Por Renato Müller
A empresa que mais vende alimentos nos Estados Unidos não é uma supermercadista – e essa é uma curiosidade cada vez mais intensa. O Walmart, classificado como uma rede de lojas de departamentos de descontos, é o principal varejista de alimentos americano, com uma participação de mercado de 21,7%, de acordo com dados da Numerator.
O segundo lugar, aí sim, pertence a uma rede de supermercados; a Kroger tem um market share de 8,8%. A Costco, um clube de atacado e não um supermercadista “puro”, fecha o pódio, com uma participação de mercado de 8,2%. A seguir estão Albertsons (5,4%) e mais um clube de atacado, o Sam`s Club, com 4,3%.
Um fator que explica a forte presença de empresas que não são puramente supermercadistas na lista dos maiores vendedores de alimentos é sua presença nacional. O Walmart, por exemplo, com mais de 4.000 pontos de venda no mercado americano, está próximo de consumidores de todos os perfis, em todas as regiões do país. Costco e Sam’s Club também estão espalhados por todo o território americano, o que não acontece com as redes de supermercados, que são tipicamente regionais (embora com forte presença em suas regiões de origem). Um cenário que não é tão diferente do mercado brasileiro, em que o atacarejo tem uma presença geográfica mais ampla que os supermercados.
Mas não é só isso que explica a relevância dos supercenters e clubes de atacado no mercado americano. A análise dos números dos últimos três anos mostra que, de forma geral, as redes de supermercados estão perdendo participação, enquanto formatos mais focados em descontos têm avançado. O líder Walmart, por exemplo, viu sua participação de mercado subir de 20% em 2022 para os atuais 21,7%. No mesmo período, a Costco avançou de 7,8% para 8,8%. Já a Kroger recuou de 9,7% para 8,8% e a Albertsons, de 5,6% para 5,4%.
Isso se deve, principalmente, à busca dos consumidores por fazer mais com seus orçamentos: em meio à perda de poder de compra, os clientes têm buscado opções mais econômicas, seja comprando em grandes quantidades para aproveitar ofertas, aproveitando mais promoções ou trocando para produtos de marcas próprias.