Formato Daily Shop quer atender clientes urbanos com foco em conveniência, refeições prontas e itens de marca própria
Por Renato Müller
A Whole Foods Market decidiu acelerar sua estratégia de expansão com a abertura de lojas de pequeno formato, focadas em atender consumidores urbanos em missões de conveniência. As lojas Whole Foods Market Daily Shop terão área entre 600 a 1.350 metros quadrados, contra cerca de 3.500 metros quadrados de um supermercado tradicional da rede.
A diminuição do tamanho não significará uma mudança radical de sortimento – mas ele será mais enxuto, com foco em alimentos frescos, comida congelada, refeições prontas e itens da marca própria 365. As lojas Daily Shop, porém, não contarão com mesas ou áreas de buffet, já que a ideia é atender a compras de conveniência (especialmente grab and go e pequenas compras de reabastecimento da casa).
“O delivery mudou a mentalidade dos consumidores, que querem receber suas compras rapidamente. Procuramos seguir essa mentalidade nas lojas Daily Shop”, afirma Christina Minardi, VP executiva de crescimento e desenvolvimento da Whole Foods.
O anúncio da criação desse formato de lojas é uma resposta da Amazon a um dilema que vem perseguindo a empresa nos últimos anos: como dinamizar as lojas físicas e ganhar espaço no varejo físico. Com mais de 530 lojas nos Estados Unidos, a Whole Foods se deparou com a redução do fluxo nos pontos de venda no pós-pandemia, um movimento da qual ainda não se recuperou completamente.
A primeira unidade Daily Shop deverá ser inaugurada em Nova York, na região do Upper East Side, no terceiro trimestre do ano. Cinco pontos de venda já foram alugados em Manhattan para a expansão do conceito, que também será levado para outras cidades americanas.