amplia o entendimento dos hábitos de compra, e o ecossistema de influenciadores, com nomes como Giovanna Antonelli, Bianca Andrade e Camila Queiroz, fortalecem o diálogo com diferentes públicos de forma próxima e autêntica.
“Foi ouvindo nossos clientes, por exemplo, que entendemos que a pandemia catalisou o desejo por bem-estar e sensorialidade, e foi esse entendimento que nos inspirou a ampliar nossa atuação em Cuidados Pessoais, com linhas como Flor de Ypê, que convida o público a ‘sentir flores’, e Banho a Banho, icônica marca que relançamos para reforçar nosso já sólido vínculo emocional, resgatando memórias afetivas com um olhar contemporâneo”, explicou Waldir Beira Junior.
Inovação e sustentabilidade no coração da Ypê
A Ypê integra responsabilidade ambiental, social e econômica em toda a operação. A meta de operar com 100% de energia renovável até 2026 soma-se a ações transversais que reforçam seu pioneirismo — não à toa, é 18 vezes Top of Mind em Preservação do Meio Ambiente.
Em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, apoia a restauração florestal e já plantou mais de 1,2 milhão de mudas nativas, além de participar do programa Observando os Rios, que monitora a qualidade da água na bacia do Rio Camanducaia. A linha Ypê Green traz fórmulas veganas, biodegradáveis e embalagens recicláveis. Lançamentos como o lava-louças Máxima Performance e o Tixan X-Fast oferecem alta performance com menor consumo de água e energia.
A inovação também se reflete nas operações. Com investimento de R$ 300 milhões, o Centro de Distribuição em Amparo, conhecido como CD 4.0, tornou-se uma das operações mais automatizadas da América Latina, com 77 robôs e caminhões autônomos que conectam as fábricas ao CD em menos de cinco minutos. Em logística, a parceria com Scania e Localiza Pesados possibilita o uso de caminhões movidos a GNV, reduzindo emissões no transporte.
Signatária do Pacto Global da ONU, a Ypê integra quatro movimentos da Ambição 2030 e é embaixadora do Movimento +Água. Também aderiu ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, do Instituto Ethos, e é a única empresa do setor reconhecida por dois biênios consecutivos como Empresa Pró-Ética (2020–2023) pela CGU.
Com visão clara de futuro, a Ypê segue fortalecendo seu papel como agente de transformação. A empresa entende que inovar é cuidar, e por isso carrega este propósito ao criar soluções que simplifiquem o cotidiano e minimizem o impacto sobre o ambiente em que atua. Da energia renovável às embalagens recicláveis, das florestas recuperadas às rotas logísticas de baixo impacto, cada avanço reforça o compromisso de fazer mais e melhor pelo Brasil.
“Ao completar 75 anos, celebramos não apenas uma história de conquistas, mas a continuidade de um legado que inspira confiança, gera valor e constrói um futuro sustentável. Nosso olhar segue adiante – para uma operação cada vez mais eficiente, humana e consciente. Temos um profundo respeito e gratidão ao consumidor que escolhe nossa marca para estar em suas casas”, completou Waldir Beira Júnior.