Depois de se estabelecer como um modelo de negócios prático, acessível e lucrativo, o sistema de minimercados em condomínios começa a ganhar outros espaços, como empresas, hotéis e shoppings centers. Uma das maiores rede de minimercados no Brasil, a SmartStore conta hoje com lojas espalhadas em todo o País e vem trabalhando na internalização da marca em países como Colômbia e Estados Unidos.
Em entrevista exclusiva à SuperHiper, o diretor de expansão da SmartStore, Oberdan Siqueira, nos contou um pouco sobre a jornada da empresa, os planos de expansão da marca e muito mais.
Boa leitura!
Há quanto tempo a SmartStore atua com mercadinhos em condomínios? Fale um pouco sobre a história da empresa…
A concepção do projeto ocorreu em novembro de 2019, e nossa primeira loja foi inaugurada em abril de 2020, na cidade de Campinas/SP.
A ideia de negócio surgiu durante um curso realizado por um dos sócios, que incluía uma dinâmica na qual os participantes deveriam expor os desafios de seus negócios, enquanto os demais apresentavam sugestões de ideias para solucioná-los. Um dos participantes possuía um mercadinho de bairro e demonstrou interesse em transformá-lo em uma franquia. Evandro Machado, um dos sócios da SmartStore, que já atuava no mercado de franquias, contribuiu com algumas sugestões, e foi nesse contexto que a ideia começou a tomar forma.
Uma das propostas apresentadas foi a criação de um modelo de negócio autônomo, com menor dependência de funcionários para atendimento e que permitisse um controle de público, garantindo maior segurança. Assim, nasceu o conceito de um mercado autônomo voltado para condomínios residenciais.
De volta ao escritório em Campinas/SP, Evandro apresentou a ideia aos demais sócios, Helton Guimarães e Hewerton Guimarães, em uma reunião na qual o conceito foi aprimorado. Além disso, identificamos que, em nossa outra rede, já atendíamos muitos condomínios e percebemos que esses locais poderiam ser um ambiente ideal para validar a hipótese de um mercado autônomo. Afinal, o público nesses espaços é bem controlado e, em termos de segurança, é pouco provável que alguém cometa irregularidades no lugar onde mora. Assim surgiu o embrião da SmartStore Brasil.
A SmartStore faturou quanto em 2023, somadas todas as operações e qual a expectativa para 2024?
Em 2023 o faturamento foi de R$ 203 milhões. Em 2024 o fechamento previsto é de R$ 311 milhões.
Quantos condomínios são atendidos pela SmartStore hoje Brasil, Colômbia e Estados Unidos?
No Brasil atendemos 1760 condomínios, na Colômbia 18 e nos Estados Unidos já estamos presentes com seis minimercado.
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Como foi desenvolvido o processo de internacionalização da marca na Colômbia e Estados Unidos?
Anualmente, refinamos nosso Five-Year Plan (5YP). Durante uma dessas discussões, surgiu de forma natural a hipótese de internacionalização. Em viagens aos Estados Unidos, percebemos que o modelo de minimercados era pouco difundido e que os americanos valorizam muito a conveniência e os serviços. Um exemplo claro disso é o fato de não pagar gorjeta em restaurantes ser considerado falta de educação.
A conveniência é tão importante para os americanos que, em grandes supermercados, como o Walmart, é comum encontrar máquinas de venda automática de bebidas na entrada. Curiosamente, uma lata de refrigerante nessas máquinas custa o dobro do preço do mesmo produto dentro do mercado, mas ainda assim elas registram um grande volume de vendas. Essas observações nos deram a convicção de que havia uma oportunidade significativa para o nosso modelo de negócio naquele mercado.
Como próximos passos, contratamos um escritório de advocacia local para nos assessorar em relação às leis do país e avaliar se havia algum impeditivo para o nosso modelo de negócios. Após obtermos uma sinalização positiva, avançamos com a parte burocrática. Atualmente, estamos focados na expansão das vendas e na abertura de novas unidades.
Na Colômbia, optamos pelo país devido à proximidade cultural e à parceria estabelecida com um parceiro local, que está auxiliando na expansão do negócio.
Para o projeto internacional, realizamos um estudo de branding e decidimos trabalhar com a marca AlwaySmart, que apresentou melhor aceitação durante as pesquisas realizadas previamente.
Quantas lojas vocês possuem fora do Brasil e quantas pretendem inaugurar nos próximos anos?
Atualmente, contamos com 24 unidades em operação internacional, e nossa projeção para os próximos três anos é inaugurar mais 180 unidades.
A empresa se adapta às necessidades específicas de cada condomínio? O mix de produtos é personalizado?
Sim. Temos uma lista inicial para a abertura da loja, contudo desde a aprovação do projeto já começamos a coletar sugestões de itens. Esse é um processo ininterrupto.
A SmartStore utiliza algum sistema de gestão para facilitar as compras dos moradores? Existem aplicativos ou plataformas online?
Sim, seguimos o conceito de no friction, entendendo que é essencial oferecer ao consumidor a forma mais cômoda e fácil de pagamento. Disponibilizamos dois totens para pagamento e aceitamos todas as modalidades disponíveis.
Além disso, contamos com um aplicativo que permite ao morador: consultar o estoque da loja em tempo real, enviar sugestões, preencher pesquisas de satisfação, desbloquear compras de bebidas alcoólicas (+18 anos) e muito mais.
Nosso slogan, “Simplificando vidas”, está presente em todos os aspectos do negócio, com o objetivo de tornar a experiência de compra não apenas intuitiva, mas, acima de tudo, fácil!
Qual tamanho do espaço é necessário para a instalação de um mercadinho?
A partir de 10 metros quadrados conseguimos elaborar um projeto personalizado.
Quais equipamentos são necessários (refrigeradores, freezers, balanças, etc.)? A empresa fornece ou o condomínio precisa adquirir?
Em nosso modelo, contamos com licenciados locais que atuam como nossos representantes. A montagem da unidade tem custo zero para o parceiro, pois todos os equipamentos e eventuais benfeitorias no espaço são custeados pela SmartStore.
Quais medidas de segurança são adotadas para evitar furtos e garantir a qualidade dos produtos?
Nosso sistema monitora as datas de validade dos produtos, notificando em tempo real aqueles que estão próximos do vencimento, permitindo que o licenciado os retire de forma antecipada.
Para lidar com furtos, as lojas são equipadas com câmeras inteligentes que cruzam os movimentos dos clientes com o armazenamento de imagens. Nosso sistema conta com uma matriz de análise do comportamento do cliente no checkout, que identifica padrões previamente definidos. Caso seja detectado um comportamento suspeito, o licenciado recebe um alerta de possível desvio e pode verificar as imagens das câmeras. Em algumas lojas, implementamos também o controle de acesso, sempre alinhando previamente essas estratégias com o condomínio.
Paralelamente, estamos desenvolvendo uma inteligência artificial que coleta e analisa as imagens das câmeras das lojas. Com base em algoritmos avançados, essa IA é capaz de identificar furtos de forma automática. Atualmente, estamos na fase de testes piloto e refinamento dos algoritmos.
Qual é o custo total para quem deseja investir em um mercadinho da SmartStore e quanto tempo leva para colocar em operação?
O investimento é em torno de R$ 40 mil. E o tempo de implantação, após aprovação pelo condomínio, é de 45 a 60 dias.