SuperHiper
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
sábado, dezembro 13, 2025
SuperHiper
SuperHiper
SuperHiper
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
Consumidor

O que é, realmente, fidelizar o cliente?

De Administrador SH 29 de dezembro de 2022
Escrito por Administrador SH

Recorrência de compras não é sinônimo de lealdade; saiba mais sobre fidelização e garante clientes fieis

A lealdade do cliente pode, muitas vezes, ser confundida com recorrência de compra. Mas, afinal, adquirir mais de uma vez no mesmo lugar significa que o consumidor é fiel à marca e/ou empresa? A resposta é não. Fidelização é um conceito baseado em conexão emocional e experiência. Ser ouvido e compreendido é o que realmente vai levar o consumidor a se tornar “fã” de uma companhia. 

A pesquisa “Impactos das Emoções nas Compras por Impulso”, produzida pelo SPC Serasa, afirma que as atitudes dos consumidores são resultado não apenas de atos pensados e planejados, mas, sobretudo, de um contexto em que as emoções desempenham papel fundamental. Um especialista em Programação Neurolinguística, chamado Rudson Borges, dizia que ativar as emoções na hora da venda é essencial para conquistar os clientes.

E os programas de fidelidade são uma ferramenta importante para conhecer o cliente e, assim, fornecer o que ele realmente quer e precisa. O clube de vantagens da IKEA, gigante sueca de móveis, que tem 150 milhões de membros no mundo todo, é um exemplo. A empresa oferece, além descontos e cupons, assessoramento de decoração e até oficinas grátis de marcenaria. Os consumidores podem, inclusive, deixar seus filhos em playgrounds monitorados por uma hora enquanto fazem compras.

Já a companhia de seguros, planos de saúde e serviços bancários, Discovery, da África do Sul, disponibiliza um programa que bonifica, seus mais de 10 milhões de participantes, ao praticarem ações como check-ups, exercícios, e até se mantiverem uma direção responsável, que é verificada por um rastreador no aplicativo mobile. A empresa chegou a impressionante marca de reduzir em 76% a mortalidade entre os participantes mais engajados com essas ações.

Envolver os clientes de maneira não transacional, ou seja, eles não necessariamente precisam adquirir um produto para receber vantagens específicas, atender expectativas construindo percepções sobre a marca, são atitudes que fidelizam. Ir além de bons produtos e serviços vai, de fato, conectar empresas e consumidores.

Conquistar o cliente é importante para os negócios, mas torná-lo leal fará o sucesso da sua marca.

Fonte: Por Paulo Curro*

29 de dezembro de 2022 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
Economia

E-commerces movimentam R$231 milhões com festas

De Administrador SH 29 de dezembro de 2022
Escrito por Administrador SH

O faturamento cresceu cerca de 30% em comparação com o ano passado, com ticket médio de R$ 241

O faturamento dos pequenos e médios negócios online cresceu em torno de 30% com as vendas de final de ano, contabilizando R$231 milhões de 1 a 25 de dezembro. O levantamento é da Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina com mais de 100 mil lojas virtuais ativas.

Em comparação com o ano passado, o ticket médio teve alta de 8% (R$ 222,70) e chegou a R$241,80. O número de pedidos também cresceu, passando de 800 mil para 957 mil, o que representa um aumento de 20%. Além disso, os segmentos de Moda, Saúde & Beleza e Acessórios lideraram as vendas no período, faturando R$95 milhões, R$19 milhões e R$17 milhões, respectivamente.

“As festividades de fim de ano, como o Natal, são um dos períodos mais importantes para o varejo. Apesar do cenário econômico desafiador, os e-commerces aproveitaram para realizar campanhas específicas e alavancarem suas vendas”, explica Luiz Natal, gerente de Desenvolvimento de Plataforma da Nuvemshop.

São Paulo liderou o ranking das empresas que mais faturaram no período, alcançando R$117,5 milhões. Os outros estados que fecham a lista dos quatros estados são Minas Gerais (R$25 milhões), Rio de Janeiro (R$16 milhões) e Ceará (R$13 milhões). Destaque para Goiás e Santa Catarina que tiveram crescimento percentual de faturamento superior à média nacional, com 82% e 52% respectivamente.

Dentre os principais modos de pagamento, o Pix se destacou representando 33% dos pedidos pagos, crescendo 160% em comparação ao mesmo período de 2021. O cartão de crédito continua sendo o meio mais utilizado com 49% dos pagamentos.

29 de dezembro de 2022 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
Lojas

Assaí amplia conversões e inaugura em Recife, PE

De Administrador SH 29 de dezembro de 2022
Escrito por Administrador SH

Nova unidade gera 500 empregos e é a primeira conversão dos hipermercados adquiridos pela Companhia

Assaí inaugura primeira conversão em Pernambuco, resultado da conversão dos pontos comerciais adquiridas no Estado. A unidade, totalmente reformada, conta com um amplo mix de produtos e serviços à capital. Entre eles, os(as) clientes poderão encontrar Açougue, Adega de Vinhos, Empório de Frios, Cafeteria e Padaria.

A nova loja atende aos moradores do bairro de Boa Viagem e região, como também Piedade, Ipsep, entre outros, que poderão contar com um modelo de negócios que privilegia os preços baixos para compor o carrinho de compras das famílias e comerciantes locais (como restaurantes, minimercados, cantinas e escolas). Isso porque o Assaí opera no formato e atacarejo, com preços, em média, 10% a 15% mais baratos do que no varejo tradicional.

“Um ano após a inauguração do Assaí na Av. Recife, voltamos a investir no munícipio, gerando empregos e trazendo o nosso mais novo conceito de lojas — que privilegia uma melhor experiência de compras no atacarejo – além, claro, do bom atendimento e dos preços competitivos que são a marca do Assaí”, explica João Miguel Gouveia, Diretor Regional de Operações. O Assaí Boa Viagem gerou 500 empregos diretos e indiretos, priorizando a contratação de colaboradores(as) que trabalhavam no antigo local e manifestaram interesse em trabalhar no Assaí.

Esta é a 12ª loja no estado e a 3ª na capital. Para 2023, o atacadista inaugurará uma loja na Zona Norte do Recife, no bairro da Madalena. Será a segunda conversão dos pontos comerciais de hipermercados adquiridos no estado de Pernambuco.

29 de dezembro de 2022 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
Consumidor

DOM Atacadista lança clube de vantagens

De Administrador SH 29 de dezembro de 2022
Escrito por Administrador SH

MEU DOM tem cadastro simples, realizado pelo site, e concede benefícios imediatos aos clientes

Para ampliar o relacionamento com seus clientes, o Dom Atacadista lançou o MEU DOM, um Clube de Vantagens vigente para todas as suas operações. Neste programa, o cliente tem acesso a ofertas exclusivas e personalizadas, além de acesso ao wi-fi gratuito dentro das lojas. Para fazer parte desta rede de vantagens, basta baixar o aplicativo do Dom e fazer o seu cadastro.

O Dom Atacadista nasceu no Rio de Janeiro em setembro de 2019, com a missão de comercializar produtos com preços competitivos e proporcionar uma experiência de compra positiva aos empreendedores locais e consumidores finais.

Com uma robusta operação de Autosserviço (cash and carry), as lojas do Dom Atacadista oferecem mais de 10 mil itens de grandes marcas de mercearia, perecíveis, embalagens, bazar, higiene, bebidas e limpeza.

29 de dezembro de 2022 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
Negócios

10 previsões para os supermercados americanos em 2023

De Administrador SH 28 de dezembro de 2022
Escrito por Administrador SH

Inflação continua sendo uma grande preocupação, mas consumidores mudam hábitos e reforçam opção por supermercados nas mais diversas opções de consumo

Por Renato Müller

O ano de 2022 foi desafiador para o setor de supermercados. Nos Estados Unidos, a alta da inflação se somou à mudança dos hábitos dos consumidores (impulsionados pelo home office e pela great resignation) para gerar novos hábitos – abrindo oportunidades para varejistas atentos.

Para o site Winsight Grocery Business, 10 pontos deverão marcar o ano de 2023. São elas:

1 – A recessão não vai bater às portas

Os esforços do governo federal para reduzir a inflação gerou uma desaceleração da economia, que chegou a estar tecnicamente em recessão no início de 2022. Para o próximo ano, porém, a Goldman Sachs não acredita em retração da economia – e sim em um crescimento beeeeem moderado.

2 – Os supermercados ganharão espaço dos restaurantes

A tendência da alimentação dentro de casa impulsiona tanto a compra de alimentos in natura quanto de refeições prontas nos supermercados. O grab and go e mesmo o foodservice dentro dos supermercados serão uma fonte importante de crescimento do setor no próximo ano.

3 – Inflação sob controle

Na visão da Goldman Sachs, em 2023 a inflação americana deverá ficar entre 3% e 5%, uma vez que as cadeias de suprimentos vêm se recuperando dos problemas de abastecimento da pandemia.

4 – Supermercados on-line em alta

Com a reabertura do comércio em 2022, o varejo on-line deixou de viver tempos de forte expansão – mas estão de 3 a 4 vezes mais altas do que no pré-pandemia. Os principais varejistas abriram operações de e-commerce – e continuam a impulsionar a lucratividade dessas operações.

5 – Novas tecnologias

Compras sem atrito e micro hubs de distribuição continuarão a crescer para atender à demanda dos consumidores por praticidade e velocidade nas compras físicas e omnichannel.

6 – Mais investimentos em lojas físicas

Com a pandemia e a forte expansão do e-commerce, os investimentos do varejo se concentraram no digital. A retomada do varejo físico em 2022 vem mudando esse cenário – e as lojas físicas voltam a ganhar força, ainda que com um foco diferente: mais foodservice e espaço nas lojas para atender às opções omnichannel.

7 – Varejo de descontos ganha espaço

Em 2022, a inflação alta abriu oportunidade para que varejistas de descontos ganhassem market share. Mesmo com a inflação perdendo força no próximo ano (veja o primeiro item da lista), o hábito de comprar mais barato continuará forte no mercado americano.

8 – Marcas próprias em alta

Ainda como reflexo da alta da inflação, os produtos de marca própria se tornaram mais fortes nos supermercados americanos. Uma realidade que continuará presente em 2023, uma vez que novas categorias e o desenvolvimento de produtos premium deram uma nova cara para os itens de marca própria.

9 – Fusão complicada

A expectativa, no varejo americano, é que a anunciada fusão das líderes supermercadistas Kroger e Albertsons seja difícil, desacelerando o crescimento das duas empresas e abrindo oportunidades para concorrentes regionais mais velozes.

10 – Mais concentração vindo por aí

Mesmo com a fusão complicada entre as líderes, o anúncio da transação mostra que há oportunidades de consolidação no varejo americano. Pequenas redes e players regionais deverão buscar esse caminho para crescer mais rapidamente.

28 de dezembro de 2022 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
Consumidor

Lacta contabiliza mais de 50 mil vídeos com ação de Natal

De Administrador SH 28 de dezembro de 2022
Escrito por Administrador SH

Com resultados surpreendentes, as retrospectivas personalizadas ficarão no ar até 6 de janeiro

A retrospectiva criada em parceria entre Lacta e Meta para o WhatsApp, “Seu Ano num Zap”, já soma cerca de 85 mil usuários do chatbot que produz e personaliza os vídeos com fotos e vídeos que ficaram na memória do usuário ao longo do ano. Até hoje, já são mais de 50 mil vídeos produzidos e compartilhados pelo público. A expectativa é dobrar esse número até o final da campanha, que deve ficar no ar até o dia 06 de janeiro. A ação foi desenvolvida pelos times da Lacta junto com o time de Creative Shop da Meta e com a equipe da DAVID.

“Criamos o ‘Seu Ano num Zap’, em parceria com a Meta, para proporcionar uma nova forma das pessoas celebrarem o Natal e compartilharem gestos de carinho com a família e amigos. Esses resultados comprovam que estamos no caminho certo com o nosso propósito de nutrir relações verdadeiras. Afinal, é muito mais do que um vídeo, é uma forma de dizer que lembrou de alguém que você ama na época mais especial do ano”, celebra Fabiola Menezes, diretora de marketing de chocolates da Mondelez Brasil.

O sucesso da ação reforça a mensagem da marca de chocolates sobre como gestos simples, como compartilhar um vídeo que reúne momentos especiais, emociona quem se ama. Trata-se também de uma oportunidade de presente de última hora de forma gratuita e rápida.

28 de dezembro de 2022 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
Negócios

Bem Brasil anuncia novo diretor administrativo-financeiro

De Administrador SH 28 de dezembro de 2022
Escrito por Administrador SH

Escolhido é Klinger Vidal, profissional com 20 de experiência no mercado administrativo

A Bem Brasil, indústria 100% brasileira de batatas pré-fritas congeladas, atua no mercado há 16 anos, sendo pioneira na atividade, anuncia o novo diretor administrativo-financeiro da marca, em linha com o movimento de profissionalização da sua gestão. Klinger Vidal, executivo possui mais de 20 anos de experiência profissional no mercado corporativo, nas áreas Administrativa, Financeira, Controladoria, RH, TI e Operacional, atuando em empresas multinacionais e nacionais, em segmentos estratégicos como alimentos e bebidas, bancos, manutenção e segurança, entre outros, assume a gestão financeira e controladoria e parte da gestão de operações (compras, logística e expedição).


Formado em contabilidade pela PUC Minas, Vidal tem dois MBAs — pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Ohio University, além de duas pós-graduações — em Controladoria, pela UFMG; e em Administração em Negócios, pela Universidade de Harvard.

Vidal chega ao cargo em um momento em que a Bem Brasil reforça sua estratégia de aumentar a produção de batatas pré-fritas congeladas e ampliar a liderança no mercado nacional. “A Bem Brasil vem crescendo de maneira sustentável, com um forte planejamento estratégico para os próximos anos direcionado. À medida que vamos crescendo, é preciso criar processos e controles mais robustos, além de atuar na retaguarda e dar suporte em assuntos estratégicos de mercado e decisões de planejamento, em conjunto com a alta gestão da empresa”, comenta o executivo.

28 de dezembro de 2022 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
ESG

Ambev promove “Programa Além” e incentiva o combate ao desperdício

De Administrador SH 28 de dezembro de 2022
Escrito por Administrador SH

Iniciativa tem objetivo de combater o desperdício com informações para os estabelecimentos saberem destinar as sobras de alimentos

O Programa Além, da Ambev, tem o objetivo criar conexão e geração de novos negócios, potencializando startups brasileiras com grande possibilidade de crescimento. Recentemente, selecionou a Food to Save, foodtech que já evitou o descarte de mais de 1000 toneladas de alimentos na Capital Paulista, no Grande ABC, em Campinas (SP), Americana (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF) para acelerar por meio de incentivos financeiros.

A proposta é apresentar a Food To Save como solução contra o desperdício de alimentos para os mais de 100 mil estabelecimentos associados ao BEES, plataforma B2B da Ambev que permite que bares e restaurantes parceiros abasteçam seus estabelecimentos de forma 100% digital, com itens que vão além das bebidas.

Com um modelo de negócio simples e sustentável, a empresa pretende possibilitar que os alimentos e/ou produtos próximos à data de validade das empresas parceiras do BEES ganhem uma nova oportunidade de compra com até 70% de desconto pelo consumidor final. O modelo é benéfico não só na diminuição da emissão de gás carbônico, visto que aproximadamente 10% das emissões globais de efeito estufa estão associadas às comidas que não são consumidas, segundo pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2021, mas para o estabelecimento que consegue dar um destino bacana para esses produtos e liberar espaço em seu estoque.

“A parceria com a Ambev é um marco na nossa trajetória. Além de representar o reconhecimento do nosso trabalho, vai nos impulsionar a outros patamares na realização do nosso objetivo, que é o combate ao desperdício de alimentos. É de extrema importância a visibilidade dada pela companhia Ambev a pautas de impacto social e ambiental”, explica Lucas Infante, CEO da Food To Save.

28 de dezembro de 2022 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
Lojas

GPA encerra ano com 44 novas lojas de proximidade

De Administrador SH 28 de dezembro de 2022
Escrito por Administrador SH

Foram 38 novas unidades das bandeiras Minuto Pão de Açúcar e Mini Extra desde setembro, quando foi anunciada a revisão do plano de expansão

O GPA, um dos maiores grupos de varejo alimentar do Brasil, conclui o ano de 2022 com 44 novas lojas das bandeiras Minuto Pão de Açúcar e Mini Extra inauguradas. O formato de proximidade é uma das principais apostas do grupo, que anunciou, em setembro, a revisão de seu plano de expansão priorizando esse modelo de negócio, prevendo 250 novas lojas do formato até 2024. Desde o anúncio, a expansão das bandeiras foi intensificada, totalizando 38 novas lojas nos quatro últimos meses. Somente na última semana do ano, serão 10 lojas abertas nos estados de São Paulo e Pernambuco, concluindo o plano de expansão previsto para 2022. As novas lojas também permitiram que especialmente o Minuto Pão de Açúcar ampliasse a presença no interior de São Paulo, chegando a novas cidades onde ainda não operava, como é o caso de Mogi das Cruzes, Taubaté e Araraquara.

Do total de lojas de proximidade inauguradas em 2022, 38 são da rede Minuto Pão de Açúcar. A bandeira tem como objetivo ser uma extensão da despensa de seus clientes e se diferencia pela experiência de compra premium, que adequa o sortimento de cada loja aos bairros onde as unidades estão localizadas. As outras seis são do Mini Extra, que tem como diferencias a quantidade de lojas espalhadas pelas mais variadas regiões, associada à capacidade de estar totalmente adaptado de acordo com as demandas do bairro e ao perfil de consumo predominante em cada localidade.

“Estamos muito animados com a expansão das bandeiras de proximidade, as lojas têm um modelo de negócios vencedor e resiliente em todos os momentos econômicos e consistente em termos de resultados para a companhia. Quando falamos do Minuto Pão de Açúcar, em especial, desenvolvemos um formato baseado nas necessidades e expectativas dos consumidores dos locais onde as lojas estão localizadas, atendendo a diferentes jornadas de compra com praticidade e agilidade, sendo extremamente aderente ao que nossos clientes buscam. A aposta do GPA na expansão do formato e receptividade dos consumidores em nossas lojas nos mostram que estamos no caminho certo”, explica Emerson Colinas, Diretor de Operações de Formatos Especializados do GPA.

Confira as datas e endereços das lojas que inauguram esta semana:

Inaugurações em São Paulo

27/12 – Rua Artur Prado, 447 – Bela Vista, São Paulo

28/12 – Avenida Itália, 1086 – Jardim das Nações, Taubaté

28/12 – Avenida Deputado Federal Mario Eugênio, 95 – Village Damha III, Araraquara

29/12 – Avenida Barão de Penedo, 41 – José Menino, Santos

29/12 – Rua Tomas Alves, 51 – Vila Mariana, São Paulo

29/12 – Rua Senador Cesar Lacerda Vergueiro, 500 – Sumarezinho, São Paulo

29/12 – Avenida Eng. Luiz Gomes Cardim Sangirardim, 388 – Vila Mariana, São Paulo

30/12 – Rua Bagé, 59 – Vila Mariana, São Paulo

Inaugurações em Recife

30/12 – Rua Dom José Lopes, 225 – Boa Viagem, Recife

30/12 – Rua Ribeiro de Brito, 405 – Boa Viagem, Recife

28 de dezembro de 2022 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
Negócios

Grupo Bahamas adquire imóvel da antiga Ferreira Guimarães

De Administrador SH 27 de dezembro de 2022
Escrito por Administrador SH

Edifício será revitalizado e contará com uma loja do Bahamas Mix

O Grupo Bahamas comprou o imóvel da extinta fábrica de tecidos, Ferreira Guimarães. No local, será implantado o Pátio Ferreira Guimarães, estabelecimento comercial com lojas de diversos segmentos, além de uma unidade do Bahamas Mix.

A obra de revitalização vai preservar a volumetria, fachada e a identidade histórica do imóvel, e deve ser concluída até o final de junho de 2023. O novo empreendimento se soma ao portfólio do Grupo Bahamas, criado para atender aos pequenos comerciantes com itens de pronta-entrega.

Agora, a rede inclui outros formatos de vendas além do atacarejo, atendendo às necessidades dos públicos ao redor de suas instalações.

27 de dezembro de 2022 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
Mais recentes
Mais Antigas
banner para anunciantes
banner do canal whats
previous arrow
next arrow
  • Grupo Zonta investe R$ 100 milhões em novo complexo comercial em Curitiba (PR)
  • Super Moniari abre loja de 1 mil m² em Araranguá (SC)
  • Giassi Supermercados inaugura primeira loja em Florianópolis (SC)
  • Covabra promove “Natal do Bem” e doa R$ 260 mil a instituições sociais
  • Supermercado Dom Olívio inaugura sua primeira loja em shopping em Jundiaí (SP)
  • Komprão Atacadista inaugura loja de 7,2 mil m² em São Bento do Sul
  • Prezunic Supermercados realiza ações especiais de Natal

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

logo-c-superhiper@2x.webp

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato

Leia a última edição

Abras

ABRAS promove jantar exclusivo durante a NRF 2026 em Nova York
Rastreabilidade muito além da legislação
Atualização do PAT traz eficiência e beneficia consumidores e empresas

Super atualizada. Hiper Conectada

Siga-nos
Linkedin Instagram Facebook Youtube Tiktok
SuperHiper
  • Home3 Homes
  • Home 1
  • SuperHiper