Rede de supermercados anuncia plano estratégico até 2023, com foco em 4 pilares que aliam resultados financeiros, bem-estar das equipes e satisfação dos clientes
Por Renato Müller
A rede americana de supermercados Whole Foods anunciou uma visão de 10 anos para a empresa, com o lema “Crescendo com Propósito”. Segundo o CEO Jason Buechel, o objetivo é aumentar os lucros e fazer investimentos de forma estratégica com base em quatro pilares de negócios: criar a melhor experiência para os clientes nas lojas e online; investir na felicidade no crescimento dos colaboradores; entregar um desempenho operacional excepcional; e aumentar as pesquisas para inovar no atendimento aos clientes.
“Queremos nos assegurar de que tenhamos ofertas que interessem nossos clientes e que estejam alinhadas ao nosso propósito e aos valores fundamentais do negócio”, afirma Buechel. O alinhamento para 2033 dará continuidade a uma série de iniciativas já praticadas pela rede, como a preferência por fornecedores locais, especialmente em hortifrutis. Desde 2017, a empresa aumentou em 30% a oferta de produtos de fornecedores das imediações de suas lojas, o que reduz a pegada de carbono da rede e os preços para os consumidores.
Ao mesmo tempo, a Whole Foods continuará expandindo seus negócios. Na NRF Big Show 2023, em janeiro, Buechel afirmou que a rede pretende triplicar seu ritmo de crescimento, para 30 lojas por ano, e já conta com 50 inaugurações planejadas – número que ele espera aumentar para 100. Atualmente, a varejista conta com 534 pontos de venda nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.