Por Renato Müller
As quatro marcas mais valiosas do planeta são empresas de tecnologia, mas uma varejista vem se aproximando desse grupo. De acordo com o ranking 2025 da consultoria Brand Finance, que avalia a força das 500 maiores marcas globais, o Walmart viu o valor da sua marca ter um salto de 42% nos últimos 12 meses, chegando a US$ 137,2 bilhões. Com isso, a varejista ficou na quinta posição do ranking global, liderado pela Apple.
Na avaliação da Brand Finance, o crescimento do valor da marca do Walmart reflete o progresso da empresa na melhora da experiência dos consumidores e a expansão de seus recursos digitais e omnichannel. Na comparação com o ranking do ano passado, a varejista americana avançou uma posição, é a única empresa fora do mundo de tecnologia no top 5 e uma das duas únicas no top 10 (a outra é a companhia chinesa de energia State Grid, no décimo posto).
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A Apple continua na liderança entre as marcas globais, com um aumento de 11% no seu valor, para US$ 574,5 bilhões. Ela é seguida por Microsoft (+35%, para US$ 461,1 bilhões), Google (+24%, para US$ 413 bilhões) e Amazon (+15%, para US$ 356,4 bilhões). O top 10 também apresenta Samsung, TikTok / Douyin, Facebook, Nvidia e State Grid.
Chama a atenção, no ranking, o recuo de duas marcas bastante conhecidas. A Tesla viu o valor da sua marca recuar de US$ 58,3 bilhões para US$ 43 bilhões (era a número 18 no ranking 2024, caiu para a posição 36), enquanto a Starbucks teve um tombo ainda maior, do número 15 para o 45, pois o valor da sua marca recuou de US$ 60,1 bilhões para US$ 38,8 bilhões.
A Brand Finance define o valor da marca de uma empresa como o benefício econômico líquido que a companhia alcançaria ao licenciar essa marca no mercado.