Home SeçõesConsumidor Uma nova estação para aquecer as vendas do setor supermercadista

Uma nova estação para aquecer as vendas do setor supermercadista

De Edevaldo Figueiredo
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Com a chegada do verão é preciso ter planejamento para atender com eficiência o shopper

Quem é do setor supermercadista sabe que, as datas sazonais, são uma grande oportunidade para aumentar a rentabilidade do negócio, pois possuem um grande impacto nas vendas, afinal, podem focar em determinadas categorias. A temporada do verão 2023/2024 iniciará em alguns dias, uma estação que remete à férias, calor, piscina, praia, e os consumidores buscam por produtos que mais vendem nesta época, como cuidados para a pele e do cabelo, e também, estão ávidos por novidades.

Além de oferecer os produtos sazonais no momento certo, é importante chamar a atenção do cliente com uma decoração diferenciada na gôndola, promoções, explorar pontos extras, destacar produtos, enfim, inspirar o shopper e gerar oportunidades de vendas.

No entanto, para trabalhar com itens esses impulsionadores de vendas e obter bons resultados, é imprescindível, que o varejo tenha um planejamento bem detalhado e minucioso, já que é esperado um aumento no fluxo de clientes nas lojas conforme explica a CEO da Connect Shopper, Fátima Merlin. ” Vale muito o setor estar atento às novidades, lançamentos, inovações em produtos, identificar e acompanhar os drivers de crescimentos das indústrias, estudar e analisar os itens que devem ser inseridos e destacados (evitando rupturas e super estoques) bem como desenhar com cautela possíveis ações que poderão ser executadas – pensar e planejar o mix que irá destinar aos diferentes canais e negócios que atendem adicionado serviços, ações de marketing, merchandising, preço e promoções“.

 

Planejar o período sazonal com uma execução ímpar

A executiva acredita que um dos temas mais críticos é como garantir o sortimento adequado, sendo que 60% dos resultados de um varejista está atrelado ao mix ideal. Assim é crucial realizar uma previsão de demanda adequada. Uma dica é, seja qual for a categoria, além de uma atenção especial a demanda para calibrar bem o sortimento, é focar e cuidar da exposição inspiradora. Afinal, 80% da conversão do cliente está totalmente relacionada com a exposição (onde, como, quanto) que é:

  1. Entender o shopper, suas necessidades e hábitos;
  2. Ter clareza de sua estratégia – proposta de valor do varejista em questão – se foco é em saúde, nutrição, beleza, cuidados, enfim, que cuidados quer entregar ao shopper, pois , dependendo destas duas primeiras etapas podemos ter estratégias distintas para a exposição (seja em termos de localização (onde), espaço (quanto), organização (como);
  3. Definir qual o papel da categoria: ele norteará mix, pricing, promoções e sobretudo PDV – exposição / abastecimento (veja abaixo mais detalhes sobre papel das categorias);
  4. Acertar na estratégia de execução da categoria: se gerar fluxo, margem, experiência diferenciada,  a estratégia influencia no fluxo e disposição na gondola (por onde e como abrir o fluxo e com o que);
  5. Conhecer e aplicar a hierarquia de decisão do shopper – a tão falada árvore de decisão para segmentar a categoria, ajuda a qualificar o mix e na exposição – a decidir o como / a ordenação correta.
  6. E, por fim, pensar sempre em soluções = cuidados – considerar momentos de uso

Papeis de categorias

Fátima Merlin também aponta que as categorias devem ser trabalhadas com profundidade, analisando sempre:

  • Destino – requer alto investimento em ações de ponto de venda, abastecimento contínuo e nível de estoques elevado;
  • Rotina – necessita de localização privilegiada na loja e alta visibilidade para facilitar a compra frequente;
  • Sazonal – necessita de exposição, ações promocionais e estoque nos períodos específicos;
  • Conveniência – deve estar ao alcance das mãos do consumidor para incentivar a compra por impulso, não requer investimentos em estoque.

 

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Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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