<< Voltar pra Home

Negócios



Aprimorar a comunicação é primordial para empresários e executivos

1 de janeiro de 2023
 - 
21:00
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Aprimorar a comunicação é primordial para empresários e executivos”

Especialista em gestão de lojas afirma que uma conversação mais fluida permitirá melhores oportunidades nas negociações

Muitos empresários dedicam sua completa atenção ao mercado de finanças e investimentos, mas esquecem de trabalhar a própria comunicação diante de outras pessoas. O problema é ainda mais destacado em executivos de áreas mais técnicas, como a de engenharia, por exemplo.

De acordo com Cleber Brandão, especialista em negócios de produtos naturais, gestão de lojas e empreendedor focado no varejo, a comunicação é construída por meio de vivências e experiências ao longo da vida. “Na fase escolar somos estimulados a desenvolver nossas inteligências em várias áreas e existem pessoas que possuem mais facilidade para números, outras para palavras e assim por diante. Esse perfil de empresários, oriundos de áreas mais técnicas, se aprimoraram na exatidão dos cálculos e, embora necessário fosse, não houve no sistema escolar ou mesmo na graduação, um aprofundamento da comunicação verbal e escrita a ponto de suprir as necessidades do mercado. Infelizmente, essa ausência reflete na comunicação interna e externa das empresas”, relata.

Para contar com uma comunicação mais fluida, Brandão acredita que uma mudança de ambiente pode trazer uma série de benefícios. “As novas experiências adquiridas pela convivência com outras pessoas que, muitas vezes, se achavam tímidas ou incapazes de se comunicar com facilidade, podem ser de grande valor. Além disso, existem treinamentos de oratória e escolas especializadas nesse processo de desenvolvimento da comunicação. A prática é fundamental para ter mais dinamismo na hora de se expressar e, para isso, o ideal é manter o hábito de praticar, ainda que sozinho, em frente ao espelho ou gravando a própria imagem para avaliar sua evolução”, pontua.

O especialista em gestão de empreendimentos afirma que, quem se expressa melhor, consegue sanar as dúvidas dos clientes e quebrar objeções. “Quando alguém é capaz de explicar o problema do cliente melhor que ele mesmo possa descrever, será visto como a pessoa que tem autoridade no assunto. Saber se comunicar é juntar as palavras corretas e no momento oportuno, de modo que você conquiste qualquer coisa com apenas algumas sentenças ou até mesmo com a comunicação não verbal, pela forma de se expressar com o corpo”, revela.

O mercado nunca foi para amadores e, mesmo sabendo disso, muitos insistem em manter algumas tradições e não correr atrás das atualizações que o mercado exige. “Se você não se atualiza, seu concorrente faz isso e consegue um melhor posicionamento. Mas aqui não entram apenas as questões comerciais de uma compra e venda, por exemplo. Também entra o relacionamento interpessoal com os colaboradores, família e até mesmo com os amigos”, declara Brandão.

Para o palestrante, a habilidade de falar em público vem depois de muito tempo de prática. “Sempre que termino uma palestra ou entrevista, faço uma autoavaliação da minha performance. Me questiono os motivos por trás dos aplausos de pé ou até mesmo das pessoas começarem a bocejar. A prática é o que vai levar à perfeição e aceitar os erros como partes importantes do processo de construção te motiva a ir em busca do próximo acerto e não repetir erros”, relata.

Cleber acredita que as empresas devem contar com medidas para preparar melhor a comunicação de executivos que lidam com clientes, fornecedores e parceiros. “Eles trabalham incansavelmente com processos focados no crescimento do negócio. A comunicação sendo desenvolvida permitirá a esses profissionais saberem ouvir e falar ao ponto de conseguirem melhores oportunidades nas negociações. Organizações que investem em capacitação do time conseguem um melhor aproveitamento do capital humano e, consequentemente, aumentam seus lucros e produtividade”, finaliza.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Rede Dia estuda saída do Brasil devido a impacto negativo de suas contas

“Estamos avaliando diferentes opções estratégicas; não há nenhuma decisão tomada até o momento, mas será decidida ao longo do ano”,…
Image

Grupo Bahamas anuncia construção da sua segunda loja em Ituiutaba (MG)

“Estamos muito felizes em expandir nossa presença nessa cidade que tem um grande potencial de crescimento e que nos acolheu…
Image

SP: Sonda reinaugura loja no Boavista Shopping

Novo conceito empregado no estabelecimento proporciona maior experiência de compra, tornando-a mais confortável e agradável Seguindo com seu plano de…
Image

Páscoa: Lacta reforça portfólio para presentear com caixa de variedades comemorativa

Favoritos, Sonho de Valsa e Ouro Branco ganham edições especiais, com frases que expressam sentimentos Presentear é um dos atos…