Por Renato Müller
A ideia de que as compras de supermercado são repetitivas e que os clientes compram praticamente os mesmos itens toda semana é praticamente uma certeza no setor – mas uma certeza que vem se mostrando equivocada.
De acordo com o estudo Moving Mindsets, realizado pela consultoria MTM para a Tesco Media (divisão de Retail Media da britânica Tesco), somente 24% das compras de supermercado são de itens habituais. A regra é de descoberta de novos produtos durante o processo de compra.
O estudo analisou mais de 7 mil consumidores para entender o papel da descoberta e da inspiração na jornada de compra dos clientes. A conclusão é que os consumidores estão em um “ecossistema de inspiração constante”, em que ideias vêm de várias fontes: amigos, TV, mídias sociais, e-mails de varejistas, publicidade tradicional. Mais de 50% dos consumidores descobrem novos produtos antes de ir às compras, um número próximo ao dos que encontram novos produtos durante a ida ao supermercado.
Outra conclusão importante é que metade dos consumidores costuma “virar a chave” durante a visita ao supermercado, passando de um mindset funcional para um emotivo. Quase 80% dos entrevistados estão abertos a inspirações de anúncios relevantes no contexto, especialmente quando se trata de marcas não diretamente ligadas a itens de supermercados (como serviços financeiros, entretenimento, viagem e cuidados com a saúde).
“O estudo Moving Mindsets contradiz a crença popular de que as pessoas entram no supermercado já com toda a lista de compras definida. Em vez disso, os consumidores são curiosos, querem descobrir novos produtos e estão abertos a inspirações ao longo da jornada de compras”, afirma Stacy Gratz, diretora de vendas e marketing da Tesco Media.