Home SeçõesDestaques MT: Atendimento Móvel no Fort Atacadista faz exames gratuitos de Mamografia e CCO

MT: Atendimento Móvel no Fort Atacadista faz exames gratuitos de Mamografia e CCO

De Redação SuperHiper
0 Comente

Veículo do Sesc Saúde Mulher permanece na loja de Várzea Grande na Avenida da FEB até o dia 12 de abril

Exame fundamental para o rastreamento e diagnóstico do câncer de mama, um dos tumores que mais afetam a saúde da mulher, a mamografia não só previne e direciona para o tratamento, mas também oferece maiores chances de cura e tratamentos menos invasivos.

Em apoio à saúde feminina, o Fort Atacadista cedeu um espaço no pátio da loja localizada na Avenida da FEB, em Várzea Grande, para a unidade móvel de atendimento Sesc Saúde Mulher, que realiza exames gratuitos de mamografia e CCO (preventivo de colo de útero) para a população. Com fácil acesso, o local facilita a participação das pessoas interessadas na realização dos exames.

O projeto teve início em janeiro deste ano e segue o atendimento até o dia 12 de abril. Diariamente, são distribuídas 40 senhas, 20 no período matutino e outras 20 no período vespertino, das 07h às 11h e das 13h às 17h. Os exames são realizados no mesmo dia e acompanhados por uma médica e enfermeira.

Até o momento, aproximadamente 800 pessoas já passaram pelo local e realizaram a mamografia e o preventivo do colo do útero. Mulheres acima dos 40 anos não precisam de encaminhamento médico para a realização dos exames, basta comparecer ao local portando os documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de residência e cartão do SUS.

A ação é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, Fort Atacadista e deputado estadual Fábio Tardin “Fabinho”. Para a gerente de loja Fort Atacadista, Mariana Miranda, o projeto dentro das dependências do estabelecimento é crucial para a população, demonstrando o comprometimento do Fort Atacadista e do Grupo Pereira com a saúde pública.

“O Fort está engajado nessa ação de suma importância para as mulheres e nos sentimos muito felizes e honrados em poder contribuir de alguma forma para esse serviço à comunidade. Serão três meses de impacto positivo, algo realmente necessário para ajudar na saúde das pessoas, especialmente aquelas que dependem do sistema público de saúde”, destacou a gerente.

Pacientes

A funcionária pública Sandra Regina Granato, de 60 anos, moradora do bairro Capão do Pequi, em Várzea Grande, realiza os exames de mamografia e CCO preventivamente há vários anos e já utilizou os serviços oferecidos pela unidade móvel do Sesc Saúde Mulher. “Uma vez por ano faço os exames gratuitamente onde a unidade móvel fica estacionada em Várzea Grande e realmente é muito bom, como se fosse particular, com atendimento excelente. Depois, é só buscar o exame em um posto de saúde próximo de casa”, relata.

Também funcionária pública, Nicélia Lima Viana, de 57 anos, moradora do bairro 24 de dezembro, realiza anualmente os exames preventivos de câncer de colo do útero e de mama e parabeniza os envolvidos pela ação. “Todos os que participam dessa iniciativa, o Fort Atacadista pelo espaço cedido e os demais, estão de parabéns, porque o serviço prestado é de qualidade e muito benéfico para a população”, frisou.

A colaboração entre a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, o Fort Atacadista e o deputado estadual Fábio Tardin “Fabinho” evidencia o compromisso conjunto em garantir acesso a exames fundamentais para a detecção precoce e tratamento eficaz tanto do câncer de mama quanto do colo de útero.

Dados

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo mais comum entre mulheres em todo o mundo, sendo prevalente tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. No Brasil, em 2023, foram estimados 73.610 novos casos desse tipo de câncer, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.

Leia Também

Super atualizada. Hiper Conectada

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

Sobre

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Siga-nos

@2024 – SuperHiper. Todos os direitos reservados.