Home SeçõesConsumidor Varejista americana toma medida radical para combater furtos

Varejista americana toma medida radical para combater furtos

De Renata Ruiz
0 Comentário

Giant Food deixa de vender produtos de marcas líderes em loja na capital do país para evitar prejuízos

Por Renato Muller

Em um anúncio sintomático do momento atual da criminalidade no varejo americano, a rede de supermercados Giant Food decidiu tirar das prateleiras de uma de suas lojas em Washington, D.C., os itens de marcas líderes – justamente os mais visados.

De acordo com o jornal The Washington Post, a medida drástica é a última a ser tomada pela varejista antes de decidir pelo fechamento de sua unidade na Alabama Avenue SE, que já não é lucrativa. “Queremos continuar a atender à região, mas não podemos fazer isso às custas de perdas significativas ou diante dos riscos à segurança dos nossos colaboradores”, afirma o presidente da Giant, Ira Kress.

Com isso, itens de marcas tradicionais do mercado americano, como Colgate, Tide, Dove, Pantene e Advil, não estarão mais disponíveis nessa loja. A Giant Food já havia anunciado em maio a adoção de uma série de medidas antifurto em seus pontos de venda, como diminuir o número de entradas nas lojas, contratação de seguranças (alguns armados), colocação de produtos muito visados ou de alto preço em armários trancados e limitação do volume de produtos nos terminais de self checkout.

Uma pesquisa realizada pela Axonify com aproximadamente mil funcionários de redes varejistas descobriu que metade deles já viram um cliente roubando ou tentando roubar produtos das lojas nos últimos seis meses. “Além do volume de furtos e roubos ter crescido mais de 10 vezes nos últimos 5 anos, o índice de casos violentos também aumentou exponencialmente”, disse Kress.

O aumento da criminalidade nas lojas é um problema crescente: a Target, por exemplo, disse que no ano passado perdeu US$ 400 milhões devido a furtos e roubos, um número que deverá subir neste ano. A situação tem levado diversos varejistas a fechar lojas. Um caso emblemático é o da Whole Foods, que fechou sua loja na Trinity Place, no centro de San Francisco, um ano depois da inauguração do local, devido à incidência de crimes no local. A Giant Food, que opera 165 supermercados na capital federal e nos estados de Virginia, Delaware e Maryland, ainda não fechou nenhuma unidade, mas essa realidade pode mudar em breve.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada