Home SeçõesConsumidor Supermercados transformam suas marcas em item de desejo

Supermercados transformam suas marcas em item de desejo

De Administrador SH
0 Comente

Redes investem em vestuário, acessórios e brinquedos com a marca das lojas para criar linhas adicionais de receitas

Por Renato Müller

Que os supermercados estão no dia a dia dos consumidores, não é nenhuma novidade. Mas várias redes americanas estão desenvolvendo linhas de produtos para levar esse relacionamento muito além da compra e venda de alimentos. Canecas, camisetas, brinquedos e outros itens típicos de lojas de turistas ou de visitas a parques temáticos estão ocupando espaço nas gôndolas de bandeiras como H-E-B, Aldi e 7-Eleven.

Em novembro, a rede de supermercados H-E-B criou uma área somente para itens colecionáveis com sua marca, dentro de uma loja em Kerrville, no Texas, com a intenção de expandir o conceito para outros PDVs em 2023. Segundo a empresa, vender itens como camisetas, canecas e canetas com o logo da rede é uma forma de “aproximar a marca de seus fãs”.

Esse tipo de iniciativa tem vários objetivos. O primeiro, e mais claro, é reforçar o vínculo com os consumidores fiéis, que se orgulham tanto da marca a ponto de, literalmente, vestir a camisa. O segundo é gerar publicidade. “Se alguém compra produtos com o logo da marca, basicamente se transforma em um outdoor ambulante”, comenta Blake Droesch, analista sênior da Insider Intelligence. Por fim, essa pode se tornar uma linha relevante de receita ao longo do tempo, com uma margem superior à da venda de alimentos.

A rede de lojas de conveniência 7-Eleven tem usado produtos com seu logotipo não apenas como uma categoria extra, mas também como um reforço à marca nas redes sociais. No TikTok, criadores de conteúdo têm usado produtos da rede, seja em posts para a marca ou em situações mais “neutras”, como mostrar o “look do dia”, montado somente com itens próprios da 7-Eleven. A rede lançou sua linha 7Collection em agosto.

Outro caminho explorado por marcas é o uso desses produtos como brinde para os clientes em ações promocionais. A rede de lojas de conveniência Wawa segue essa linha, ao mesmo tempo em que coloca à venda itens como blusas de moletom com sua marca.

Quem dá um bom exemplo do impacto que esse tipo de ação pode alcançar é a alemã Aldi, que lançou uma linha de vestuário no Reino Unido em abril de 2021. Os produtos esgotaram rapidamente e passaram a ser vendidos no eBay por mais de três vezes o preço original. Para a temporada de Natal daquele ano, a empresa desenvolveu a linha Aldimania e, em 2022, ofereceu em abril a linha de vestuário Aldi Gear, com produtos abaixo de US$ 10. No fim do ano, foi a vez de uma nova série de itens Aldimania de vestuário esportivo, batizada como “Aldidas” pelos fãs nas redes sociais.

Leia Também

Super atualizada. Hiper Conectada

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

Sobre

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Siga-nos

@2024 – SuperHiper. Todos os direitos reservados.