Presente em 9 de cada 10 lares brasileiros, a Unilever Alimentos, unidade de negócios do Grupo Unilever, tem reforçado seu papel como impulsionadora do desenvolvimento do varejo por meio de uma iniciativa própria voltada à gestão de categorias. A ação consiste no compartilhamento de dados estratégicos — tanto proprietários quanto de mercado, provenientes de instituições independentes — com o objetivo de apoiar seus parceiros no crescimento consistente dos negócios e na ampliação do potencial das categorias em que atua.
A iniciativa se conecta diretamente à estratégia global da Unilever, que busca expandir categorias de forma consistente e competitiva, fortalecendo a integração entre indústria, varejo e consumidor, e permite à Unilever Alimentos identificar oportunidades de negócio em seu portfólio, desenvolvendo produtos alinhados às novas demandas do consumidor, incluindo alternativas cada vez mais sustentáveis e inovadoras. Já para os varejistas, além de apoiar o crescimento de vendas, outros benefícios observados são a otimização dos portfólios, o incremento da rentabilidade e o fortalecimento da competitividade do ponto de venda (PDV) no mercado.
“O varejo é um parceiro estratégico em toda a cadeia de valor, e é nessa colaboração que está a chave para gerar crescimento consistente e soluções mais relevantes para o consumidor. Hoje, dados bem interpretados são tão valiosos quanto um bom sortimento. Por isso, investimos em um modelo colaborativo que vai da leitura de tendências à construção conjunta de soluções no ponto de venda. Unindo inteligência de mercado à realidade de cada operação, conseguimos impulsionar o desempenho das categorias e fortalecer a experiência de compra nos canais”, afirma a diretora de trade marketing da Unilever Alimentos no Brasil, Luciana Guernieri.
Com times especializados em gerenciamento de categorias e análise de comportamento de compra, a Unilever Alimentos atua lado a lado com os varejistas, entregando insights valiosos que otimizam o sortimento, a organização de gôndolas e aprimoram a experiência de compra no ponto de venda. Baseada em um modelo colaborativo e orientado por dados, a iniciativa integra inteligência de mercado, comportamento do shopper e tendências de consumo para gerar insights que podem otimizar recursos e potencializar os resultados do ponto venda, levando em consideração as particularidades regionais e dos diferentes canais.
Toda essa operação é conduzida pelas equipes de Gerenciamento de Categoria, de Performance e Shopper e de Consumer & Market Insights (Insights Sobre Consumidor & Mercado, na tradução livre), que asseguram um suporte especializado e alinhado às necessidades específicas de cada parceiro. Para garantir análises imparciais e assertivas, a Unilever Alimentos utiliza ferramentas como o Power BI (ferramenta de Inteligência de Negócios que a gestão e análise de dados) e conta com o suporte de institutos de pesquisa independentes, como Kantar, Nielsen, Scanntech, Euromonitor e pesquisas adhoc.
O trabalho envolve ainda, para alguns parceiros selecionados, uma consultoria customizada a partir da geração de dados aprofundados sobre a jornada de compra, a análise da exposição ideal de produtos nas lojas, a recomendação de sortimento estratégico conforme o perfil de cada canal e o monitoramento constante da performance de vendas para identificar novas oportunidades de crescimento, podendo atingir um aumento nas vendas entre 10 e 20%. Com estes pontos de venda, a colaboração é contínua, com ciclos de trabalho que se renovam ano a ano, focando em varejistas que já possuem uma estrutura consolidada de gestão de categorias e podem garantir a imparcialidade das estratégias e a competitividade saudável do setor.
Com essa abordagem, a Unilever reforça seu compromisso de construir parcerias de longo prazo e impulsionar o desenvolvimento do varejo brasileiro, promovendo inovação, competitividade e a expansão do mercado.