Metade das redes varejistas acompanham o histórico de compras dos clientes em vários canais
Por Renato Müller
Nos países de língua inglesa, o varejo aumentou seus investimentos na coleta, análise e gestão de dados para acompanhar o comportamento dos clientes, melhorar seus programas de fidelidade e entregar melhores experiências para os consumidores.
De acordo com dados da consultoria PYMNTS, que entrevistou 300 grandes redes dos Estados Unidos e Reino Unido, 50% dos supermercadistas estão investindo em inovações que permitam acompanhar o comportamento de compra dos clientes em todos os canais de relacionamento. Além disso, 37% ampliaram seus recursos de análise de dados e 32% estão melhorando seus programas de fidelidade.
De forma geral, os supermercados têm procurado aumentar a capacidade de coletar dados em primeira mão, obtendo informações mais precisas sobre o comportamento dos consumidores. Um exemplo é a Instacart, que recentemente lançou uma ferramenta de busca baseada em Inteligência Artificial. O Ask Instacart usa o ChatGPT em conjunto com os modelos proprietários de IA da varejista para melhorar o entendimento sobre o que os clientes procuram em sua plataforma. A ideia é que o refinamento dessas informações permita antecipar as preferências dos consumidores e lembrá-los de compras recorrentes, com base em seu histórico de consumo.
Outro caso é o da rede americana SaveMart, que lançou sua rede de retail media como uma extensão de seus aplicativos para celular. Dessa forma, a rede utiliza os dados de compra dos clientes para fazer o match entre a publicidade da indústria e as necessidades dos consumidores – aumentando a eficiência das ações promocionais e ampliando vendas e cestas de compras.