Por Renato Müller
As avaliações de outros clientes são um dos principais fatores de decisão de compra dos consumidores no e-commerce. Segundo o estudo “The State of Google Reviews”, realizado pela SOCi, 89% das pessoas verificam as avaliações antes de realizar uma transação. Na Espanha, redes como Carrefour e Dia decidiram levar essa mesma lógica para as lojas físicas.
As empresas têm adotado um ranking de 1 a 5 estrelas, como é comum na internet, para mostrar como os consumidores avaliam seus produtos de marca propria. Cartelas colocadas nas prateleiras onde estão as indicações de preço dos produtos mostram a pontuação de cada item, em um movimento que direciona a decisão de compra dos clientes.
Os dados são coletados pela Shopadvizor, que avalia de forma independente mais de 100 mil produtos da indústria e de marcas próprias do varejo. “Dessa forma, trazemos transparência ao consumidor e estimulamos a inovação do lado dos fabricantes”, comenta Diego Chorny, CEO da empresa.
Para o executivo, em um cenário no qual os consumidores enfrentam uma avalanche de novos produtos, os comentários e avaliações de outros clientes se tornaram ferramentas essenciais para a tomada de decisão de compra. “A implementação de um sistema transparente e independente de pontuação funciona como uma forma de ajudar os clientes e permitir que os fabricantes entendam mais rapidamente os motivos para o sucesso ou fracasso de um produto”, completa.