Tecnologia acelera experiência de compra dos clientes e aumenta rentabilidade dos pontos de venda
Por Renato Müller
A loja física continuará sendo essencial no dia a dia dos consumidores – mas os supermercados precisam embarcar cada vez mais tecnologia para acompanhar as mudanças de comportamento dos clientes. Um bom exemplo disso é a evolução dos terminais de autoatendimento: o self checkout vem ganhando recursos que diminuem quebras, furtos e perdas, ao mesmo tempo em que facilitam o processo de pagamento.
“A tendência é que o self checkout seja utilizado em outras áreas da loja e não somente no pagamento”, comenta Matt Miles, diretor da Diebold Nixdorf, fabricante de equipamentos para o PDV. “Pedidos nas operações de food service, carrinhos de compra inteligentes e até mesmo customização de produtos são algumas áreas em que temos visto um aumento da demanda pelo autoatendimento dentro dos supermercados”, afirma o executivo.
De acordo com Miles, isso acontece porque os consumidores procuram formas de atendimento simples, rápidas e que facilitem seu dia a dia. Essa busca por simplificação permite o uso de uma série de recursos, incluindo reconhecimento facial, para acelerar a escolha de produtos e facilitar o pagamento nas lojas.
Para o varejo, a tecnologia também traz uma série de benefícios. “Com a dificuldade de contratação de mão de obra, o varejo americano precisa fazer com que seus times sejam ainda mais produtivos. Tecnologias de autoatendimento aumentam a eficiência do trabalho no varejo e reduzem as filas em todas as áreas das lojas”, comenta David Wilkinson, vice-presidente executivo da NCR Commerce.