Recursos como embalagens inteligentes podem ter um grande impacto nos processos de distribuição e promoção de produtos
Por Renato Müller
Inovações tecnológicas estão impactando cada aspecto do setor de supermercados e gerando mudanças tanto lojas físicas, nas compras por meios digitais e nos processos de retaguarda. Da disponibilidade de produtos nas gôndolas à redução das perdas, os supermercados estão avançando na modernização dos seus negócios.
De acordo com um levantamento realizado pelo FMI – Food Industry Association, 73% dos supermercadistas americanos dizem estar investindo em tecnologias para ganhos de produtividade e eficiência em seus negócios, com destaque para áreas como marketing personalizado, “clique e retire”, tomada de decisões com base em dados e recursos mobile.
“O que impulsiona o uso de tecnologia na nossa empresa é atender os clientes da maneira como eles querem ser atendidos”, afirma Kirk Bell, vice-presidente executivo da rede Giant Eagle. “Precisamos identificar e acompanhar as mudanças de comportamento dos consumidores e capacitar nossas equipes de colaboradores para realizar um atendimento incrível durante a interação deles com a gente, seja na loja física ou nos canais digitais”, acrescenta.
Nem sempre a tecnologia se apresenta na loja por meio de robôs ou recursos chamativos. Uma área de grandes investimentos tem sido o melhor uso das embalagens dos produtos – tanto por aspectos ambientais quanto para reduzir custos e informar melhor os clientes sobre os benefícios alimentares. “Embalagens que conseguem identificar se um item está mais próximo do vencimento podem ajudar muito em ações promocionais e a identificar pontos de melhoria em todo o processo de distribuição, trazendo um grande impacto para os negócios”, completa Bell.