<< Voltar pra Home

Tecnologia



Supermercado testa preços decididos por inteligência artificial

10 de maio de 2021
 - 
10:52
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Supermercado testa preços decididos por inteligência artificial”

Tecnologia reduz preços de acordo com a data de validade de produtos, a fim de evitar desperdício de alimentos em supermercados

A rede de supermercados Metro vai testar esse sistema que utiliza inteligência artificial (IA) para ajustar preços automaticamente e minimizar as perdas em lojas selecionadas na Polônia, com a bandeira Makro.

A solução aplica um ajuste automático de preços de acordo com a duração do produto. Funciona assim: quanto mais próximo da data de validade, mais barato o item custará. O valor reduzido será revelado ao consumidor no caixa ou em etiquetas posicionadas nas prateleiras. O sistema também avisa quando o estoque estiver acabando.

A ideia é que os consumidores optem pelos artigos mais em conta para evitar o descarte e ajudar o meio ambiente. Segundo a startup, a tecnologia já reduziu o desperdício de alimentos em 40%. A Wasteless espera duplicar essa cifra com o refino do sistema, “incluindo o desenvolvimento das capacidades dos motores de IA”.

Com o sistema criado pela Wasteless, os produtos ficam em posição de destaque em seu local original. Por exemplo, um iogurte que expira em 7 dias pode ficar ao lado do iogurte que expira duas semanas depois, com os rótulos eletrônicos refletindo automaticamente a diferença nas datas de validade. Além disso, as lojas também podem optar por exibir os preços em um aplicativo, e não nas prateleiras. Para Oded Omer, fundador e CEO da Wasteless, a solução também proporciona uma oferta mais transparente direcionada ao consumidor.

“Sempre que um produto é removido de sua seção regular, ele vai para longe dos outros produtos similares e até mesmo recebe uma etiqueta de preço de outra cor. Isso tudo cria, imediatamente, um estigma na mente do consumidor”, diz Oded Omer. “E não é culpa desse consumidor, é apenas a sua forma de fazer uma compra mais inteligente, gastando a mesma quantidade de dinheiro em algo que vai durar muito mais tempo. Com isso, precisamos incentivá-lo a tomar uma decisão de fato inteligente, tornando mais atraentes esses produtos um pouco mais antigos.”

A iniciativa da Metro/Makro faz parte de uma meta definida pela empresa em 2016, que visa erradicar pela metade o desperdício de alimentos em suas operações até 2025. A companhia possui mais de 600 lojas em todo o mundo, segundo o jornalista Bruno Gall De Blasi.

“Quando se trata de abordar o impacto ambiental e, ao mesmo tempo, melhorar a lucratividade, vemos um alto potencial na tecnologia Wasteless”, disse Veronika Pountcheva, diretora global de responsabilidade corporativa da Metro. “Estamos ansiosos para lançar o teste na Polônia para entender como os clientes, bem como nossas próprias operações se beneficiam”.

A inovação da Wasteless pode representar uma importante solução para grande parte do desafio do desperdício de alimentos, que é gigantesco. Segundo o Índice de Desperdício de Alimentos 2021 – do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e da organização britânica de resíduos WRAP –, em 2019, foram 931 milhões de toneladas de alimentos desperdiçados. Com isso, é possível afirmar que 17% da produção total de alimentos do mundo foram para o lixo. O comércio – ou seja, supermercados e pequenas lojas – são responsáveis por 13% desse índice.

Fonte: Tecnoblog


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Levinho, o Toddynho da caixinha azul com menos açúcares e gorduras

Marca usa nova embalagem para colocar Toddynho Levinho na lembrança dos consumidores e reforçar seus diferenciais nutricionais Toddynho, marca tradicional…
Image

Supermercados Correia diminuem perdas e custos de tesouraria com cofre inteligente

“Trabalhamos com margens apertadas e todo ganho é fundamental”, declarou Vitorino Correa Neto, diretor da rede Em 2023, Vitorino Correa…
Image

Carteira digital CencoPay da Cencosud é lançada no Brasil

Ferramenta disponível para clientes Prezunic permite acúmulo de cashback e utilização do saldo para pagamento de compras na própria rede…
Image

Covabra Supermercados abre 15 vagas de emprego para loja de Limeira (SP)

As oportunidades abertas são para as duas unidades da cidade; currículos devem ser entregues na loja Jardim Aquarius A primeira…