Início » Seção » Varejistas britânicos lideram marca própria na Europa

Varejistas britânicos lideram marca própria na Europa

Oito das 20 redes líderes em produtos private label vêm do Reino Unido, diz NielsenIQ

De Redação SuperHiper
0 Comentários

Por Renato Müller

Um grupo de 24 varejistas europeus têm mais de 30% de suas vendas decorrentes de produtos de marca própria – uma lista em que duas redes se destacam. A britânica Marks & Spencer gera incríveis 97% de suas vendas de produtos com sua marca, enquanto na espanhola Mercadona esse índice é de 81%. Essas são as duas redes em que mais de 50% do faturamento estão em produtos de marca própria.

Entre as 20 redes com maior penetração de itens de marca própria no varejo europeu (excluindo redes de desconto) estão 8 varejistas britânicas: Marks & Spencer, Waitrose (3ª colocada, com 47%), Sainsbury’s, Coop UK, Asda, Tesco, Iceland e Morrisons. O segundo país mais representado na lista é a Alemanha, com 5 representantes (DM, Rossman, Edeka, Kaufland e Rewe). O varejo espanhol foi representado na lista por Mercadona, Consum, Carrefour Espanha e Eroski.

Na Europa, a maturidade do mercado se dá pela inovação em marcas próprias, que passaram a ser uma alternativa econômica e em um motor de diferenciação, fidelidade e margens para o varejo. “As redes britânicas, em especial, mostram que as marcas próprias podem competir não somente em preços, mas também em inovação, sustentabilidade e qualidade”, afirma Daniel Ducrocq, vice-presidente de varejo da NielsenIQ para a Europa Ocidental.

Leia Também