Home SeçõesInternacional US$ 1 bilhão: o custo de uma união fracassada

US$ 1 bilhão: o custo de uma união fracassada

Tentativa de fusão com a rival Albertsons deixa conta bilionária para a Kroger, líder supermercadista americana

De Redação SuperHiper
0 Comentário

Por Renato Müller

A rede supermercadista americana Kroger gastou pouco mais de US$ 1 bilhão durante o fracassado processo de fusão com a rede Albertsons, uma despesa que agora se mostra totalmente perdida.

Em seu relatório anual apresentado à Securities and Exchange Commission (SEC), a varejista disse ter gasto US$ 684 milhões em 2024 em despesas relativas à contratação de advogados, empréstimos e outros pontos relacionados à fusão. O valor é mais que o dobro dos US$ 316 milhões gastos em 2023 e se soma a outros US$ 44 milhões em 2022 – a proposta de fusão foi anunciada em outubro daquele ano. No total, as despesas relacionadas à fusão somaram US$ 1,044 bilhão.

Leia também:

No final de março, a Kroger entrou na Justiça contra a Albertsons, que a havia processado sob a justificativa de que a varejista não realizou seus “melhores esforços” para “fazer o que fosse preciso” para obter as aprovações regulatórias para a fusão. A Kroger alega que, enquanto ela buscava aprovação para a fusão, a Albertsons atuava em parceria com a C&S Wholesale Grocers em uma diferente estratégia, que anulou os seus esforços.

Segundo a Kroger, como resultado dessa atividade paralela, a Albertsons não teria direito a uma indenização de US$ 600 milhões decorrente do insucesso da fusão. Já a Albertsons diz que sempre esteve comprometida a realizar a transação e afirma que “as alegações fracas da Kroger são uma tática deliberada para distrair de suas próprias falhas na liderança executiva, do fracasso em atender às obrigações contratuais da fusão e para não pagar o que deve”.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada