Preço deve ser o fator importante na decisão de compra dos consumidores nos próximos 18 meses, aponta estudo
*Por Renato Müller
A alta do preço dos alimentos está no topo das preocupações do varejo supermercadista americano, que tem visto um aumento das vendas, mas uma diminuição no número de itens vendidos. Além disso, as vendas de produtos de marca própria têm avançado acima da média, uma vez que cada vez mais consumidores adotam itens de varejistas como uma alternativa mais barata.
De acordo com a edição 2022 do estudo Center Store Trends Survey, realizado pela revista Supermarket News com 185 varejistas, atacadistas e fabricantes alimentares americanos, 32% dos entrevistados projetam um aumento entre 5% e 10% nas vendas (em valores) na comparação com o ano passado. Vinte por cento esperam um aumento de mais de 10% e 18%, entre 2% e 5%. Entretanto, 39% dos varejistas esperam que suas vendas caiam em volume, contra 25% que projetavam recuo no ano passado.
De acordo com o estudo, provavelmente nos próximos 18 meses o preço será o fator mais importante de decisão de consumo para mais de 80% dos clientes. Isso poderá levar a grandes mudanças nos padrões de compra, já que muitos consumidores estarão dispostos a trocar, por exemplo, o supermercado local por uma grande rede que ofereça itens mais baratos. Para o estudo, se essa lógica se concretizar, supermercados tradicionais tendem a perder espaço para redes como Walmart, Aldi e as dollar stores, que têm um posicionamento mais baseado em valor.