Início » Seção » Supermercados tradicionais perdem espaço no varejo americano

Supermercados tradicionais perdem espaço no varejo americano

Em 2025, lojas focadas em perecíveis e em descontos tiveram desempenho acima da média

De Redação SuperHiper
0 Comentários

Por Renato Müller

O pêndulo do varejo supermercadista americano tem apontado para redes que têm um mix mais amplo de produtos frescos e para empresas focadas em descontos. Ao mesmo tempo, supermercadistas tradicionais, que tentam ser um pouco de tudo, ficam para trás.

Essa é a conclusão de um relatório divulgado pela Placer.ai, consultoria especializada em análise do varejo supermercadista dos EUA. Segundo a empresa, os formatos de alimentos frescos tiveram, nos últimos 4 trimestres, um crescimento de 7,1%, 9,8%, 10,5% e 10,9% no número de visitantes na comparação anual. Os supermercados tradicionais, por sua vez, cresceram apenas 2% no consolidado de 2025.

“A oferta de alimentos preparados, refeições prontas e salad bars nos supermercados focados em alimentos frescos oferece uma alternativa mais acessível aos restaurantes, além de trazer uma ênfase em saúde e bem-estar que se tornou prioridade entre os consumidores”, comenta Ezra Carmel, analista da Placer.ai.

Outro segmento em alta foi o de varejistas de descontos, incluindo clubes de atacado. “A capacidade do setor em trazer ofertas, gerando economia no orçamento, ampliou o fluxo nas lojas”, comenta Carmel.

Esses padrões indicam que, no varejo supermercadista americano, os consumidores estão cada vez mais voltados a qualidade e preço, uma tendência que também tem impulsionado a expansão dos produtos de marca própria.

Leia Também