Varejistas adotam ferramenta de Inteligência Artificial para aumentar personalização de mensagens e solucionar dúvidas dos consumidores
O ChatGPT, a plataforma de Inteligência Artificial que produz textos a partir de perguntas feitas pelos usuários, já invadiu os supermercados. Na semana passada, a plataforma americana de delivery Instacart anunciou uma parceria com a Open AI (criadora do ChatGPT) para construir um recurso do tipo “Pergunte ao Instacart”.
Quando o Ask Instacart estiver disponível, ainda este ano, os consumidores poderão fazer perguntas sobre o preço dos produtos, dados nutricionais ou dicas de preparação e harmonização de itens em suas listas de compras. A ideia do serviço surgiu internamente, a partir de uma equipe criada para entender como ferramentas como o ChatGPT poderiam melhorar o atendimento aos clientes.
Já na Europa, no mês passado o Carrefour produziu seu primeiro vídeo produzido a partir das respostas do ChatGPT às perguntas mais frequentes dos consumidores. O anúncio de 30 segundos traz um robô que, em francês, responde questões como “é possível usar o site do Carrefour para comprar melhor e mais barato?”. “Nossos times de inovação e dados estão desenvolvendo casos de uso do ChatGPT e de AI Generativa em geral”, disse Elodie Perthuisot, diretora de e-commerce da varejista, em um post no LinkedIn.
O uso de ferramentas de Inteligência Artificial tem um potencial maior de resultados quando os sistemas lidam com uma ampla base de dados, como grande número de clientes recorrentes e um mix de produtos muito diversificado. Por isso, a tecnologia tem apelo no setor supermercadista, auxiliando, por exemplo, na recomendação personalizada de produtos para os clientes e até mesmo no tom de voz a ser adotado na comunicação com diferentes consumidores.