Por Renato Müller
Um grupo de 24 varejistas europeus têm mais de 30% de suas vendas decorrentes de produtos de marca própria – uma lista em que duas redes se destacam. A britânica Marks & Spencer gera incríveis 97% de suas vendas de produtos com sua marca, enquanto na espanhola Mercadona esse índice é de 81%. Essas são as duas redes em que mais de 50% do faturamento estão em produtos de marca própria.
Entre as 20 redes com maior penetração de itens de marca própria no varejo europeu (excluindo redes de desconto) estão 8 varejistas britânicas: Marks & Spencer, Waitrose (3ª colocada, com 47%), Sainsbury’s, Coop UK, Asda, Tesco, Iceland e Morrisons. O segundo país mais representado na lista é a Alemanha, com 5 representantes (DM, Rossman, Edeka, Kaufland e Rewe). O varejo espanhol foi representado na lista por Mercadona, Consum, Carrefour Espanha e Eroski.
Na Europa, a maturidade do mercado se dá pela inovação em marcas próprias, que passaram a ser uma alternativa econômica e em um motor de diferenciação, fidelidade e margens para o varejo. “As redes britânicas, em especial, mostram que as marcas próprias podem competir não somente em preços, mas também em inovação, sustentabilidade e qualidade”, afirma Daniel Ducrocq, vice-presidente de varejo da NielsenIQ para a Europa Ocidental.