Home SeçõesInternacional Walmart reforça liderança na venda de alimentos

Walmart reforça liderança na venda de alimentos

Empresa tem uma participação de 21,4% no setor; vice-líder Kroger tem apenas 8,8% de share

De Edevaldo Figueiredo
0 Comentário

Por Renato Müller

A empresa que mais vende alimentos nos Estados Unidos não é uma supermercadista – e essa é uma curiosidade cada vez mais intensa. O Walmart, classificado como uma rede de lojas de departamentos de descontos, é o principal varejista de alimentos americano, com uma participação de mercado de 21,7%, de acordo com dados da Numerator.

O segundo lugar, aí sim, pertence a uma rede de supermercados; a Kroger tem um market share de 8,8%. A Costco, um clube de atacado e não um supermercadista “puro”, fecha o pódio, com uma participação de mercado de 8,2%. A seguir estão Albertsons (5,4%) e mais um clube de atacado, o Sam`s Club, com 4,3%.

Um fator que explica a forte presença de empresas que não são puramente supermercadistas na lista dos maiores vendedores de alimentos é sua presença nacional. O Walmart, por exemplo, com mais de 4.000 pontos de venda no mercado americano, está próximo de consumidores de todos os perfis, em todas as regiões do país. Costco e Sam’s Club também estão espalhados por todo o território americano, o que não acontece com as redes de supermercados, que são tipicamente regionais (embora com forte presença em suas regiões de origem). Um cenário que não é tão diferente do mercado brasileiro, em que o atacarejo tem uma presença geográfica mais ampla que os supermercados.

Mas não é só isso que explica a relevância dos supercenters e clubes de atacado no mercado americano. A análise dos números dos últimos três anos mostra que, de forma geral, as redes de supermercados estão perdendo participação, enquanto formatos mais focados em descontos têm avançado. O líder Walmart, por exemplo, viu sua participação de mercado subir de 20% em 2022 para os atuais 21,7%. No mesmo período, a Costco avançou de 7,8% para 8,8%. Já a Kroger recuou de 9,7% para 8,8% e a Albertsons, de 5,6% para 5,4%.

Isso se deve, principalmente, à busca dos consumidores por fazer mais com seus orçamentos: em meio à perda de poder de compra, os clientes têm buscado opções mais econômicas, seja comprando em grandes quantidades para aproveitar ofertas, aproveitando mais promoções ou trocando para produtos de marcas próprias.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada