Por Renato Müller
Os avanços tecnológicos chamam a atenção e podem ser uma vantagem competitiva, mas no dia a dia nem sempre funcionam como deveriam. É o que a Whole Foods Market, uma das principais redes de supermercados dos Estados Unidos, descobriu com as lojas sem checkout.
No início do ano, a Amazon (controladora da Whole Foods) e a varejista disseram que não continuariam insistindo com as lojas sem checkout, estilo “Amazon Go”, no formato de supermercados. Desde então, a Amazon tem focado em impulsionar o uso da tecnologia Just Walk Out em modelos de lojas de pequeno porte focados em operações de conveniência, em locais como aeroportos e estádios.
Com o lançamento do formato de vizinhança Daily Shop pela Whole Foods, será que faria sentido utilizar o Just Walk Out? Na opinião da varejista, não. “As lojas em que testamos a tecnologia ficaram muito restritas com o uso do sistema”, afirma a VP Executiva de crescimento e desenvolvimento da Whole Foods e da Amazon, Christina Minardi.
Na avaliação da executiva, o sistema Just Walk Out não funciona tão bem assim em espaços de varejo que precisem de mudanças frequentes, como acontece nas áreas mais quentes dos supermercados. “Se você tem uma cesta de tomates e quer, de uma hora para outra, colocar um produto totalmente diferente, como uma mesa de mozzarella, não consegue, pois tudo precisa ser mapeado para as câmeras. Em uma operação de supermercado tradicional, essa barreira é um impeditivo importante”, explica.
A tecnologia Just Walk Out continua em evolução, o que faz com que Christina não descarte sua adoção no futuro na bandeira Whole Foods. No momento, porém, o sistema restringe demais a operação em um negócio que precisa ter muita flexibilidade no layout.