Limpeza e higiene, mercearia e bebidas alcoólicas são as categorias mais buscadas nos e-commerces de hipermercados e atacarejos
O primeiro semestre de 2023 foi bastante profícuo para as redes de supermercados e atacarejos que atuam no e-commerce: o período registrou aumento de 43% na audiência em relação ao primeiro semestre de 2022. O mesmo estudo identificou o aumento da presença das redes supermercadistas no ambiente digital, onde a quantidade de players triplicou no último ano. Categorias como limpeza e higiene, mercearia e bebidas alcoólicas e não alcoólicas estão entre os mais procurados no mercado digital, sendo os principais responsáveis pelo aumento da audiência.
De acordo com o relatório Webshoppers, produzido pela NielsenIQ Ebit, no período entre 2021 e 2022, a categoria alimentos e bebidas teve um crescimento de 82,8% com relação ao número total de pedidos. Perfumaria e cosméticos, da mesma maneira como saúde, tiveram um aumento de 22,5% e 16,9%, respectivamente.
“O shopper de hoje é ávido por informação onde quer que esteja, seja no mundo físico ou digital. O e-commerce que não falar o idioma do conteúdo e omnicanalidade corre o sério risco de não conseguir se comunicar com seu cliente”, aponta Andrea Miranda, CEO da Standout. Ela destaca que o investimento em estratégias mobile deve ser a primeira estrtégia para quem quer entrar nesse mercado.
O trade marketing digital abrange toda informação, em seus vários formatos, e a precisão em se comunicar com o cliente nesta ‘última milha’. É estar ao lado do shopper ajudando-o na decisão de encontrar o produto mais aderente às suas necessidades para colocar no carrinho”, salienta Miranda.
Fazer uso das estratégias de trade marketing digitalmente é “poderoso e eficaz, tanto para as marcas quanto para o varejo impulsionarem as vendas do comércio digital, e ao mesmo tempo ter presença e ativação com o cliente”, finaliza a executiva.