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Consumidor

4 tendências do comportamento do consumidor para ficar de olho em 2023

De Administrador SH 27 de dezembro de 2022
Escrito por Administrador SH

Estar atento a esse movimento é um diferencial competitivo de grande valor; confira lista de tendências para destacar sua empresa e aumentar suas vendas

O comportamento do consumidor está em constante mudança, e estar atento a este movimento é um diferencial competitivo de grande valor. Conhecer o seu cliente e entender o seu comportamento é fundamental para saber a melhor maneira de oferecer a ele uma jornada de compras que seja condizente com o seu perfil. Confira as principais tendências para você ficar de olho em 2023 e implementar no seu negócio, para se destacar da concorrência e conquistar cada vez mais vendas.

1. A jornada online e offline estão cada vez mais integradas

A pandemia da Covid-19 contribuiu para que muitas lojas migrassem para o online para atender às necessidades do momento, já que muitos clientes criaram o hábito de comprar sem sair de casa. Mas o que chama a atenção, mesmo após o fim da pandemia, é a forma escolhida pelas pessoas para receber o produto que comprou. 42% dos consumidores, ao fazerem compras pela internet, optam por fazer a retirada na loja física.

Assim, evita filas e consegue retirar o produto adquirido online em uma loja física com um prazo de entrega bem menor e sem custo de frete. Tudo indica que é uma tendência que veio para ficar.

2. Uma boa experiência é essencial 

Consumidores são os melhores propagadores de uma marca e recomendam quando têm uma boa experiência. A pesquisa mostra que 62% dos respondentes já desistiram de uma compra devido a uma experiência ruim durante essa jornada. É essencial investir, também, em um bom atendimento e manter uma boa comunicação com os seus funcionários. Um dos motivos da desistência de uma compra online é a falta de segurança de dados e o medo de achar que a empresa não é confiável. Por isso, é importante deixar visível que a empresa segue a Lei Geral de Proteção de Dados e que preza pela segurança do cliente. Meios de pagamento que não atendem às necessidades do cliente, falta de parcelamento e frete e preços elevados também são fatores que contribuem para o abandono de carrinho. 

3. Smartphones em alta

Sua loja está responsiva para esse dispositivo? Em outro levantamento, 84% dos internautas compram com mais frequência na internet através de seus celulares, e é justamente aí que as empresas vêm buscando investir.

Ao criar um site para a sua marca, pense em um layout atrativo e personalizado para o celular, para que os clientes não desistam da compra por não terem acessibilidade.

4. Ofereça novos meios de pagamento

Cada vez mais as pessoas buscam comodidade e flexibilidade para realizar pagamentos. De acordo com o Banco Central, 48 milhões de brasileiros não possuem conta bancária, cerca de 32,4% dos brasileiros não utilizam nenhum tipo de cartão de crédito.

Assim, oferecer diferentes meios de pagamento, como condições especiais para compras à vista, e parcelamento no boleto é fundamental para conquistar e reter clientes e para se manter competitivo no mercado.

Fonte: Provu e Opinion Box

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Negócios

Assaí tem 1400 vagas de emprego abertas em todo o país

De Administrador SH 27 de dezembro de 2022
Escrito por Administrador SH

Oportunidades são para atuação nas lojas, centros de distribuição e escritórios do atacarejo; inscrições podem ser feitas pelo site

O Assaí Atacadista está com mais de 1.400 vagas de emprego abertas nas cinco regiões brasileiras. As oportunidades, para contratação imediata, são para integrar o seu atual parque de lojas, escritórios e centros de distribuição. Todas as posições de trabalho são efetivas, elegíveis a pessoas com deficiência e abrangem diferentes áreas e cargos — entre funções de lideranças, técnicas e operacionais, além de oportunidades para quem quer iniciar o seu primeiro emprego e trilhar carreira no setor de atacado de autosserviço.

A Companhia oferece remuneração compatível com o mercado e pacote de benefícios que incluem assistência médica e odontológica, refeitório nas unidades, seguro de vida, cesta básica e enxoval de bebê para pais e mães. O Assaí possui, também, um plano estruturado de carreira, com investimentos constantes em capacitação e no desenvolvimento profissional de seus(suas) colaboradores(as) em todo o Brasil. 

Para realizar a inscrição no processo seletivo, o candidato(a) deve acessar este site com RG, CPF, número de telefone e endereço de e-mail em mãos.

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Tecnologia

Pricefy quer ajudar gratuitamente varejistas brasileiros na transformação digital

De Administrador SH 27 de dezembro de 2022
Escrito por Administrador SH

A startup do varejo pretende apoiar os empresários do ramo em relação à comunicação visual da loja, principalmente, com o aumento da procura por produtos durante os festejos do final de ano

Varejistas que desejam impulsionar os resultados das vendas podem contar com o Plano Free, solução de comunicação de produtos, preço e promoção  oferecido gratuitamente pela Pricefy, startup de tecnologia do segmento. A solução permite a produção ilimitada de comunicação através de cartazes para manter uma padronização visual limpa e mais atrativa na loja.

A ferramenta é auto explicativa e com conteúdo didático para que os profissionais de diferentes áreas do varejo possam manusear com facilidade e autonomia. O acesso pode ser feito diretamente no site da empresa e conta com estilos disponíveis para supermercado, hortifruti, farmácia e construção.

Segundo o diretor de produtos e inovação, Alex Terra, os usuários podem encontrar funções como a personalização de formato, estilo e fundo do cartaz. O mecanismo visa aumentar a atratividade na comunicação de produtos, preços e ofertas.

“Com os festejos do final de ano é importante o varejista ter esse suporte para melhorar a comunicação visual do estabelecimento. A solução aplica técnicas de visual merchandising e neuromarketing para fazer o colaborador focar nas vendas e garantir uma melhor experiência do comprador”, avalia.

Na visão do CEO da Pricefy, Fernando Lauria, permitir que o varejista brasileiro tenha acesso de forma gratuita à solução é garantir que todos consigam alcançar um nível de maturidade digital. “Oferecer possibilidades para uma transformação mais evoluída na questão tecnológica em nível nacional, eleva as possibilidades de ganhos de produtividade, eficiência e resultados nas lojas”, ressalta. A startup de tecnologia do varejo atende gigantes como Carrefour,  Via Varejo, Makro e Leroy Merlin, além de contar com uma rede de usuários que imprimem 17 milhões de cartazes por mês, cerca de 204 milhões de peças produzidas anualmente. Para os varejistas interessados em padronizar os cartazes de seus empreendimentos, é necessário se cadastrar na aba “Experimente Grátis” encontrada no site www.pricefy.com.br.

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Lojas

Loja da COOP de Santo André tem nova identidade visual

De Administrador SH 27 de dezembro de 2022
Escrito por Administrador SH

Depois de uma obra rápida, unidade tem área de açougue especial em parceria com uma grande marca

Após 37 dias de obras, a Coop reinaugurou  a unidade de Santo André. Além da nova identidade visual, o supermercado traz várias novidades para os seus cooperados e clientes. Uma delas é a parceria com a marca Friboi +, com mais de 90 tipos de cortes de carne. “Faz parte de nosso planejamento estratégico implantar sempre inovações e esta parceria com a Friboi +, com certeza, será um grande diferencial da rede. Todos os preparadores de carne passaram por treinamento e foram certificados pela empresa parceira”, explica o gerente comercial Marcos Rodrigues.

A unidade também ganhou uma área maior de vinhos e bebidas em geral, os corredores estão mais amplos e para facilitar a jornada de compra, o Cross Merchandising foi bem explorado em diversos setores. Na área de hortifrúti, os espaços também estão mais arejados e com grande variedade de produtos.

A atualização da marca Coop surgiu da necessidade de desmembrar e dar identidade aos negócios Supermercados e Drogaria, além de reforçar os três atributos da marca: conveniência, consciência e convivência. Nas lojas de supermercado predomina a cor laranja e, para as drogarias, a cor verde.


Atualmente, a Coop possui mais de 1 milhão de cooperados ativos, 30 lojas de supermercado, sendo 23 no Grande ABC, uma em Piracicaba, duas em São José dos Campos, duas em Sorocaba, duas em Tatuí, um atacarejo em São José dos Campos e 80 drogarias em operação, além dos canais digitais. Por ser uma cooperativa, seu principal objetivo é oferecer os melhores serviços a preços justos, além de reverter benefícios aos cooperados e à comunidade.

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ConsumidorNegóciosTecnologia

Instagram prepara as tendências da plataforma para 2023

De Administrador SH 26 de dezembro de 2022
Escrito por Administrador SH

A partir desses dados, é possível entender o comportamento de consumo dos internautas dentro e fora das redes

Recentemente, o Instagram publicou o seu Relatório de Tendências para 2023. Um guia baseado em dados da própria plataforma com o intuito de identificar as principais intenções sociais e culturais mostradas pelos usuários da rede social. É importante observar esses dados para entender o comportamento de consumo dos internautas dentro e fora das redes.

A principal tendência dentro do Instagram no ano de 2023 será o apoio a causas de cunho social. “É notável que a Geração Z é mais consciente sobre questões sociais e por isso defendem ações mais inclusivas. Para eles, comprar em empresas que possuem essa mentalidade e que se comprometem a combater o racismo e a homofobia, por exemplo, é fundamental para fomentar um mundo com mais harmonia entre as pessoas”, declara Samuel Pereira, especialista em tráfego digital.

O relatório do Instagram aponta, ainda, que três em cada quatro usuários da Geração Z seguem um influenciador digital que é portador de algum tipo de necessidade especial. Esse movimento foi identificado pela plataforma anos atrás, quando implantou uma série de recursos relacionados à acessibilidade em seu aplicativo.

Para o especialista, apostar em grandes nomes da internet e colocar o foco das ações em determinadas comunidades é algo fundamental nos dias de hoje.  Uma empresa pode ampliar suas atividades nas mídias sociais ao realizar parcerias com esses profissionais, que poderão aparecer em publicações no feed ou nos stories do Instagram, trazendo um público específico para esses posts.

Considerada uma realidade cada vez mais explorada, a compra dentro das próprias redes sociais já é um sucesso entre os consumidores. “O Instagram ainda não desenvolveu um recurso próprio para o social commerce, sendo necessário uma integração com o facebook para efetuar esse tipo de operação. No entanto, em 2022, a plataforma disponibilizou a possibilidade de compra por chat para usuários dos Estados Unidos, o que pode ser um teste para analisar o comportamento do público antes de uma implementação total desse tipo de solução”, declara Samuel.

As novas tecnologias a serviço das redes sociais

De acordo com o fundador da SDA Holding, o metaverso estará cada vez mais presente na relação entre empresas e consumidores em plataformas como o Instagram. “Em 2022, o avatar da plataforma foi liberado para todos os usuários da rede social e integrado com outros apps da Meta como o Facebook, WhatsApp e o Messenger. Promover o uso de avatares únicos como uma forma de identidade digital incentiva mais pessoas a se envolverem com seus personagens virtuais, algo fundamental na interação dentro do metaverso. A Geração Z quer construir novos mundos para expressar suas particularidades e incentivar a igualdade em espaços digitais. Eles querem avatares que reflitam os diversos tipos de corpo, roupas e tons de pele para estarem devidamente representados nesse novo universo virtual”, relata.

Embora o termo “Inteligência Artificial” assuste algumas pessoas, a tecnologia é fundamental para uma melhor distribuição de conteúdo na timeline dos usuários. “O algoritmo do Instagram é um grande ponto de polêmica, já que a IA da plataforma é uma das razões pela qual os usuários visualizam posts antigos ou de pessoas desconhecidas em suas linhas do tempo. A aposta da rede social é de que em 2023 as melhores publicações e reels dos criadores sejam os destaques no feed e na aba explorar, indicando conteúdos que são, realmente, relevantes para cada usuário”, pontua o empresário.

Por fim, o uso de realidade aumentada e anúncios mais interativos também são algumas das principais tendências para o próximo ano. “Dependendo da quantidade de possibilidades que o Instagram oferece para marcas e criadores de conteúdo, maiores serão as chances de captar a atenção do público. Para isso, novas ferramentas de criação serão integradas ao aplicativo, como GIFs gerados a partir da função Live Photos, publicações com tecnologia 3D, integração de artes NFT e a possibilidade de publicar anúncios que façam real uso dessas ferramentas”, finaliza.

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Lojas

Assaí inaugura 5ª loja em Curitiba, Paraná

De Administrador SH 26 de dezembro de 2022
Escrito por Administrador SH

Espaço abrigará a geração mais moderna de lojas do Assaí. Com a nova unidade, a Companhia chega a nove lojas no estado

O Assaí Atacadista abriu a quinta loja em Curitiba (PR). Localizada em uma área de fácil acesso, tem mais de 6 mil m² de área de loja, o novo espaço em Curitiba foi completamente reformado e agora pertence à geração mais moderna de lojas da Companhia – com climatização e iluminação aperfeiçoadas, pé direito alto e corredores largos e espaçosos.

O Assaí Kennedy é a segunda conversão no Paraná a partir das aquisições de pontos de hipermercados feitas pelo Assaí no ano anterior e mantém a proposta de preços baixos e amplo sortimento de produtos ao mesmo tempo que acrescenta serviços para os(as) clientes da região, como Eletropostos no estacionamento, Açougue, Empório de Frios, Cantinho do Churrasco, Adega de Vinhos e Cafeteria.

“O Assaí Kennedy reforça a estratégia de levar o nosso modelo de negócios para cada vez mais perto dos(as) clientes. Estamos muito animados com esta nova loja: é a nossa quarta inauguração no Paraná em cerca de um ano, o que demonstra como o povo paranaense tem nos recebido bem”, comenta José Roberto Clovis, Diretor Regional do Assaí. “A nova unidade irá atender ao bairro de Água Verde e regiões próximas. Com isso, agora as famílias e pequenos(as) empreendedores(as) terão uma opção de atacarejo com foco em bom atendimento e preços baixos para encher os carrinhos de compras”, completa o executivo.

Para oferecer um atendimento de qualidade e manter o pleno funcionamento da loja, 500 empregos diretos e indiretos foram criados — valorizando a formação de um time diverso e inclusivo. Em seu processo seletivo, a empresa priorizou a contratação de colaboradores(as) que trabalhavam no antigo local e manifestaram interesse em trabalhar no Assaí. No total, entre dezembro de 2021 e este, o Assaí gerou cerca de 2.000 postos de trabalhos diretos e indiretos, com as lojas de Curitiba.

As obras de remodelagem da loja também tiveram como base a preocupação por uma operação sustentável para o meio ambiente. Por isso, o Assaí Kennedy foi projetado para contar com uma utilização racional de energia elétrica e melhor aproveitamento da luz natural. A unidade conta, por exemplo, com iluminação em LED e com isolamento térmico. Com 32 caixas de pagamento (incluindo opções para compras rápidas de até 15 volumes) e mais de 500 vagas de estacionamento para carros e motos, o Assaí Kennedy conta ainda com 3 pontos de carregamento gratuito para carros elétricos, que foram instalados em parceria com a GreenYellow e atendem a uma demanda que deve se tornar crescente nos próximos anos.

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Lojas

Rede Supermarket expande atuação com loja em Casimiro de Abreu

De Administrador SH 26 de dezembro de 2022
Escrito por Administrador SH

Gerando oportunidades de emprego para mais de 100 famílias, a unidade preparou ações exclusivas para a semana de inauguração na Baixada Litorânea

A Rede Supermarket expande sua atuação na Baixada Litorânea fluminense e inaugurou a primeira unidade em Casimiro de Abreu, oferecendo um mix completo com mais 7 mil produtos nas seções de cereais, açougue, mercearia, hortifrúti, padaria, higiene e limpeza e bebidas. A população de Casimiro terá, também, os serviços de entrega.

Gerando oportunidades de emprego para mais de 100 famílias, a loja ocupa uma área de 1.800 m² e tem capacidade de atender três mil clientes diariamente em um ambiente clean e moderno, oferecendo maior conforto e comodidade aos consumidores.

“O objetivo da Rede Supermarket é estar sempre perto do seu cliente e, por isso, somos uma ‘rede de lojas de bairro’. Assim, a chegada da primeira unidade a Casimiro de Abreu visa atender a todas as necessidades dos moradores da região, oferecendo inovação e um mix de produtos de qualidade e com preços acessíveis, sendo a melhor opção para fazer suas compras perto de casa. Na inauguração, teremos uma ação de distribuição de convites para a população de Casimiro conhecer a loja e o cliente que o trouxer receberá um brinde especial”, diz o Diretor das áreas Comercial e Marketing do Grupo Alvorada, Vinicius Bonifácio.

A nova unidade vai funcionar de segunda a sábado, das 7h30 às 22h, e aos domingos e feriados, das 7h30h às 20h.

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ConsumidorESG

89% dos consumidores brasileiros se preocupam com sustentabilidade

De Administrador SH 26 de dezembro de 2022
Escrito por Administrador SH

Globalmente, número chega a 80%, porém poucos ainda consideram pagar valores mais altos por artigos sustentáveis

Uma pesquisa sobre a visão do consumidor em relação à sustentabilidade revelou que 89% dos brasileiros se mostram preocupados com o meio ambiente ao adquirir produtos domésticos, desde carros até computadores e tablets. O estudo, que ouviu aproximadamente 19 mil consumidores de países como Brasil, Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Itália, China e Índia, indica, ainda, que, globalmente, apesar de 80% dos consumidores considerarem questões de sustentabilidade nas compras do dia a dia, apenas de 1% a 7% relataram aceitar pagar um preço maior por itens e serviços mais sustentáveis.

O relatório do Boston Consulting Group diagnosticou também que muitos ainda não enxergam plenamente seu papel como consumidores na luta em prol do meio ambiente. Segundo a pesquisa, somente 20% dos respondentes acreditam gerar um impacto comprando produtos “verdes”, enquanto outros 70% se mostram desconfiados de empresas que usam ações sustentáveis para lucrar, se autopromover e conquistar mais clientes, melhorando suas reputações.

O artigo do BCG ressalta, ainda, que, na categoria de produtos para a casa, 60% dos consumidores em todo o mundo todo já adotam comportamentos sustentáveis como reciclagem de produtos, garrafas e embalagens (36%); uso de panos reutilizáveis para limpeza (35%); e compra de produtos de limpeza e higiene recarregáveis (29%). Na categoria de automóveis, por sua vez, 39% dos consumidores estão adotando comportamentos sustentáveis, como evitar dirigir ou dirigir apenas quando necessário (38%), comprar um veículo menor ou mais econômico para reduzir suas emissões (28%), ou pegar carona com outros (14%).

Brasileiros ainda não aceitam pagar mais por produtos “verdes”

Sobre o Brasil, a pesquisa do BCG mostra que os consumidores, em média, podem ter desenvolvido uma compreensão da necessidade da sustentabilidade acima da média de outros países. Um dos possíveis motivos seria o fato de os brasileiros vivenciarem de perto os impactos da degradação ambiental, como o que ocorre na Amazônia.

“Embora a maioria dos brasileiros entrevistados mencione a preocupação com o meio ambiente, o país tende a ficar para trás na adoção de comportamentos sustentáveis e na compra de produtos e serviços ‘verdes’ na maioria das categorias. Essa é uma questão fortemente ligada aos preços, que muitas vezes são mais altos por conta de matérias-primas específicas, processos de fabricação mais elaborados ou limitação de pontos de vendas com esta oferta”, ressalta Daniel.

Conduzindo o consumidor para caminhos mais sustentáveis

Para que as empresas consigam direcionar seus consumidores para produtos e ações mais sustentáveis, o BCG faz três recomendações:

  • Ações localmente relevantes: As empresas podem ampliar o impacto de suas ações de sustentabilidade, enfatizando a legitimidade das iniciativas e baseando-se em circunstâncias locais, algo que fortalece ainda mais o vínculo com o consumidor. Por exemplo, produtos “verdes” relacionados à proteção das florestas e da biodiversidade terão grande repercussão para os consumidores no Brasil.
  • Diálogo ampliado: Para atingir os consumidores que se preocupam com a sustentabilidade ou adotam comportamentos sustentáveis, ampliar o diálogo sobre causas ambientais pode atingir duas ou três vezes mais consumidores. O BCG descobriu que apenas 7% a 16% dos consumidores valorizam a sustentabilidade por si só como o principal fator de escolha, mas 20% a 43% podem ser persuadidos a comprar um produto mais “verde” se este atributo estiver associado a outros como qualidade, saudável ou socialmente responsável.
  • Quebra de paradigmas: Consumidores que expressam preocupação com o meio ambiente e aqueles que estão adotando comportamentos sustentáveis podem ser conquistados por meio de estratégias projetadas para romper os paradigmas. Isto é importante pois muitos consumidores assumem que, por ser mais sustentável, o produto deve ser mais caro e, em algumas situações, de menor qualidade (pior sabor, por exemplo) — razões pelas quais as pessoas hesitam em adotar de forma mais plena a sustentabilidade.
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Economia

E-commerce de alimentos entra de vez na cesta de compra dos clientes

De Administrador SH 26 de dezembro de 2022
Escrito por Administrador SH

Estudo mostra que 87% dos consumidores americanos vão fazer compras online de itens de supermercado em 2023

Por Renato Müller

As vendas online de alimentos foram um dos grandes destaques do varejo em 2022 – e essa tendência deve continuar em alta no próximo ano. De acordo com um estudo divulgado pela Incisiv e pela Wynshop, as vendas do varejo online de alimentos deverão crescer entre 3% e 7% nos Estados Unidos no ano que vem, e 87% dos consumidores americanos pretendem utilizar os canais digitais para realizar pelo menos parte das suas compras de supermercado.

Para lidar com esse crescimento, 81% dos varejistas entrevistados pretendem atualizar suas plataformas tecnológicas, melhorar a integração de sistemas e otimizar suas operações. Para eles, “budget”, “integração” e “talentos” serão os três maiores desafios para os negócios.

Segundo o estudo, o momento é de expansão no varejo digital de supermercados, que alcançou 17,1% das vendas totais de supermercados nos Estados Unidos em novembro – contra 14,9% em outubro – ou US$ 14,7 bilhões. Desses, US$ 8 bilhões aconteceram pela modalidade de “clique e retire”, em que o consumidor vai à loja física fazer a retirada de produtos comprados online.

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Negócios

5 soluções de pagamento para oferecer a melhor experiência

De Administrador SH 25 de dezembro de 2022
Escrito por Administrador SH

De atendimento automatizado a pagamento por aproximação, saiba como fidelizar o consumidor durante o período das Festas

O mês de dezembro é um dos meses mais valiosos para o varejo. Com o Natal e Ano Novo à vista, compras de presentes devem movimentar o comércio e injetar mais de R$ 66 bilhões na economia, de acordo com estimativas do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. 

Estar preparado para o período, seja com estratégias de vendas definidas, produtos em estoque e promoções é essencial para o sucesso. Mas, além disso, a diversidade de produtos, serviços e soluções de pagamento oferecidas garantem que o consumidor tenha a liberdade de escolher como prefere realizar uma compra, levando consigo uma experiência que pode garantir a fidelidade em próximas aquisições e gerar uma maior margem de vendas ao lojista.

Pensando nisso, elencamos 5 opções de soluções digitais para quem quer oferecer a melhor experiência ao seu cliente e vender mais neste fim de ano. Confira:

1 – Link de pagamento

traz conveniência, segurança e agilidade para aqueles que têm ou não uma loja virtual. Com o link de pagamento é possível realizar vendas de qualquer local, utilizando os canais de preferência do consumidor, como WhatsApp, Facebook e Instagram, por exemplo. De forma segura, o link de pagamento permite que o cliente preencha os dados do cartão de crédito ou débito e finalize a compra, sem precisar acessar o seu e-commerce ou ir até uma loja física. Além disso, é uma solução plug&play, ou seja, o lojista, após contratar uma solução de link de pagamento, na maioria das vezes consegue gerar e enviar links a partir de um aplicativo, sem precisar fazer integrações complexas com seu sistema de caixa. Algumas soluções de link de pagamento são bem completas, e disponibilizam outras formas de pagamento como PIX ou Boleto.

2 – Loja virtual

Essa opção é ótima para garantir uma vitrine de todos os produtos para seus consumidores e futuros clientes, gerando um alcance que independe da barreira geográfica. Ter uma loja virtual ajuda a ampliar as vendas. Contudo, é fundamental que a loja online conte com ferramentas de antifraude, para garantir uma compra segura para você e seus clientes. Existem várias plataformas no mercado que permitem a construção e publicação de sua loja virtual no modelo “faça você mesmo”, com preços acessíveis aos pequenos comércios. Mas o segredo para sua loja digital dar certo é buscar soluções que estejam conectadas com ferramentas que tragam fluxo para o seu site, como buscadores ou conexões com grandes marketplaces. Por isso, a dica é avaliar esse ponto na hora de escolher qual ferramenta contratar.

3 – Pagamento por aproximação

Tenha opções de maquininhas que ofereçam tanto PIX por QR Code como pagamento por aproximação. Ambos os formatos ganharam força durante a pandemia, já que apenas com aproximação de uma carteira digital – que pode estar em celulares e smart watches, o consumidor pode realizar uma compra, evitando levar cartões de débito e crédito ao estabelecimento. Entre as tecnologias oferecidas pelas carteiras digitais, estão a leitura por QR Code e a leitura pela Near Field Communication (NFC).

4 – Pix

Criado pelo Banco Central do Brasil, o Pix é um dos meios de pagamentos favoritos do consumidor hoje em dia e foi muito utilizado durante a Black Friday este ano. De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), de 16 de novembro de 2020, data em que o Pix começou a funcionar no país, até o último dia 30 de setembro, foram mais de 26 bilhões de operações feitas, movimentando cerca de R$ 12,9 trilhões. Disponibilizar o pagamento via Pix, seja na máquina de pagamento ou no e-commerce, mostra ao consumidor que ele tem a liberdade de escolher a melhor forma para realizar suas compras. É colocar o cliente como tomador de decisão. No caso do uso da máquina de pagamentos, o QR code pode ser um aliado nesse modelo, sendo igualmente rápido, atualizado, seguro e gratuito para o seu cliente. Além disso, disponibilizar o Pix na máquina de pagamentos facilita a integração com o extrato e a conciliação, melhorando a gestão do caixa.

5 – Ferramentas de Automação comercial

Contar com soluções de automação comercial ajudam a agilizar as vendas e facilitar a gestão do negócio. Entre essas ferramentas estão comandas eletrônicas, cardápios digitais e aplicativos de vendas que permitem que o próprio consumidor lance seus pedidos e solicite entregas pelo celular, sem a necessidade de fazer o download do app.     

Outra facilidade para o lojista é a utilização de uma frente de caixa móvel, integrada aos meios de pagamentos e emissão do documento fiscal (NFC). Com esta solução, o comerciante não precisa de um computador ou de um caixa físico. 

Fonte:  Getnet Brasil

25 de dezembro de 2022 0 Comentários
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Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

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SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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