Após o boom do e-commerce causado pela pandemia, integração entre os canais físicos e digitais ganhou relevância no setor varejista
Nos últimos anos, as vendas online tiveram um boom notável, também alavancadas pela pandemia. Segundo levantamento da plataforma CupomValido, o Brasil liderou o ranking de crescimento com 22,2% em 2022. Mas agora, no início do ano, por conta das datas comemorativas, as vendas físicas voltam a se intensificar. Nenhum dos dois canais deve ser subestimado pelos lojistas; a integração entre as vendas físicas e digitais veio para ficar, e a omnicanalidade tornou-se uma das principais tendências do varejo.
A chamada omnicanalidade é a principal estratégia de integração, pois possibilita uma experiência funcional e facilitada ao consumidor, uma vez que fornece mais variedades de produtos e opções de consumo de modo personalizado.
Tibério Valcanaia, diretor técnico do Myrp, diz que “um dos principais objetivos das vendas omnichannel é fazer com que não haja diferença entre a compra online ou presencial, além de possibilitar a experiência de realizar a compra de onde e quando desejar, sem restrição de horário ou lugar”.
Outro facilitador da experiência omnichannel para os consumidores é a chegada do 5G. Com a quinta geração da internet móvel, as vendas foram impactadas de forma positiva. Clientes que preferem realizar suas compras na palma da mão têm mais velocidade, pressionando o varejo a investir na conexão com o digital. O 5G, que é cerca de 20 vezes mais rápido que o 4G, já está disponível em todas as capitais do país, mas deve chegar a todas as cidades brasileiras até 2030.
A omnicanalidade é, atualmente, o fator mais atrativo de compras para os consumidores. Unir, por meio de uma experiência de compra integrada, o que acontece no mundo digital com o mundo físico atrai mais clientes pela funcionalidade da compra. De acordo com um estudo divulgado pela Track.co, 63,3% dos negócios estão, cada vez mais, preocupados com a reputação dos seus serviços. “A estratégia omnichannel ajuda, sem dúvidas, a construir, por meio dos canais digitais, uma relação do consumidor com a marca. Se sua empresa consegue cativar o cliente ao estar por dentro das maiores tendências do mercado, como mesclar o meio físico e digital, a imagem do seu negócio será positiva”, finaliza Tibério.