Na última sexta-feira, 8, a UniSuper completou um ano da reabertura da primeira loja após as enchentes de maio de 2024, que devastaram o Rio Grande do Sul e impactaram diretamente nove das 19 unidades próprias da rede em Porto Alegre e na Região Metropolitana. A reinauguração da loja localizada na avenida Brasil, no 4º Distrito da Capital, marcou o início de um cronograma que recolocou em operação todos os estabelecimentos atingidos pelas cheias, que comprometeram mais de 70% das operações da rede. O supermercado da Avenida Brasil havia sido inaugurado em 2022, após a revitalização de um prédio histórico que anteriormente abrigava uma indústria de alumínio.
Ao todo, sete lojas em Canoas, duas em Porto Alegre, além de dois centros de distribuição e uma frota de 16 caminhões, foram danificados. Mesmo no auge da crise, todos os 1,2 mil empregos diretos foram preservados, garantindo renda e estabilidade a centenas de famílias.
A reconstrução só foi possível graças ao apoio dos colaboradores, das famílias dos sócios, à confiança dos parceiros e ao apoio essencial dos fornecedores, que ofereceram prazos e carência para pagamentos. A reabertura das lojas foi realizada 100% com recursos próprios, sem nenhum auxílio do governo. Um ano após as enchentes, todas as unidades da rede estavam reabertas, retomando o atendimento ao público.
“Fomos a rede de varejo mais impactada pela maior enchente do século no Estado, mas mostramos que é possível se reerguer, reconstruir e seguir ainda mais fortes. Cada desafio nos uniu, nos ensinou e reforçou a certeza de que nada abala quem confia no trabalho e nas pessoas que fazem parte da nossa história e sustentam o nosso futuro”, afirma o CEO da UniSuper, Sandro Formenton.
Durante esse período, a UniSuper não apenas reconstruiu suas estruturas, como também revisitou seus planos de expansão para investir em inovação. Duas lojas severamente atingidas em Canoas foram transformadas no novo formato Uniatacadista, marcando a entrada da rede no segmento de atacado. “A reconstrução nos mostrou que, mesmo quando tudo parece desabar, podemos encontrar caminhos para fazer diferente. Transformamos um momento difícil em uma nova fase de crescimento”, complementa Formenton.
Cronograma de reaberturas:
- 08/08/2024: Loja Avenida Brasil (Porto Alegre)
- 22/08/2024: Loja Avenida A. J. Renner (Porto Alegre)
- 05/09/2024: Loja Pistóia (Canoas)
- 19/09/2024: Loja Mathias Velho (Canoas)
- 03/10/2024: Loja Harmonia (Canoas)
- 17/10/2024: Loja Ana Nery (Canoas)
- 14/11/2024: Loja Mathias 3 (Canoas)
- 19/12/2024: Primeira loja Uniatacadista – Bairro Rio Branco (Canoas)
- 30/04/2025: Segunda loja Uniatacadista – Bairro Mathias Velho (Canoas)