<< Voltar pra Home

Negócios



Tecnologia auxilia as indústrias de alimentos a continuar a crescer

27 de outubro de 2022
 - 
17:39
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Tecnologia auxilia as indústrias de alimentos a continuar a crescer”

Como o uso de tecnologia integrada aos sistemas de gestão e produção de indústrias pode aumentar lucratividade e reduzir gastos desnecessários

Dados recentes divulgados pelo IBGE apontam que a produção industrial teve crescimento de 0,6% em julho se comparado com o mês de junho. Porém, se comparado com o mesmo período de 2021, a indústria teve recuo de 0,5%.

Dentro de um cenário econômico instável e flutuante, que ainda sofre grande impacto da política internacional, com a alta dos combustíveis e guerra da Rússia e Ucrânia, e tentando se recuperar depois dos anos em pandemia, o setor industrial tem buscado soluções para tornar processos mais eficientes, reduzir gastos e evitar perda de capital.

Por isso, o uso de tecnologia tem sido peça-chave para que empresas e indústrias possam retomar o quadro de crescimento. Com o advento da indústria 4.0, muitos processos passaram a ser integrados, e tudo isso é possível por conta de como a tecnologia tem chegado no mercado focada em resolver problemas e aumentar a eficiência, tanto de gestão como de produção das indústrias.

“Um processo de informatização pode aumentar muito a produtividade e reduzir as perdas em uma indústria. A porcentagem varia de empresa para empresa, quanto de seu processo está automatizado e quanto pretende investir para aumentar a produtividade. Dependendo da situação, a melhoria pode chegar, no mínimo, em 10% em produtividade, mas temos uma média de 30 a 40% na redução de perdas e aumento de efetividade”, diz Áureo Bordignon, CEO da Golden IT.

Um processo bem integrado pode rapidamente encontrar os gaps e aumentar a produção e lucratividade. Tudo começa na gestão. Muitos gestores, às vezes, caem em uma rotina e não têm tempo para fazer melhorias nos processos. Para isso, é preciso ter ferramentas, como um ERP, que o permita “enxergar” onde estão os problemas nos processos. É fundamental e faz uma diferença muito grande quando o gestor tem a informação que precisa quando precisa.

No caso de empresas de Food Service existem processos e rotinas específicas para esse ramo, e o ERP e soluções implementadas devem levar isso em conta. Por exemplo, a indústria pode investir em soluções que atuam desde a gestão de estoques, roteirização de entregas, automação de forma de vendas.

Fonte: Golden TI


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Bistek inaugura terceira loja no Rio Grande do Sul

Rede catarinense segue seu projeto de expansão no estado e prevê abrir mais três unidades em 2024 A rede catarinense…
Image

SuperLima adota práticas sustentáveis e incentiva economia local

Do interior do Ceará, supermercado mostra a todos a importância de implementar ações da agenda ESG De Limoeiro do Norte,…
Image

“Caber no bolso” é o fator mais importante de decisão de compra

Estudo mostra que, mesmo no mercado americano, aspectos como experiência, saudabilidade e preocupação com o meio ambiente ficam em segundo…
Image

Indústria tem melhor mês em novembro

Índice da GS1 Brasil mostra um crescimento no comportamento confiante do setor na renovação dos produtos A intenção da indústria…