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Supermercado é canal preferencial para compra de vinhos

Pesquisa inédita revela protagonismo de rótulos brasileiros entre mais jovens e mulheres. Destaque para praças do Sul e Sudeste

De Redação SuperHiper
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O supermercado é a opção preferida dos brasileiros na hora de comprar vinhos. O canal responde por 89% das aquisições da bebida, na sequência ficam empórios e lojas on-line, com respectivamente participações de 40% e 27%. Os fatores decisivos na hora da compra são: preço (29%), facilidade de acesso (28%), variedade de opções (27%), além de recomendações de amigos/familiares (40%) e origem do produto (26%). Entre os atributos mais valorizados, de novo, preço lidera, seguido por tipo de uva. Quanto a valores, 45,4% dos consumidores optam por rótulos na faixa de R$ 30 a R$ 70.

Os dados são da nova pesquisa nacional conduzido pelo Instituto MDA Pesquisa por meio de um convênio entre o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) e o Sebrae Nacional. O levantamento marca a semana que celebra o vinho nacional, a partir de domingo (1º).

A pesquisa ouviu 1.709 pessoas que consomem bebidas alcoólicas, entre os dias 28 de janeiro e 6 de fevereiro de 2025, revelando um panorama positivo para o setor e para a categoria que compõem a cesta de bebidas.

Segundo os dados, 70% dos entrevistados afirmaram ter consumido vinho brasileiro nos últimos seis meses e 66% realizaram alguma compra no período, com destaque para consumidores mais jovens (18 a 24 anos), especialmente mulheres, com maior escolaridade e renda, e residentes nas regiões Sul e Sudeste.

“Os resultados confirmam que temos um produto de qualidade, competitivo e com forte identificação com o consumidor nacional. O vinho brasileiro está presente na mesa das famílias e em momentos de celebração, lazer e bem-estar”, destaca o presidente do Consevitis-RS, Luciano Rebellatto.

Entre os consumidores que compraram vinho nos últimos três meses (68,5% dos entrevistados), mais da metade (52%) consome a bebida diariamente ou semanalmente, o que reforça a fidelização do público. A pesquisa também revelou que 57% compram vinho uma ou mais vezes por mês, com maior concentração de compra na faixa entre R$ 30 e R$ 70, o que demonstra o potencial de competitividade da bebida nacional nas faixas de preço mais acessíveis.

O estudo mostra o vinho tinto como o preferido por 80% dos consumidores, com maior adesão ao tipo suave (63%), especialmente entre mulheres jovens, e ao tinto seco (49%), mais consumido por homens com escolaridade e renda mais elevadas. Os momentos mais associados ao consumo do item incluem ocasiões de relaxamento (45%), refeições em casa (41%), datas comemorativas (38%) e encontros sociais (30%).

Apesar do avanço do consumo, o setor ainda enfrenta desafios, como a percepção de que o vinho tem preço elevado (citado por 52% dos entrevistados) e a necessidade de ampliar o conhecimento do público sobre o universo da bebida. Ainda assim, a tendência é de crescimento, com novos consumidores sendo atraídos pela diversidade, qualidade e identidade do produto nacional. “O vinho brasileiro tem uma conexão única com os sabores, os territórios e a cultura do nosso País e esta pesquisa nos dá ainda mais confiança para seguir investindo em promoção, qualificação e aproximação com os consumidores”, reforça o presidente do Consevitis-RS.

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