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segunda-feira, novembro 10, 2025
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Negócios

Ítalo Supermercados Porto Meira, de Foz do Iguaçu, se transforma em Superdia Atacado

De Redação SuperHiper 15 de agosto de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

A unidade do Ítalo Supermercados no bairro Porto Meira, de Foz do Iguaçu, passa por uma importante transformação. A loja passou a ser Superdia Atacado, marca do mesmo grupo empresarial – Grupo Ítalo, com a proposta de ser “Barato todo dia”, a loja oferece ao cliente características mistas do atacado e do varejo.

A mudança reflete o compromisso do grupo em atender às necessidades e expectativas dos clientes da cidade e região, trazendo um mix de produtos diferenciados com preços competitivos. Com o conceito de Atacado, o Superdia se diferencia de um Atacado normal por combinar os benefícios do atacado com a conveniência do supermercado, com serviços de açougue, padaria com espaço para lanche, saudabilidade, hortifruti direto do Ceasa de Curitiba. A unidade atenderá tanto a dona de casa, no segmento de varejo, quanto pequenos comerciantes locais no segmento de atacado.

Também há a previsão de uma grande reforma para a loja, para melhor atender seus clientes.

“Essas transições que fazemos em nossas lojas faz parte de uma estratégia de expansão e adequação conforme o perfil dos consumidores. Essa é a nossa segunda unidade do Superdia Atacado em Foz do Iguaçu, visando oferecer mais economia e uma experiência de compras prática e eficiente”, afirma o presidente do Grupo Ítalo, Edy João Dal Berto.

Com a troca de bandeira, a loja mantém o mix variado de produtos, desde alimentos básicos até os itens de higiene e limpeza, com ofertas pensadas para comerciantes e famílias. Além disso, o atendimento continuará a ser um dos diferenciais da marca, reforçando a proximidade com o cliente.

Cabe ressaltar que a equipe de colaboradores e gerente permanecem as mesmas, o que muda são as campanhas promocionais diárias, o formato de preços trazendo o conceito da compra por volume, no qual quanto mais se compra mais se economiza, com preços conforme a quantidade adquirida e com produtos da linha institucional, ou seja, em embalagens grandes.

Todos os dias com ações promocionais: segunda da economia, terça e quarta do sacolão (hortifruti), quinta do preço único, sextou e o final de semana cheio de ofertas, além de outras campanhas mensais. Com atendimento todos os dias, das 8h às 21h.

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Negócios

CD do Carrefour em Salvador transforma logística no Nordeste

De Redação SuperHiper 15 de agosto de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

A logística é uma das áreas nas quais o Grupo Carrefour Brasil (GCB) aposta e cuja trajetória no País tem sido marcada por inovação e transformação. A abertura do primeiro centro de distribuição (CD) da companhia aconteceu em 1999, e contribuiu para a otimização de estoques, aumento da produtividade e estreitamento das relações com fornecedores. Atualmente, a empresa opera com 15 centros de distribuição espalhados pelo território nacional.

Um dos mais relevantes está localizado em Salvador (BA), no bairro de Porto Seco Pirajá. Com quase 80 mil metros quadrados de operação, o equipamento logístico é, hoje, peça-chave para as operações no Nordeste, garantindo mais agilidade nas entregas e eficiência no atendimento às lojas da região. Antes disso, toda a distribuição do Carrefour na Bahia partia de São Paulo. A mudança reduziu custos operacionais e mudou a dinâmica, com o volume sendo recebido e entregue na própria região.

O impacto vai além da operação. O CD também movimenta a economia local por meio da geração de empregos e renda, além de influenciar positivamente a modernização do setor logístico na Bahia. Ao todo, são 440 trabalhadores no centro de distribuição de Salvador, entre Atacadão, Carrefour e Sam’s Club.

Vale destacar que a cadeia logística da empresa é impulsionada por um time robusto e diverso, com destaque para a presença feminina. Mais de 900 mulheres integram a área de supply chain, representando 29% do quadro total de colaboradores. A Bahia se destaca como o terceiro estado com maior representatividade feminina nesse setor, atrás apenas do Distrito Federal e de Pernambuco.

Fonte: Correio/ Rede Bahia

15 de agosto de 2025 0 Comentários
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Gente

Dia Nacional da Mulher Empresária: protagonismo feminino no setor supermercadista

De Redação SuperHiper 15 de agosto de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O Dia Nacional da Mulher Empresária, comemorado em 17 de agosto, simboliza o reconhecimento da determinação, visão e competência das mulheres que impulsionam negócios em todo o país. No setor supermercadista, historicamente marcado pela predominância masculina, o avanço da liderança feminina se mostra cada vez mais expressivo.

A presença feminina no setor supermercadista vai muito além das funções operacionais e de atendimento ao público. Cada vez mais, mulheres assumem protagonismo na gestão, inovação e evolução das lojas, imprimindo um estilo de liderança que valoriza a percepção detalhista, a busca por excelência no atendimento e a capacidade de conciliar diferentes papéis, inclusive em momentos desafiadores do mercado. Segundo lideranças femininas do setor, o olhar atento para as necessidades do cliente e a habilidade em valorizar o trabalho em equipe são diferencial das empresárias supermercadistas, capazes de transformar o ambiente corporativo e impulsionar o crescimento dos negócios.

Aprovado, recentemente pelo Senado Federal, o Dia Nacional da Mulher Empresária é um marco importante para o empreendedorismo feminino no Brasil, que reconhece e valoriza o papel das mulheres na economia brasileira. “Na ABRAS, temos a honra de contar com profissionais competentes com 33% de mulheres em nosso corpo diretivo, reafirmando nosso compromisso com o empoderamento feminino e a representatividade feminina em nossa sociedade. No setor supermercadista, encontramos inúmeros exemplos inspiradores que vão desde as grandes corporações até as pequenas empresas familiares. Esses exemplos concretos destacam, claramente, como têm contribuído de forma essencial para a administração e o funcionamento desses negócios. Além disso, é superpositivo perceber como cada vez mais mulheres estão ocupando posições de liderança nas empresas”.

Apesar dos avanços, persistem desafios: a equidade de gênero nos cargos mais altos ainda está em construção, e há obstáculos como o acesso a crédito, jornadas múltiplas e a superação de antigos estigmas. Dados de 2023 mostram que as mulheres representam cerca de 33% da liderança no setor supermercadista nacional, percentual ainda inferior ao seu protagonismo como força de trabalho no varejo. Políticas de incentivo, programas de formação e ambientes de trabalho mais inclusivos têm sido fundamentais para aumentar a presença, a influência e a valorização dessas profissionais.

Celebrar o Dia Nacional da Mulher Empresária é valorizar histórias de conquistas, resiliência e empreendedorismo feminino que inspiram o setor supermercadista. O futuro do varejo alimentar passa necessariamente pelo talento, sensibilidade e capacidade inovadora das mulheres, que desafiam limites, conquistam espaço e contribuem para um segmento mais diverso, dinâmico e atento às necessidades da sociedade brasileira.

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Eventos

Mart Minas promove mais uma edição do Festival Mundo Pet

De Redação SuperHiper 15 de agosto de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Entre os dias 14 e 27 de agosto, as lojas da rede Mart Minas se transformam em um paraíso para quem ama cuidar dos animais de estimação. É o Festival Mundo Pet, que reúne uma ampla variedade de produtos voltados ao bem-estar, à saúde e ao prazer dos pets, com preços especiais tanto no varejo quanto no atacado.

Durante o festival, os clientes encontram desde rações e petiscos saborosos e nutritivos até itens de higiene, todos selecionados com foco na qualidade. As opções atendem a diferentes tipos de animais – cães, gatos, pássaros e outros –, com destaque para produtos que prezam pela composição saudável, com baixos teores de açúcares e ingredientes processados, respeitando o porte, a raça e a idade de cada pet.

A diversidade e a segurança dos produtos tornam a experiência de compra ainda mais completa. Além disso, o Festival Mundo Pet é uma excelente oportunidade para empreendedores que desejam abastecer seus estoques com variedade, qualidade e economia, aproveitando as vantagens do atacado oferecido pela rede.

Ademais, os clientes que utilizarem o Cartão Alvo terão condições ainda mais especiais, como até 40 dias para pagamento da fatura e preços de atacado em qualquer item, mesmo nas compras no varejo. Para solicitar o cartão, é necessário apresentar a identidade em uma das lojas da rede.

Outra vantagem é o Clube de Vantagens Mart Mais, que garante ofertas exclusivas e acesso gratuito ao wi-fi nas lojas. O cadastro é simples e pode ser feito pelo link: https://martmais.martminas.com.br.

 

Evento de adoção

Para tornar a ação ainda mais completa, no dia 23 de agosto, das 9h às 14h, será realizado o Evento de Adoção de Pets – cães e gatos – em diversas unidades do Mart Minas, em parceria com instituições de proteção animal de cada região, exceto em Três Pontas, que será de 14h às 17h.

Em Contagem (Riacho), a ação contará com a participação da ResGatoCao; em Santa Luzia, com a Abrigar Pets; em Sete Lagoas, com o Instituto Coletivida; e em Uberlândia, com a AMPARO Pet Uberlândia. Já em Contagem (São Joaquim) será a I Love Pet, enquanto em Ituiutaba o evento terá o apoio do Projeto Tolerância Zero aos Maus-Tratos. Em Alfenas, a parceria será com a Prosan – Programa Saúde Animal Alfenas; em Pouso Alegre, com a ONG Adote Vira Lata; em Montes Claros, com Amigos Patinhas de Rua; em Paracatu, com a Associação Help Pet Paracatu; e em Patrocínio, com a ADA – Associação Defensora dos Animais de Patrocínio MG.

A iniciativa também estará presente em Barbacena, com a ABPA; em Teófilo Otoni, com a ONG Amemais; em Contagem (David Sarnoff), com a Associação Anjos de Rua; em Itabira, com a AMPARI; em Unaí, com a APUPA – Associação dos Protetores Unidos Pelos Animais; e em João Monlevade, com a Associação Cãopanhia do Bem e a SOS Animais. Em Uberlândia (Nossa Senhora das Graças) será a vez da Irmão Cão Irmão Gato; em Bom Despacho, da ONG Bicho Amigo; em Campo Belo, da Associação Amigos de Quatro Patas CB; em Monte Carmelo, do Sidicley Protetor Animais; e em Belo Horizonte (Serrano), da Associação Brigada dos Animais Sem Teto – BastAdotar.

Em João Pinheiro, o evento contará com a ASFIPA; em Leopoldina, com o Elilela Canil; em Caratinga, com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos; em Congonhas, com a APARC; e em Três Pontas, com a ONG Recanto das Vidinhas. Em Montes Claros (Distrito Industrial), a parceria será com a Guardiões da Causa Animal; em Vespasiano, com o Projeto Meg; em Betim (Edmeia Mattos), com a Sepa Betim; e em Belo Horizonte (Linha Verde), com a Casa de Sassá. A programação se completa com Curvelo, que recebe o NUPAC; Betim (Duque de Caxias), com a Associação Anjos de Rua; e Januária, com a AJUDA.

Essa já é a terceira edição realizada em 2025, nas anteriores foram adotados ao todo 1446 vidinhas, o que demonstra o sucesso da iniciativa. A ação é fruto da união de forças entre a empresa, ONGs, indústria e clientes, reforçando a importância de conscientizar a população sobre a adoção responsável e de apoiar as ONGs participantes que realizam um trabalho extraordinário durante todo ano. Claro, é também uma oportunidade de falar sobre a castração, importância da vacinação, do não ao abandono, maus tratos e dar um novo lar a animais que esperam ansiosamente por uma família.

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Consumidor

Oxxo e Forno de Minas celebram o Dia do Pão de Queijo com loja temática

De Redação SuperHiper 15 de agosto de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

A rede de mercados Oxxo e a tradicional marca Forno de Minas se uniram para transformar uma paixão nacional em experiência de marca. A parceria entre as duas empresas dá origem à primeira loja emblemática do Oxxo focada em foodservice, localizada na unidade Oxxo Atílio Martini, na R. Dr. Ruberlei Boareto da Silva, 442, em Campinas. Com o conceito “É Oxxo, uai!”, a loja será inteiramente dedicada ao salgado símbolo da culinária brasileira, com ambientação especial durante os meses de agosto e setembro.

“O projeto de lojas emblemáticas é uma proposta de retail media inovadora, que foge do convencional e aproxima marcas dos consumidores de forma criativa e imersiva. Em quase dois anos de projeto, já implementamos esse conceito em mais de 25 unidades Oxxo, com resultados expressivos em vendas e fluxo de visitantes. Agora, com a nossa primeira loja emblemática voltada ao foodservice, em parceria com uma indústria tão relevante como a Forno de Minas, temos a oportunidade de destacar um dos produtos mais queridos pelos brasileiros e unir experiência gastronômica, conveniência e memória afetiva em um só espaço”, destaca a head de marketing e comunicação externa do Oxxo, Camila Assis.

Como parte da ação, para reforçar o portfólio de foodservice, será lançado o pão de queijo com calabresa, disponível por tempo limitado. “Ter uma loja emblemática junto ao Oxxo é unir o melhor de dois mundos: a tradição e qualidade do pão de queijo Forno de Minas com a praticidade de uma conveniência moderna. Essa parceria com o Oxxo representa um passo importante para reforçarmos nossa presença no foodservice, oferecendo a conveniência de refeições rápidas sem abrir mão do sabor e da qualidade”, conta a head de marketing da Forno de Minas, Adriana Maraccini.

A experiência imersiva com ambientação temática e as ativações têm a assinatura da Y’ALL, agência do Grupo HÜK. “Mais do que um ponto de venda, criamos um ambiente que convida para uma pausa acolhedora, que remete à Minas Gerais, mas sem abrir mão da praticidade moderna. Cada detalhe foi pensado para traduzir a essência da marca no ambiente físico – do branding à experiência de quem passa por lá. Nosso papel foi transformar uma ideia em algo palpável, conectando marca, produto e consumidor de forma memorável”, conclui o CEO da Y’ALL, Yuji Nakamura.

Serviço
Loja emblemática – Forno de Minas
Oxxo Atílio Martini
Endereço: rua Doutor Ruberlei Boareto da Silva, 442, Cidade Universitária, Campinas, SP
Período: agosto e setembro de 2025

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Internacional

Lojas de “Happy Discount” ganham espaço no varejo espanhol

De Redação SuperHiper 15 de agosto de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Renato Müller

Na Espanha, um modelo de negócios vem crescendo oito vezes mais rápido que os demais formatos do varejo alimentar, tomando espaço dos supermercados tradicionais. “Happy Discount” encontrou um nicho entre consumidores que buscam economizar sem renunciar à compra de marcas líderes – e com isso são uma alternativa ao hard discount, que entrega um sortimento mais limitado.

O forte crescimento de redes de alimentos como Action, Primaprix, Sqrups!, Normal e Pepco é um outro polo ao movimento de bandeiras como Mercadona e Lidl, que também apostam em preços baixos em um momento no qual, globalmente, os consumidores têm procurado extrair mais valor de suas compras. Dados da dunnhumby mostram que o modelo de “Happy Discount” já tem uma penetração de 17% no varejo espanhol.

Muitas das redes que apostam nesse conceito têm tido um crescimento muito expressivo. A Primaprix, por exemplo, triplicou suas vendas na Espanha entre 2020 e 2023. A Sqrups! avançou 45% em 2024 e, nos últimos 12 meses, ampliou sua rede de 72 para 113 pontos de venda – o objetivo é chegar a 150 em menos de dois anos. A Pepco, de origem polonesa, quase duplicou sua rede de lojas entre 2023 e 2024, indo de 116 para 225 pontos de venda.

Qual o segredo para tamanho crescimento? O modelo de “Happy Discount” se baseia em entregar descontos expressivos em marcas líderes do varejo, atraindo tanto consumidores que buscam preços baixos quanto aqueles fiéis às marcas mais conhecidas. O conceito tem 4 pilares essenciais:

  • Sortimento segmentado, com destaque para categorias como perfumaria, higiene pessoal, bebidas, pet food e snacks.
  • Compra em canais paralelos, permitindo oferecer produtos de marca a preços acessíveis. Aproveitando a integração da União Europeia, essas redes arbitram os preços comprando em diferentes países de forma centralizada.
  • Compra de excessos de estoque, aproveitando oportunidades comerciais pontuais que permitem oferecer descontos sem obrigação de continuidade da oferta desses itens.
  • Ativação no ponto de venda por meio de grande destaque às oportunidades na sinalização das lojas. A ideia é trazer um senso de urgência e levar o consumidor a aproveitar o momento.

Com essa combinação de ofertas pontuais em um sistema que lembra o fast fashion, os “Happy Discounters” começam a atrair a atenção da indústria. A Ferrero, por exemplo, começou a colaborar com a Action para promover iniciativas comerciais nos pontos de venda. Na França, 32% dos clientes da Action compraram pelo menos um produto da Haribo (guloseimas) nos últimos 12 meses, enquanto marcas como Milka e Colgate também têm uma parcela interessante das vendas proveniente desse parceiro.

O “Happy Discount” pode servir como uma alternativa para marcas da indústria pressionadas pelo crescimento das marcas próprias do varejo, ao mesmo tempo atendendo a um desejo dos consumidores por produtos de qualidade reconhecida. Pelo menos na Espanha, vem funcionando.

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Gente

Grupo Koch abre 280 vagas para duas unidades do Komprão em São José (SC)

De Redação SuperHiper 15 de agosto de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O Grupo Koch está com vagas abertas para compor as equipes das duas unidades do Komprão Atacadista no Bairro Forquilhas, em São José. O processo seletivo será realizado presencialmente entre segunda e quarta-feira (18 a 20/08), na Igreja Peniel Church, localizada na rua Antônio Jovita Duarte, nº 4855, no Bairro Forquilhas, com oportunidades para cargos de liderança e operacionais, como gerente de loja, subgerente, líderes de setor, atendente de carnes, auxiliar de limpeza, repositores e operadores de loja. Também há vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCDs).

Segundo o gerente de RH do Grupo Koch, Alisson Santos, São José é uma cidade estratégica para a expansão da rede e as duas unidades do Komprão em Forquilhas representam a força do modelo de atacarejo e geram empregos que movimentam a economia local. “Buscamos profissionais comprometidos e que queiram crescer junto com o Grupo Koch”, diz.

Os interessados devem levar documento com foto e, para maior agilidade no processo, podem antecipar a candidatura por meio de um cadastro virtual.

Benefícios

O Grupo Koch oferece benefícios como plano de saúde Unimed, plano odontológico Uniodonto, telemedicina, acompanhamento psicológico, benefícios de viagem, refeitório com café, uniforme, bolsa faculdade, prêmio comportamental, quinquênio, progressão profissional, kit baby, auxílio-creche, convênio de compras, convênio com o Sesc, treinamentos e vale-transporte.

A rede também conta com o Programa de Participação nos Resultados (PPR) – iniciativa que reconhece e valoriza o desempenho dos mais de 12,5 mil colaboradores do Grupo Koch. O benefício é concedido a todos os profissionais, de diferentes áreas e cargos, como forma de recompensa pelo desempenho individual e pelos resultados alcançados pela empresa, fortalecendo o engajamento e o sentimento de pertencimento à equipe.

Serviço
Vagas Grupo Koch – São José (Komprão Forquilhas)
Entrevista presencial
Quando: De segunda a quarta-feira, 18 a 20/08, das 8h às 17h
Onde: Igreja Peniel Church – Rua Antônio Jovita Duarte, nº 4855, Bairro Forquilhas, São José
Cadastro via site para outras lojas: https://grupokoch.jobs.recrut.ai/.

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Negócios

Mais itens regionais e da agricultura familiar nas gôndolas do CE e da BA

De Redação SuperHiper 14 de agosto de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O varejo alimentar do Ceará e da Bahia está à frente de ações para ampliar a presença de itens regionais e da agricultura familiar nas gôndolas dos supermercados dos respectivos estados nordestinos.

Nesta semana, a Associação Cearense de Supermercados (Acesu), em conjunto com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), esteve reunida para discutir ações que incentivem a produção e presença de mais produtos regionais nas prateleiras.

Na anterior, no dia 6 de agosto, foi assinado um acordo de cooperação entre a Associação Baiana de Supermercados (Abase) e o governo daquele estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) . O objetivo é viabilizar a realização de ações e atividades conjuntas para incentivo, promoção, divulgação e parcerias, visando ampliar a aquisição de produtos das agroindústrias familiares pelas redes locais.

No caso do Ceará, a pauta surge em um momento marcado por debates sobre o fortalecimento da cadeia produtiva local, especialmente diante de desafios externos como o recente aumento de tarifas anunciado pelos Estados Unidos.

Segundo levantamentos da Faec, atualmente, itens agrícolas produzidos no Ceará representam cerca de 20% do total disponível nas gôndolas dos supermercados. Esse cenário reforça a necessidade de estratégias conjuntas para ampliar a produção e o consumo de alimentos cultivados no estado, fortalecendo produtores, fixando famílias no campo e gerando mais oportunidades para a economia regional.

A presidente da Acesu, Claudia Novais, explicou que a participação ainda limitada de produtos cearenses se deve, principalmente, à dificuldade de atender toda a demanda do mercado interno. “Questões como custos logísticos, economia de escala de grandes produtores, sazonalidade da safra local e acordos comerciais interestaduais influenciam essa dinâmica”. Ela também pontuou que “o preço pode ser um fator importante, especialmente nos insumos aqui produzidos com redução do frete, que é impactante, notadamente nos chamados FLV (frutas, legumes e verduras) que vêm de outros estados”.

Sobre a possibilidade de criar sinalizações específicas para destacar os produtos de origem local, Claudia vê como uma ideia promissora. “A Acesu pode sugerir aos associados a adoção de uma sinalização clara para produtos produzidos no Ceará. Como entidade, a associação pode apresentar essa proposta como uma medida que reúne benefícios simbólicos e estratégicos: promover a produção local e engajar o consumidor em uma campanha de valorização regional”.

Importante destacar que o trabalho conjunto entre Acesu e Faec vem ganhando força, e a proposta de ampliar o espaço de produtos cearenses nos supermercados já vinha sendo debatida antes mesmo das reuniões sobre a taxação. “O setor supermercadista já vinha estudando essa possibilidade, inclusive, com o apoio da Faec”. O cenário atual apenas acelerou as conversas, mas ainda não há ações definidas para execução imediata”, conclui a presidente da Acesu.

Bahia

Para a presidente da Abase, Amanda Vasconcelos, o acordo firmado, durante a abertura da SuperBahia – Feira e Convenção Baiana de Supermercados, Atacados e Distribuidores, no Centro de Convenções de Salvador (BA), evidencia o compromisso do setor supermercadista com o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social. “Estamos falando de valorizar o que é produzido na nossa terra e fortalecer toda a cadeia de abastecimento. Esse acordo reafirma o papel social dos supermercados baianos e demonstram que, quando unimos forças, quem ganha é a população”, destacou.

Na avaliação do diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, o acordo tornará a parceria com a Abase ainda mais efetiva, aproximando as cooperativas da agricultura familiar da Bahia das redes de supermercados do estado, colocando seus produtos em ainda mais mesas dos consumidores baianos.

Aipim congelado, iogurtes, manteiga, queijos, alimentos minimamente processados, polpas de frutas, doces, geleias e chocolates, oriundos da agricultura familiar baiana fazem parte dos itens que já estão sendo comercializados em redes de supermercados que atuam na Bahia, como Atakarejo, Hiperideal, Rede Mix, Novo Mix, Atacadão e Sam’s Club. A expectativa é que, com o acordo assinado, aumente tanto o número de produtos quanto o de supermercados parceiros que vendem a produção da agricultura familiar no estado.

A iniciativa é realizada em parceria com a Federação das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-Bahia), responsável pela logística dos produtos, a partir do Centro de Distribuição da Agricultura Familiar, localizado no bairro de Itapuã, na capital baiana. Com câmaras frias e uma área de 1.296 metros quadrados, o espaço possui capacidade superior a 200 toneladas, garantindo agilidade na entrega e a integridade dos produtos até os pontos de venda.

Fonte: Acesu e Governo da Bahia (Ascom/CAR)

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Consumidor

Chocolates: supermercados se consolidam como principal canal de vendas no Brasil

De Redação SuperHiper 14 de agosto de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Redação SuperHiper

Embora os preços dos chocolates tenham subido, o volume total de compras não caiu na mesma proporção na América Latina. Particularmente, no Brasil, os supermercados se consolidaram como o principal canal de vendas da categoria, com alta de 15% entre 2024 e 2025. Além disso, produtos premium conquistaram mais relevância entre o público, ganhando 4% de espaço em um mercado tradicionalmente dominado por marcas mainstream.

De modo geral, os consumidores latino-americanos estão adotando estratégias de compensação para continuar comprando chocolates mesmo com o vertiginoso aumento de preços desencadeado pela crise global do cacau – o valor do insumo vem subindo consideravelmente desde 2023 e registrou alta de 189% em 2024.

Ainda que os gastos tenham aumentado em muitos países por conta das variações de preços do cacau, as compras de chocolate não recuaram em igual magnitude. O Brasil e o México, por exemplo, viram o item encarecer 23% e 25%, respectivamente. Mesmo assim, ambos os países registraram aumento de 11% no volume de compras. Já na Colômbia, o volume subiu 12% com preços 42% maiores.

Esse cenário é resultado dos novos comportamentos adotados pelas famílias latino-americanas para continuar consumindo chocolate. Entre as principais soluções destacam-se diminuição da frequência, preferência por embalagens menores, procura por novos canais de consumo e trocas de marcas.

Além disso, a categoria reflete como as famílias latino-americanas respondem à pressão econômica: com estratégias próprias, decisões racionais e recusando-se a abrir mão de seus pequenos prazeres. Com o mundo em estado crescente de tensão, a expectativa é de intensificação dessa tendência.

As informações constam do levantamento Chocolate Category in Latam, desenvolvido pela Worldpanel by Numerator.

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Eventos

Prezunic mostra tendência do setor supermercadista nos 15 anos do Rio Gastronomia

De Redação SuperHiper 14 de agosto de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Mais do que um simples lugar de fazer as compras, os supermercados estão aprimorando o relacionamento e a conexão com os clientes, entregando convivência, bem-estar e experiências gastronômicas no dia a dia. Exemplo disso é o Espaço Unic, ambiente inovador da rede de supermercados carioca Prezunic, que estará presente na edição comemorativa de 15 anos do festival Rio Gastronomia com um estande próprio voltado à vivência culinária, sabor e acolhimento para receber os visitantes.

Presente em cinco lojas da rede, o Espaço Unic propõe às pessoas uma nova forma de se relacionar com o supermercado. Alinhado ao propósito do grupo Cencosud de servir de forma extraordinária em cada momento, o ambiente combina gastronomia de qualidade, pratos prontos, cafés e bebidas em geral, convidando os clientes a fazerem uma pausa na rotina, reunirem amigos ou até mesmo trabalharem remotamente.

No Rio Gastronomia, essa experiência será levada ao público por meio de um menu exclusivo, incluindo um carioquíssimo Caldo de Aipim assinado pela chef Kátia Barbosa, convidada especial do Prezunic, que fará uma aula-show no auditório do Rio Gastronomia, ensinando, com muito estilo, a receita de um sanduíche de alcatra suína.

Quem visitar o Espaço Unic no Rio Gastronomia também vai poder participar de um exclusivo jogo de tabuleiro e ganhar brindes diversos, como uma ecobag personalizada e itens disponíveis no cardápio, que vão de sonho de padaria e pizza para consumir na hora, até hamburguer e picanha para 4 pessoas, que poderão ser retirados numa das unidades Espaço Unic presentes nas lojas Prezunic. Para jogar, basta adquirir qualquer produto no estande.

O Rio Gastronomia tem sido, ao longo de seus 15 anos, uma vitrine de tendências e uma plataforma importante para valorizar iniciativas que unem sabor, inovação e acessibilidade, como o Espaço Unic.

O estande estará aberto durante todo o período do evento, oferecendo uma amostra da experiência que já é sucesso nas unidades do Prezunic Vila Isabel, Jardim Oceânico, ParkJacarepaguá, Voluntários e Laranjeiras.

O Rio Gastronomia acontece de 14 a 31 de agosto, de quinta a domingo, no Jockey Club Brasileiro (Praça Santos Dumont, 31 – Gávea – Rio de Janeiro).

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Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

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SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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