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Internacional

“Efeito Ozempic” corta US$ 6,5 bilhões nas vendas de supermercados

De Redação SuperHiper 23 de julho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Renato Müller

O crescimento do uso de medicamentos que controlam o hormônio GLP-1 no organismo humano já tem um impacto marcante sobre o consumo de alimentos. Dados divulgados pela Big Chalk mostram que as vendas de alimentos perecíveis e industrializados nos Supermercados já foram impactadas em US$ 6,5 bilhões, com perdas que vão de 1,2% a 2,9% das vendas, dependendo da categoria.

Isso acontece porque o uso de medicamentos para controle da diabetes (muitos dos quais são usados para emagrecimento) afeta a disposição para o consumo de alimentos. De acordo com os dados da Big Chalk, os usuários de medicamentos de controle de peso são 65% mais propensos a diminuir o tamanho das porções de cereais, 48,5% a adquirir refeições prontas menores e 36,6% a reduzir as porções de refrigerantes.

Uma vez que 8,2% dos adultos americanos pretendem começar a usar medicamentos GLP-1 nos próximos 12 meses, a tendência é que a mudança nos padrões de consumo nos supermercados aconteça ainda mais fortemente a partir de agora. “Já estamos percebendo um impacto real nos volumes de vendas”, comenta Rick Miller, sócio da Big Chalk. Para ele, isso muda a discussão estratégica na indústria de bens de consumo. “O foco deixa de estar em quanto produto colocar em uma embalagem para oferecer mais por menos, pois cada vez mais consumidores não querem tanto produto para início de conversa”, diz.

Segundo a consultoria, marcas e varejistas precisam repensar seus sortimentos, precificação e promoções para atender consumidores que estão consumindo porções menores, mas aumentando a variedade do que comem. “Os medicamentos GLP-1 têm um efeito massivo em categorias como cereais, chocolates e doces, e esse efeito não irá diminuir ou desaparecer”, acredita Amanda Oren, VP de estratégia para a indústria de alimentos da Selex Solutions, que desenvolve soluções tecnológicas para a cadeia de suprimentos.

23 de julho de 2025 0 Comentários
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Lojas

Asun reinaugura loja em Cidreira (RS) com retrofit e ampliação de área de vendas

De Redação SuperHiper 22 de julho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O Grupo Asun vai reinaugurar, no dia 15 de outubro, a unidade de Cidreira, no Litoral Sul gaúcho. A loja passou por um processo completo de retrofit e será entregue com 800 metros quadrados a mais de área de vendas, equipamentos novos, estrutura modernizada e melhorias voltadas à experiência dos clientes. A operação faz parte do plano de qualificação da rede, que investe em modernização e ganho de eficiência em unidades estratégicas para a companhia.

O valor total investido na revitalização da unidade foi de cerca de R$ 20 milhões, com destaque para melhorias em infraestrutura, tecnologia e conforto. A reforma teve início em dezembro de 2024 e compreende três etapas: desmobilização da loja antiga, construção do novo espaço e demolição da estrutura da unidade provisória. Desde março de 2025, a loja provisória garantiu o abastecimento da cidade e a manutenção do atendimento aos clientes. Durante o período de obras, a operação foi mantida em funcionamento, com uma estrutura compacta.

“É uma das nossas melhores unidades em termos de vendas e fluxo. Mesmo operando de forma reduzida, conseguimos manter praticamente o mesmo mix de produtos e o atendimento aos clientes, sem comprometer o andamento da obra”, explica o gerente de expansão do Grupo Asun, Ernesto Machado Ortiz.

A nova estrutura trará impactos positivos tanto para os clientes quanto para a equipe. O número de colaboradores, que varia de aproximadamente 110 no ano e a 160 no verão, será ampliado.

Seções, como rotisseria, padaria, açougue e estoque, ganharam reforço em área e infraestrutura. Além disso, o projeto envolve uma cozinha própria para a produção de alimentos na loja.

Com estrutura moderna em pré-moldado de concreto, piso de alta resistência e nova organização de layout, a loja foi pensada para oferecer mais conforto, fluidez e eficiência. Outro destaque é a atualização tecnológica, com informatização completa e dispositivos de rede que garantem maior velocidade no processamento de dados — o que traz reflexos diretos para a agilidade do atendimento e o controle das operações.

A conclusão total das obras, com demolição da loja provisória e finalização do novo estacionamento, está prevista para dezembro.

22 de julho de 2025 0 Comentários
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ConsumidorNegócios

Vitória Supermercados completa 21 anos

De Redação SuperHiper 22 de julho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Julho é mês de festa no Vitória Supermercados. A rede, que nasceu no centro de Manaus (AM), se tornou referência em economia, qualidade e variedade na capital amazonense, e celebra neste mês 21 anos de história. Atualmente, a varejista tem sete unidades distribuídas estrategicamente por Manaus e um mix com mais de 15 mil itens – incluindo açougue, peixaria, empório, fiambre, padaria e hortifrúti. Além disso, emprega mais de mil colaboradores.

Fundado em 2004 por Joabson Agostinho Gomes, o Vitória começou como um pequeno mercado de bairro e, ao longo dos anos, conquistou os manauaras com atendimento próximo e preços acessíveis. A segunda unidade surgiu no bairro São José, marcando a transição para um supermercado de médio porte e, a partir de 2017, a marca se consolidou com a inauguração de sua primeira grande loja.

Todas os estabelecimentos do Vitória oferecem estacionamento, algumas com estrutura coberta, e formas de pagamento facilitadas, como o cartão próprio da rede, parcelamento em até três vezes sem juros, além de bandeiras Visa e Mastercard.

Paralelamente aos preços competitivos, a rede é reconhecida por suas promoções fixas semanais, como: Terça Verde, com ofertas em hortifrúti; Quarta e Quinta da Carne, com cortes especiais; Sexta da Fralda e do Tambaqui, com espinha retirada gratuitamente; e Mega Torra Torra, nos três últimos dias do mês, com grandes descontos em todas as seções.

Expansão e responsabilidade social

Nos últimos anos, o Vitória ampliou sua presença com duas novas unidades. Em 2022, a loja do bairro Japiim trouxe uma estrutura moderna, com 2.800 metros quadrados, 23 caixas e um dos maiores açougues da cidade. Já em 2023, a unidade da Avenida do Turismo (bairro Tarumã) foi inaugurada com mais de mil metros de área de vendas, 12 caixas e estacionamento com 150 vagas.

A responsabilidade social está presente nas ações da companhia. Todos os meses, o fundador Joabson Agostinho Gomes promove a doação de cerca de 500 cestas básicas a famílias em situação de vulnerabilidade na capital amazonense.

Fonte: G1 / Publieditorial

22 de julho de 2025 0 Comentários
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Lançamentos

Maggi apresenta ‘Meu Segredo’ no formato sachê

De Redação SuperHiper 22 de julho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Maggi acaba de apresentar o seu mais novo lançamento: Maggi Meu Segredo em Sachê. A inovação chega ao mercado como o único tempero granulado do Brasil, oferecendo um mix único de temperos bem picadinhos para garantir muito sabor nos preparos. Além disso, sua textura granulada permite uma dissolução rápida e uniforme, potencializando o aroma e o sabor dos pratos com mais praticidade.

Disponível nos sabores Frango, Carne e Legumes, o produto é uma solução versátil para quem busca temperos práticos e de qualidade para o dia a dia. A novidade é ideal para deixar as receitas caseiras ainda mais especiais.

Para apresentar essa novidade ao público, a marca aposta em ações estratégicas que aproximam os consumidores do novo tempero, proporcionando oportunidades para que experimentem e comprovem sua qualidade e diferencial. Como parte desse movimento, foi lançada uma campanha integrada de lançamento do produto, com plano de mídia on e off, e que destaca o mix único de temperos bem picadinhos, agora também no formato sachê, o grande diferencial do lançamento.

Degustações dentro e fora dos pontos de venda também serão realizadas para evidenciar sua praticidade e sabor. Além disso, a icônica Galinha Azul, símbolo afetivo da marca, marca presença nessa jornada, despertando memórias especiais e reforçando a tradição do produto.

“Meu Segredo é uma marca que está há mais de 20 anos no mercado, e Maggi sempre esteve presente na cozinha dos brasileiros, levando sabor e praticidade para o dia a dia. Com Meu Segredo agora no formato Sachê, o mais consumido da categoria, inovamos ao trazer um tempero granulado (mix único de temperos bem picadinhos), com sabor intenso e dissolução rápida, tornando as receitas ainda mais irresistíveis. Queremos que mais pessoas descubram essa novidade e se inspirem a criar pratos deliciosos para a família e os amigos”, afirma a gerente executiva de marketing de Maggi, Isadora Escobar.

A novidade já está disponível nos principais pontos de venda do Brasil. Para saber mais sobre essa e outras novidades, acompanhe Maggi nas redes sociais e experimente transformar suas receitas com mais sabor e praticidade.

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Lançamentos

Possible amplia acesso a bebidas vegetais

De Redação SuperHiper 22 de julho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Possible é uma marca brasileira de bebidas vegetais pronta para beber, criada com o objetivo de oferecer uma opção acessível, prática e equilibrada para o consumo diário. Parte do portfólio da Positive Company, mesma criadora de A Tal da Castanha e Plant Power, o Possible tem como foco a democratização do acesso a produtos plant-based que aliam sabor, leveza e funcionalidade.

O nome da marca representa o seu propósito: tornar possível uma mudança de hábitos sem abrir mão do sabor e da saúde. A mensagem principal reforça essa proposta, de que é possível experimentar o natural com um sabor agradável e adotar uma alimentação mais equilibrada de forma leve e prazerosa. Possible está pronto para conquistar novos consumidores com praticidade, qualidade nutricional e sabor.

Os produtos da linha são certificados pelo programa internacional Monash University como low FODMAP, o que os torna adequados para pessoas com intolerâncias alimentares ou que seguem dietas específicas para a saúde intestinal. Além disso, a linha é adequada para pessoas que seguem dietas veganas ou vegetarianas, valoriza rotulagens limpas, com ingredientes naturais e sem aditivos artificiais, e busca uma alimentação mais equilibrada, voltada ao bem-estar e à saúde.

Recentemente, o Possible foi reconhecido no Prêmio NIS Açaí de Ouro 2025, conquistando o segundo lugar na categoria Bebida Funcional/Saudável. O prêmio é promovido pelo Nutrition Innovation Summit (NIS) e celebra iniciativas que apostam em inovação, saúde e funcionalidade no mercado de alimentos, bebidas e suplementos.

Produtos

As bebidas são elaboradas à base de castanha-de-caju e aveia sem glúten, enriquecidas com cálcio, fibras, vitamina D2 e vitamina B12. A fórmula possui rótulo limpo (clean label), baixo teor calórico e não contém adição de açúcares na versão Original. Já as opções Chocolate e Morango incluem açúcar demerara. No caso do Possible Chocolate, o produto possui cerca de 70% menos açúcares do que os achocolatados tradicionais. Conheça os sabores da linha:

  • Possible Original: bebida vegetal com base de castanha-de-caju e aveia, fortificada com vitaminas, fibra alimentar e cálcio. Seu perfil sensorial é inspirado no leite, ideal para o consumo cotidiano.
  • Possible Chocolate: bebida vegetal com sabor de chocolate, elaborada com castanha-de-caju, aveia e cacau, fortificada com vitaminas, fibra alimentar e cálcio.
  • Possible Morango: bebida vegetal sabor morango, à base de castanha-de-caju e aveia, também fortificada com vitaminas, fibra alimentar e cálcio.

Possible está disponível em embalagens de 1 litro nos três sabores: Original, Chocolate e Morango. As bebidas podem ser adquiridas individualmente ou em caixas com 6 ou 12 unidades, incluindo uma versão de degustação com os três sabores. Todas as embalagens utilizam tecnologia Tetra Pak e contam com sistema de compensação ambiental via parceria com a plataforma Pólen, garantindo a compensação de embalagens de 100% dos materiais colocados no mercado.

A produção é orientada por critérios de rastreabilidade, segurança alimentar e responsabilidade ambiental. A marca é voltada para consumidores que desejam uma alternativa vegetal prática para o café da manhã, lanches rápidos ou como complemento em receitas. Todos os produtos do Possible estão disponíveis no e-commerce da Positive Market e em pontos de venda parceiros em todo o Brasil.

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Negócios

Atakadão Atakarejo confirma nova loja em Valença (BA)

De Redação SuperHiper 22 de julho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

A próxima cidade litorânea confirmada a receber uma unidade do Atakadão Atakarejo é Valença, localizada a 120km de distância da capital Salvador, Bahia. A decisão foi consolidada durante reunião entre representantes da empresa e a prefeitura.

Com previsão de inauguração para o primeiro semestre de 2026, a loja terá cerca de 3,5 mil m² de área construída, seguindo o modelo tradicional da rede, voltada tanto para consumidores finais quanto para comerciantes e microempreendedores da região. A expectativa é de que o empreendimento gere aproximadamente 250 empregos diretos e cerca de 500 vagas indiretas.

A expansão de grandes redes para o interior da Bahia tem se intensificado nos últimos anos, ampliando o acesso a serviços, produtos e oportunidades de trabalho. Com o anúncio, Valença se consolida como um polo regional de desenvolvimento no Baixo Sul.

Fonte: Jornal Valença Agora / SECOM | Prefeitura Municipal de Valença

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Negócios

Assaí confirma mais lojas em Itaquaquecetuba e Santo André

De Redação SuperHiper 22 de julho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O Assaí Atacadista confirmou que, até o fim de 2025, vai inaugurar a segunda loja em Itaquaquecetuba e a sexta unidade em Santo André, ambas em território paulista. A primeira estará na Avenida Industrial, no Parque São Pedro; já a de Santo André ficará na Avenida João Pessoa, bairro Utinga. Ambas fazem parte do plano de expansão da rede, que contempla dez estabelecimentos. Atualmente, a companhia tem 302 unidades em operação em 24 estados e no Distrito Federal. Dessas, 111 estão localizadas no estado de São Paulo.

No caso de Itaquaquecetuba, o estabelecimento fará parte da nova geração de unidades da rede, com ambiente climatizado, corredores largos e espaçosos, além de uma ampla variedade de produtos e serviços, como padaria, açougue e empório de frios, para atender tanto comerciantes quanto famílias em compras do dia a dia. Dessa forma, terá mais de 10,7 mil metros quadrados de área construída, sendo aproximadamente 5,4 mil metros quadrados de área de loja, incluindo um amplo estacionamento, oferecendo mais conforto e comodidade aos clientes.

“A nova loja em Itaquaquecetuba, agora em uma nova região da cidade, representa mais um passo no nosso compromisso de estar cada vez mais perto dos nossos clientes, com uma experiência de compra completa, acessível e eficiente. Estamos felizes em contribuir para o desenvolvimento da região, tanto pelo impacto econômico quanto pela geração de empregos”, afirma o diretor regional do Assaí, José Novaes.

O novo espaço deverá gerar cerca de 600 empregos diretos e indiretos, impulsionando a economia local e ampliando o acesso da população à sua proposta de atacado e varejo. Como parte desse processo, estão abertas 311 vagas de emprego para contratação imediata e composição do time da nova unidade. As oportunidades abrangem diferentes áreas operacionais e de liderança, com destaque para os cargos de: chefe de seção, fiscal de prevenção de perdas, repositor de mercadorias, operador de caixa, operador de empilhadeira, açougueiro, auxiliar de açougue, auxiliar de depósito, vendedor de cartão e padeiro. O processo seletivo também contempla vagas afirmativas para pessoas com deficiência (PcD). Os interessados podem se inscrever até o dia 15 de outubro pelo site.

A primeira unidade do Assaí na cidade foi inaugurada em 2013, na Rodovia João Afonso de Souza Castellano, 3810, na Vila Ursulina, e segue em operação, atendendo milhares de clientes diariamente. A abertura da nova loja reforça o compromisso da companhia com o município, onde a rede já possui relação consolidada com a população local.

GPTW Brasil

Pelo quarto ano consecutivo, o Assaí Atacadista recebe a certificação do GPTW (sigla em inglês para Great Place to Work) Brasil como um excelente lugar para trabalhar. Segundo a empresa, essa conquista reflete o compromisso com os colaboradores, com uma série de iniciativas para o desenvolvimento profissional, além de proporcionar um ambiente diverso e acolhedor.

Veja alguns dos números que reforçam esse reconhecimento:

  • mais de 2,7 milhões de horas de treinamento em 2024
  • mais de 700 líderes formados pelo Programa Trainee de Operações
  • mais de 8 mil promoções só em 2024.
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Gente

Grupo Passarela abre vagas para profissionais 50+

De Redação SuperHiper 22 de julho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Com foco na valorização da diversidade e na promoção de um ambiente de trabalho plural, o Grupo Passarela anuncia novas oportunidades de emprego voltadas a profissionais com mais de 50 anos em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. A iniciativa integra a cultura organizacional da empresa, que reconhece a importância da experiência e do repertório profissional e as vagas estão disponíveis para todas as funções e unidades da rede, abrangendo cargos como operador de caixa, repositor, atendente, serviços gerais, açougue e fruteira.

Além de abrir espaço para novos talentos 50+, a 5ª maior rede supermercadista de Santa Catarina e uma das 40 maiores do Brasil, também implementa ações voltadas à reinserção de aposentados no mercado de trabalho, por meio de um programa interno de contratação dedicado a esse público e contratações que não ultrapassam a carga horária de seis horas diárias.

“O profissional 50+ carrega um repertório rico de vivências e habilidades que fazem a diferença na rotina das nossas lojas. Isso fortalece as equipes, enriquece o ambiente de trabalho e contribui para a tomada de decisões, na resolução de problemas e no suporte às equipes mais jovens”, destaca a diretora de gente e gestão do Grupo Passarela, Érica Vizzotto Bach.

Com uma trajetória de mais de 35 anos, o Grupo Passarela conta com mais de 3.500 colaboradores e ao longo de sua história, a empresa já gerou mais de 6 mil empregos e atualmente conta com 22 lojas nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, estando presente em 17 cidades com as bandeiras Passarela Supermercados e Via Atacadista.

As contratações reforçam o compromisso do Grupo Passarela com a inclusão etária e a construção de uma equipe cada vez mais diversa e integrada. Não há restrições quanto ao setor de atuação, os candidatos podem ser alocados em qualquer área, conforme seu perfil e interesse. Os contratados contarão com um pacote de benefícios que inclui vale alimentação, plano de saúde, vale transporte, bônus desconto e convênio em compras de mercado, universidade corporativa e programa de meritocracia trimestral.

Todas as candidaturas podem ser realizadas por meio de cadastro no site oficial.

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Lançamentos

Soya Fry Max chega ao mercado com fórmula avançada

De Redação SuperHiper 22 de julho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Após comunicar, no último mês de junho, a campanha de rebranding das embalagens de seu portfólio de óleos especiais e de soja para consumidores finais, a Soya, marca líder de vendas nesta categoria, acaba de lançar um produto voltado para frituras profissionais de alta demanda, o óleo de soja Soya Fry Max. Desenvolvido em uma embalagem de 15,8 L/14,5 kg, o novo óleo foi criado especialmente para o mercado de food service e entrega melhor custo-benefício, além de performance e rendimento superiores para grandes volumes de fritura em comparação com os óleos de soja tradicionais.

O Soya Fry Max tem em sua composição uma fórmula avançada, que garante frituras crocantes e sequinhas, preservando o sabor e a textura dos alimentos, mesmo em ambientes com alta produção. O produto conta ainda com mix de antioxidantes, que garantem melhor desempenho e maior tempo de uso para frituras profissionais, diminuindo trocas frequentes.

Comercializado pela Bunge, uma das líderes globais em alimentos e agronegócios, Soya Fry Max passa a integrar o portfólio de Bunge Profissional, linha da empresa que atende o mercado de food service nos segmentos de panificação, confeitaria, pizzaria, pastelaria e culinária, ao lado de marcas como Suprema, Rosa Branca e Pré-Mescla.

“Constantemente, estamos pensando em desenvolver produtos que atendam aos mais variados tipos de consumidor. Para o Soya Fry Max, fizemos pesquisas e testes com profissionais do food service e chegamos a um óleo que une rendimento, padronização de sabor e, claro, economia. Sabemos que a rotina da cozinha profissional exige desempenho constante, e esse produto foi pensado para entregar exatamente isso, com a garantia e respaldo de quem entende do assunto”, afirma Fernanda Louvise, diretora de marketing da Bunge. “Esse lançamento marca a continuidade de nossa movimentação em torno da nova identidade visual, em que trazemos modernidade e sofisticação, sem perder a essência da forte identificação conquistada junto a milhares de brasileiros”, complementa.

Para anunciar a chegada de Soya Fry Max ao mercado de food service, a marca conta com uma campanha desenvolvida pela agência Cappuccino, que trouxe a assinatura direta e impactante: “O profissional exige. Soya Fry Max entrega.” Assim como ocorreu na divulgação da nova identidade visual, esta campanha foca no ambiente digital e contempla ações de mídia e de marketing de influência. As peças serão veiculadas nos canais oficiais de Bunge Profissional no Instagram e YouTube.

“Criamos uma assinatura que é direta como a rotina do food service, e poderosa como o que o produto entrega. Com ela, posicionamos Soya Fry Max como resposta confiável ao que o dia a dia da cozinha exige de verdade: desempenho, qualidade e economia. É mais do que um conceito. É uma verdade que mostra que Soya Fry Max é a solução para o que a cozinha exige dos profissionais que querem qualidade e eficiência em seu dia a dia”, explica Diego Torres, diretor de criação da Cappuccino. “Nosso desafio foi apresentar o produto como uma ferramenta de alta performance para as diversas cozinhas profissionais e negócios do Brasil, transferindo a força da marca Soya para esse novo território e educando o público sobre seus benefícios.”

A Soya é uma marca referência em óleo de cozinha e a Bunge foi pioneira ao lançar, na década de 1920, o primeiro óleo vegetal comestível do Brasil. Desde então, a empresa vem atuando de forma consistente neste setor.

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Lojas

Mineirão Atacarejo inaugura loja em Euclides da Cunha (BA)

De Redação SuperHiper 22 de julho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O Grupo DMA inaugurou na quinta-feira (17) uma unidade do Mineirão Atacarejo em Euclides da Cunha (BA). O diretor-geral da rede, Roberto Gozende, participou da cerimônia e destacou a importância estratégica da cidade para o crescimento do grupo. Segundo ele, a chegada do estabelecimento à região representa uma oportunidade real para fortalecer o comércio local, gerar empregos e dinamizar a economia. A nova loja tem mais de 150 colaboradores locais, reforçando o compromisso da rede com o desenvolvimento das comunidades onde atua.

“Atualmente, o Mineirão Atacarejo opera 185 lojas em todo o Brasil, com uma equipe de mais de 16 mil colaboradores. Nosso propósito é oferecer produtos de qualidade com preços acessíveis, beneficiando tanto consumidores finais quanto pequenos comerciantes”, afirmou Gozende. A unidade de Euclides da Cunha funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, e aos domingos, das 8h às 18h.

Além do Mineirão Atacarejo, o Grupo DMA também é dono da rede EPA e da bandeira Brasil Atacarejo.

Fonte: Euclidesdacunha.com

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Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

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SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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