Rede de supermercados da Amazon quer inaugurar 100 lojas físicas nos próximos 3 anos, triplicando o ritmo de expansão orgânica
Por Renato Müller
A Whole Foods Market, pioneira no segmento de produtos orgânicos, locais e naturais comprada há pouco mais de 5 anos pela Amazon, pretende acelerar o ritmo de expansão de lojas. A empresa pretende inaugurar pelo menos 100 novos pontos de venda nos próximos três anos no mercado americano – em 2022, foram apenas 11 lojas.
O movimento mostra que, na Amazon, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Afinal de contas, a gigante do e-commerce e do armazenamento de dados anunciou recentemente a demissão de 18 mil pessoas e uma pausa na expansão da rede de supermercados Amazon Fresh. A empresa vinha abrindo cerca de dois PDVs por mês nos últimos dois anos, mas, desde setembro, interrompeu a expansão, mesmo com 7 lojas praticamente prontas e outras 26 em desenvolvimento.
Mais curioso ainda é o fato de que a Whole Foods anunciou seus investimentos em um momento em que grande parte dos consumidores tem sentido o aperto inflacionário, reduzindo cestas de compra e migrando para marcas de combate ou itens private label. A Whole Foods sempre teve um posicionamento mais premium, o que não parece combinar com um momento em que os clientes buscam mais promoções, ao mesmo tempo em que deixam de lado a praticidade das compras online em busca de oportunidades de descontos.
A aposta da marca, porém, está na experiência de compra oferecida nas lojas, que torna a Whole Foods a quinta marca mais popular no varejo supermercadista americano, com 57% de aprovação, segundo uma pesquisa da YouGov. Neste ranking, a líder é a Aldi, no segmento de descontos, aprovada por 65% dos consumidores. A Amazon Fresh foi a 11ª na lista, com 43% de respostas positivas.