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Supermercado do futuro: o metaverso entra em ação para compras no digital

De Renata Ruiz
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Armazém do Grão já se prepara para um futuro próximo, as compras no metaverso, que irá elevar a experiência do consumidor

Já imaginou realizar compras em um ambiente totalmente imersivo, mas estando em qualquer lugar do mundo? É isso que o Armazém do Grão, rede de supermercados do Rio de Janeiro (RJ), está propondo para daqui alguns anos, com um novo canal para o shopper acessar: o Metaverso.

O Metaverso é um ambiente digital que reproduz a realidade usando tecnologias como Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA). Nele, cada um tem o seu avatar e interage com o lugar e com os produtos, ou seja, o shopper tem a oportunidade de ir visitar diferentes espaços para compreender a origem de cada item que ele está comprando. Essa imersão tem um potencial enorme de elevar a experiência de compra do consumidor online, além de atender a desejos de futuras gerações.

“Isso já é uma realidade e, daqui 10 anos, já teremos pessoas que vão querer ter essa experiência para consumo. Por isso, o Armazém do Grão desenvolveu essa plataforma”, explica o CEO do Armazém do Grão, Antoane Corrêa, em entrevista à SuperHiper. A ferramenta já está disponível para acesso online ou via aplicativo mobile, mas ainda não é possível finalizar uma compra. Antoane afirma que a expectativa é para daqui cinco anos os seus clientes possam realizar as suas compras via realidade imersiva e que, daqui 10 anos, já existirá um mercado consolidado. Vale destacar que esse é um investimento de médio a longo prazo. Para a empresa desenvolver esse protótipo, o investimento foi em torno de R$ 70 mil.

Como irá funcionar?

Diferente do mercado online tradicional, que a pessoa entra no site, clica no produto e coloca no carrinho, o Metaverso vem com um outro objetivo: proporcionar experiência e prazer de uma ponta a outra para o consumidor final. Em um ambiente gamificado, como já acontece atualmente em jogos como Roblox e Minecraft, cada um terá o seu avatar, andará com o seu carrinho e pegará o produto com a sua mão digital.

Além disso, o cliente terá a oportunidade de conhecer profundamente aquilo que está levando, algo que cada vez mais o consumidor pede. De acordo com a pesquisa internacional Omnichannel Retail Trends 2023, 25% das pessoas não finalizam a compra se a marca não for ambientalmente consciente. Com essa tecnologia, será possível conhecer a marca além do produto oferecido.

“Se o consumidor for comprar um vinho e tem preferência pelo Francês, mas não tem nenhum conhecimento sobre o assunto, ele pode clicar no ícone desejado e se transportar para outra plataforma, que proporcionará uma visita à vinícola, sua história, o processo, a colheita, a fermentação, entre muitos outros dados”, explica o CEO. Ainda, Antoane acredita que o consumidor não irá comprar somente pelo preço, mas irá querer saber, cada vez mais, a procedência do produto.

E essa é a realidade que se mostra principalmente em gerações como a Z, nascidos entre 1995 e 2010, que preza consumir de marcas que tenham os mesmos propósitos e valores que eles. Além disso, os zoomers são nativos digitais, que buscam por uma experiência fluida e sem barreiras, com uma navegação intuitiva.

O Armazém do Grão já vê isso como uma tendência e, para isso se consolidar nos próximos anos, é necessário também uma parceria com a indústria. “Eu estou vendendo para a indústria mais um canal para divulgar a história dele”, diz o executivo. Essa conexão pode ser construída dentro de uma única grande plataforma, ou por meio de links entre os metaversos parceiros.

O Metaverso irá substituir as lojas físicas?

O Metverso se apresenta não para competir com os ambientes físicos, e sim como mais um canal de vendas para o varejista e de vivência para o shopper. O mercado físico, on-line e, agora, o imersivo digitalmente, se apresentam com propostas diferentes.

O on-line é para atender o perfil da pessoa que não tem tempo e precisa escolher seus produtos de forma rápida, com apenas um clique. O ambiente físico já tem um outro intuito, apresentando uma maior experiência do que a compra via web ou aplicativo, com atendimento e personalização maior.

“Serei um cliente Metaverso quando terei que brincar com o meu filho e ao mesmo tempo fazer compras. Também estarei nesse ambiente, por exemplo, se eu quiser viajar e conhecer as vinícolas daquele lugar. Com esse ambiente, estamos criando mais canalidade de vendas e experiência”, finaliza Corrêa.

Para acessar o Metaverso criado pelo Armazém do Grão, basta acessar o site do Spatial ou baixar app Spatial e curtir a experiência!

Antoane Corrêa, CEO do Armazém do Grão

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