<< Voltar pra Home

Negócios



Tecnologia auxilia as indústrias de alimentos a continuar a crescer

27 de outubro de 2022
 - 
17:39
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Tecnologia auxilia as indústrias de alimentos a continuar a crescer”

Como o uso de tecnologia integrada aos sistemas de gestão e produção de indústrias pode aumentar lucratividade e reduzir gastos desnecessários

Dados recentes divulgados pelo IBGE apontam que a produção industrial teve crescimento de 0,6% em julho se comparado com o mês de junho. Porém, se comparado com o mesmo período de 2021, a indústria teve recuo de 0,5%.

Dentro de um cenário econômico instável e flutuante, que ainda sofre grande impacto da política internacional, com a alta dos combustíveis e guerra da Rússia e Ucrânia, e tentando se recuperar depois dos anos em pandemia, o setor industrial tem buscado soluções para tornar processos mais eficientes, reduzir gastos e evitar perda de capital.

Por isso, o uso de tecnologia tem sido peça-chave para que empresas e indústrias possam retomar o quadro de crescimento. Com o advento da indústria 4.0, muitos processos passaram a ser integrados, e tudo isso é possível por conta de como a tecnologia tem chegado no mercado focada em resolver problemas e aumentar a eficiência, tanto de gestão como de produção das indústrias.

“Um processo de informatização pode aumentar muito a produtividade e reduzir as perdas em uma indústria. A porcentagem varia de empresa para empresa, quanto de seu processo está automatizado e quanto pretende investir para aumentar a produtividade. Dependendo da situação, a melhoria pode chegar, no mínimo, em 10% em produtividade, mas temos uma média de 30 a 40% na redução de perdas e aumento de efetividade”, diz Áureo Bordignon, CEO da Golden IT.

Um processo bem integrado pode rapidamente encontrar os gaps e aumentar a produção e lucratividade. Tudo começa na gestão. Muitos gestores, às vezes, caem em uma rotina e não têm tempo para fazer melhorias nos processos. Para isso, é preciso ter ferramentas, como um ERP, que o permita “enxergar” onde estão os problemas nos processos. É fundamental e faz uma diferença muito grande quando o gestor tem a informação que precisa quando precisa.

No caso de empresas de Food Service existem processos e rotinas específicas para esse ramo, e o ERP e soluções implementadas devem levar isso em conta. Por exemplo, a indústria pode investir em soluções que atuam desde a gestão de estoques, roteirização de entregas, automação de forma de vendas.

Fonte: Golden TI


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Redes supermercadistas atraem clientes com vídeos virais

Postagens feitas por empresas do varejo alimentar têm ganhado cada vez mais engajamento A rede social está cada vez mais…
Image

Coasul Supermercados inaugura loja em Dois Vizinhos, Paraná

Em prol das vítimas das enchentes no RS, 3% do valor total de vendas feitas no dia da abertura da…
Image

#AjudaSul: Atacadão Dia a Dia vende itens essenciais a preço de custo

Iniciativa foi um incentivo em apoio a causa solidária às vítimas da catástrofe no Rio Grande do Sul Como forma…
Image

Lojas de conveniência reforçam concorrência com supermercados

Crescimento acelerado de redes do setor no varejo de alimentos abre novos desafios diante de mudanças de hábitos dos consumidores…