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sábado, dezembro 13, 2025
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ESGTecnologia

Enxuto é a primeira rede de SP com ponto para reciclagem de vidro

De Redação SuperHiper 13 de dezembro de 2023
Escrito por Redação SuperHiper

Em parceria com a Heineken, rede recebe máquina de reciclagem em sete unidades e visa estimular o descarte correto de embalagens

O Grupo Enxuto, rede que hoje conta com mais de 40 unidades entre supermercados e lojas de proximidade, firmou uma parceria inédita com a Heineken passando a ser, a primeira rede de supermercados em São Paulo, com ponto de coleta para descarte de vidro, atuando dentro do programa “Volte Sempre”, uma das iniciativas de circularidade de embalagens da marca Heineken cujo objetivo é estimular o hábito do descarte correto de embalagens garantindo assim sua destinação adequada a reciclagem. Esta iniciativa faz parte da plataforma Green Your City, que traz uma série de iniciativas com o viés de cultura e sustentabilidade, focando principalmente em circularidade, cidades mais verdes e consumo responsável de álcool.

Com o acordo, a população de Campinas já pode começar o descarte correto de embalagens pós consumo, levando os materiais até o ponto de coleta. A unidade de Campinas (Av. John Boyd Dunlop, 440) já está com a máquina de reciclagem de vidro da Heineken em funcionamento (disponível para toda a população), bem como as lojas do Enxuto Aqui (aqui só para os moradores dos condomínios): Talipo, Okinawa, Tropical Garden, Fontana Garden, Boulevard e Tipuana.

“Aqui no Enxuto, entendemos que além do cuidado com o cliente, é necessário estarmos atentos ao impacto que geramos no meio ambiente e como podemos minimizá-los. Nos últimos anos, temos olhado com muita atenção para iniciativas que colaboram para a evolução da sociedade como um todo, de maneira equilibrada e sustentável. Para nós é um prazer fazer parte de um programa tão importante que estimula o hábito da reciclagem na população e colabora tão ativamente com a causa ambiental”, destaca a diretora de marketing e E-business do Enxuto Supermercados, Doane Moda.

Como participar do programa Volte Sempre Heineken nas lojas do Enxuto?

Para participar do programa e dar início ao processo de reciclagem de vidro é muito simples. O consumidor deve se dirigir a um dos pontos de coleta do Volte Sempre Heineken nas lojas participantes do Enxuto, se dirigir a máquina coletora e inserir o número de celular com DDD, depois disso basta depositar as embalagens vazias de vidro descartável no local indicado.

Para que o cliente possa ganhar seu cashback (R$ 0,10 por embalagem) e trocar por desconto em produtos do grupo HEINEKEN nos estabelecimentos participantes é necessário baixar o aplicativo ‘Ponto Caco’ ou acessar o site https://pontocaco.com/ e fazer um cadastro gratuito. A conta do usuário será ativada assim que ele colocar o mesmo número de celular inserido na máquina de reciclagem de vidro. É importante lembrar que o cadastro somente será permitido para maiores de 18 anos. Por dia e por CPF é possível depositar até 24 embalagens de vidro e não é permitido, nas máquinas de coleta do programa Volte Sempre o descarte de itens como lâmpadas, resíduos de cerâmica, louças, pedaços soltos de vidro e espelhos.

Os números do programa até hoje, mostram o impacto positivo que a iniciativa tem no meio ambiente. Até hoje, o Volte Sempre, que está em operação desde 2019, em 12 cidades, já coletou mais de 430 toneladas de vidro, o que significa que 524 toneladas de matéria-prima virgem deixaram de ser extraídas do meio ambiente e mais de 190 toneladas de CO2 deixaram de ser lançadas na atmosfera. Além disso, o programa também colaborou para que 307m³ de espaço fossem economizados em aterros. Para saber mais acesse o site oficial do programa https://www.programavoltesempre.com.br/.

Em busca de soluções inovadoras que possam facilitar a vida da população e ajudar de alguma forma, na construção de uma sociedade mais humana, empática e sustentável, o Grupo Enxuto vem desenvolvendo uma série de iniciativas com foco na conscientização do consumidor sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Pensando em oferecer para o cliente uma experiência 360º e trazer soluções tecnológicas para melhorar a jornada de compra do consumidor, o Enxuto foi a primeira rede de supermercados a ter o carrinho inteligente na América Latina e colocou em prática, iniciativas como o caixa de bate-papo, para quem não está com pressa, o self-checkout para grandes compras e o cupom verde.

Recentemente o Grupo Enxuto também inaugurou seu Centro de Distribuição de Proximidade, em Sumaré e fechou uma parceria com a Tamura Brasil, com objetivo de utilizar para abastecer 100% de suas operações, energia gerada em fazendas de painéis solares. Com a iniciativa além de minimizar o impacto ambiental de sua expansão a rede também consegue economizar até 15% nas contas de luz.

No ano em que o Enxuto comemora seus 60 anos, os planos de crescimento não param e a expectativa é que nos próximos dois anos o Grupo alcance 200 lojas do Enxuto Aqui em operação. Hoje, a rede conta com mais de 40 lojas entre supermercados e lojas de proximidade em Campinas, Cosmópolis, Itupeva, Limeira, Piracicaba e Rio Claro.

 

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LojasNegócios

GPA revisa plano de expansão e muda prazo para inauguração de novas lojas

De Redação SuperHiper 13 de dezembro de 2023
Escrito por Redação SuperHiper

A previsão é de abrir 168 unidades de 2024 a 2026, entre lojas de proximidade e supermercados

O GPA anuncia ao mercado que revisou seu plano de expansão e divulga novas datas para abertura de lojas. A antiga estratégia, divulgada em 06 de setembro de 2023, previa a inauguração de 300 novas lojas no período entre 2022 e 2024. Dessas 300 lojas, 121 já foram abertas até setembro de 2023 e 11 estão previstas para serem inauguradas no quarto trimestre de 2023, totalizando 132 novas lojas (99 de proximidade e 33 supermercados).

Agora, devido a considerações sobre a otimização do nível de investimentos da Companhia, as 168 lojas remanescentes serão inauguradas entre janeiro de 2024 e dezembro de 2026, sendo 151 de proximidade e 17 supermercados.

As projeções e estimativas apresentadas refletem o atual plano estratégico e financeiro da empresa e podem ser alteradas por eventuais mudanças, inclusive ocasionadas por impactos decorrentes de fatores macroeconômicos e políticos internos ou externos. Essas estimativas não constituem promessa de desempenho.

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ESGGente

CEO do Tenda Atacado ressalta importância do combate ao racismo

De Redação SuperHiper 13 de dezembro de 2023
Escrito por Redação SuperHiper

Em novo livro, Marcos Samaha questiona a baixa presença de líderes negros no mercado, além de enfatizar a luta antirracista

O autor Marcos Samaha, CEO do Tenda Atacado, destaca uma questão importante dentro do mundo corporativo brasileiro em seu novo livro, “O privilégio é branco: da negação ao racismo às práticas antirracistas“. Neste material, o autor questiona a baixa presença de líderes negros no mercado e, para responder essa questão, ele entrevistou 14 líderes organizacionais – homens, mulheres, brancos e negros – e revela os preconceitos e racismo que permeia esse universo, bem como a luta antirracista que vem acontecendo.

O objetivo  da pesquisa é entender a manifestação do racismo estrutural, por meio do privilégio branco sistêmico e das normas raciais nas companhias empresariais privadas. A investigação foi fundamentada na Teoria Racial Crítica e na Análise Crítica do Discurso, de Fairclough.

Na obra, Marcos ressalta que há uma normalização e uma legitimação de dinâmicas históricas, culturais, institucionais e interpessoais que dão vantagens à população branca, enquanto perpetuam desvantagens para a população negra. “Entre 2001 e 2015, a rara presença de executivos negros em 500 empresas analisadas pelo Instituto Ethos variou de 4,8% para 5,8%. A desproporcionalidade entre brancos e negros na liderança organizacional não evolui há décadas. Há uma lacuna na literatura relacionada ao privilégio branco sistêmico e às normas raciais implícitas no ambiente de trabalho, configuradas como barreiras para o avanço dos negros nas organizações”, revela o livro.

Samaha é presidente do Tenda Atacado desde 2018 e passou a se interessar pela temática há mais de uma década. Contudo, foi em 2018 que o assunto ganhou mais relevância para ele, em seu doutorado sobre sobre as manifestações do racismo estrutural sob a perspectiva de líderes organizacionais. Na empresa em que trabalha, ele incentiva as políticas de diversidade e inclusão, participa de diversos movimentos e acredita que as ações afirmativas trazem mudanças sociais no meio.

O lançamento do livro será lançado no dia 15 de dezembro, a partir das 18h30, na Livraria D’Placido – Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073 – 120 – Térreo).

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LojasNegócios

Grupo Dia a Dia amplia serviços em loja do Novo Gama (GO)

De Redação SuperHiper 13 de dezembro de 2023
Escrito por Redação SuperHiper

A 12ª unidade da rede inaugura padaria, açougue e serviços de frango

Com novos serviços, a décima segunda loja da rede Dia a Dia, aberta em 2019, está de cara nova. O objetivo da unidade é oferecer a melhor experiência de compra aos clientes do Novo Gama (GO). Por isso, a loja inaugurou na última sexta-feira (8) serviços de padaria, açougue e frango assado.

Com uma grande diversidade no cardápio, a padaria oferece produtos frescos e com muita qualidade, desde pães de sal, de queijo, broa de milho até croissant, mix de bolos, rosquinhas, baguetes, entre outros.

Já no açougue Dia a Dia, o cliente encontra ampla variedade de carnes, garantindo a procedência, qualidade e o frescor da carne. Além dessa variedade, o açougue oferece também, diversos tipos de cortes. Outro diferencial fica por conta da seção de rotisseria, com o frango assado. A loja fica localizada próximo a rotatória do Novo Gama.

“Simplicidade, qualidade e menor preço. São essas as características que acompanham o Atacadão Dia a Dia em toda sua jornada. E nesse processo de renovação de nossas lojas, com as instalações desses serviços, o foco é oferecer aos clientes tudo que eles precisam dentro de um Atacarejo, e com isso a melhor experiência de compra. Sem sombra de dúvidas, é necessário seguir trabalhando muito para continuar entregando o melhor”, revela o conselheiro do Dia a Dia, Branco Amaral.

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Lançamentos

Selmi lança farinha de trigo Renata Dia a Dia

De Redação SuperHiper 13 de dezembro de 2023
Escrito por Redação SuperHiper

Novo produto da marca foi lançado para facilitar as receitas do cotidiano

O Pastifício Selmi ampliou sua linha de produtos com o lançamento da farinha Renata Dia a Dia, fabricada a partir de um rigoroso processo de qualidade e que chega aos consumidores como Tipo 1, que é classificada como especial. A novidade foi pensada para facilitar as receitas do cotidiano, trazendo versatilidade para os consumidores.

De acordo com o diretor comercial da Selmi, Marcelo Guimarães, o novo produto representa uma opção de qualidade para o consumidor. “Já temos uma Farinha Super Premium, que é puríssima e conta com toda a nossa tradição. Agora, apresentamos ao mercado um produto versátil para a rotina e as receitas do dia a dia”, comentou o diretor. A Farinha Renata Dia a Dia chega aos consumidores disponível em embalagens de papel com 1kg ou 5kg, e também na versão com 1kg em embalagem plástica.

O produto derivado do trigo é um elemento crucial para a base alimentar, presente nas receitas de pães, bolos, tortas, biscoitos e diversas receitas. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Trigo, em média, um brasileiro consome cerca de 53 kg do produto por ano.

Fabricação no Moinho de Rolândia

A Selmi iniciou, neste ano, a operação de seu moinho de trigo na cidade de Rolândia, no norte do Paraná. Localizada em uma área de 390 mil m², o espaço conta com capacidade operacional de 650 toneladas de moagem de trigo por dia, além de um moderno centro de distribuição.

Além da produção para o abastecimento das fábricas em Rolândia (PR) e Sumaré (SP), o moinho também possibilita vários diferenciais competitivos como a melhoria qualitativa nas farinhas e produtos finais, além de maior previsibilidade, agilidade e planejamento de abastecimento.

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LojasNegócios

Grupo ABC inaugura mais uma loja e continua sua expansão em dezembro

De Redação SuperHiper 13 de dezembro de 2023
Escrito por Redação SuperHiper

Nova unidade é inaugurada em Itaúna (MG), e Perdões (MG) já se prepara para receber uma loja do atacarejo

Em continuidade à sua estratégia de expansão, o Grupo ABC inaugurou uma nova unidade em Itaúna (MG), no dia 07 de dezembro.  A loja está localizada na Rua Marquês Pena, 20, bairro Novo Horizonte e conta com uma área de vendas de 3.829m² e 6.848m² área construída, 14 checkouts, estacionamento coberto e um mix variado com cerca de 10.000 itens. O ABC Atacarejo foi construído para abastecer toda a demanda de consumidores e comerciantes da região.

A loja contará também com canais de venda online, por meio do site ou aplicativo Super ABC e o serviço de televendas via Whatsapp. Tudo para proporcionar aos seus clientes mais praticidade e conforto, além do preço diferenciado de atacado. O empreendimento gerou cerca de 300 empregos diretos e indiretos, fomentando o comércio local através de parcerias com fornecedores da região.

Ainda no mês de dezembro, no dia 14, está previsto a inauguração da primeira loja ABC na cidade de Perdões (MG), situada na Avenida Marginal Iolanda Resende Pereira, 230,  bairro Novo Jardim. Uma loja ampla e moderna, o Super ABC Perdões promete ser a novidade do ano na cidade, proporcionando aos clientes uma experiência única de compra: mais qualidade e variedade de produtos, praticidade nos serviços, inovações tecnológicas como o aplicativo de compras online.

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Tecnologia

OXXO intensifica campanhas interativas por meio de Inteligência Artificial

De Redação SuperHiper 13 de dezembro de 2023
Escrito por Redação SuperHiper

Novo chatbot via WhatsApp tem seis vezes mais conversas com os usuários desde o lançamento

O OXXO, mercado de proximidade do Grupo Nós, fortalece a experiência do consumidor e passa a atender via WhatsApp. Nesse novo canal, o OXXO envia informações sobre as lojas e promoções, responde dúvidas frequentes e também cadastra interessados em receber ofertas e atualizações da marca de forma eficaz e personalizada, pois utiliza a tecnologia de IA generativa com solução customizada criada pela Botmaker, plataforma de Inteligência Artificial (IA), parceira nesse projeto.

” Com a conversa, via WhatsApp, é possível conferir as nossas promoções, encontrar a loja mais próxima e ficar por dentro das novidades do mercado. Todo o atendimento, ainda, é feito por meio de um tom de voz divertido e que nos dá a oportunidade de surpreender nossos consumidores”, explica a head de marketing e comunicação externa do Grupo Nós,  Camila Assis.

O chatbot foi desenvolvido utilizando a funcionalidade Knowledge Based, da Botmaker, a qual integra o ChatGPT para treinar o robô com informações qualificadas da marca de forma rápida e automatizada, proporcionando respostas precisas e com mais amplitude de temas.

“Criamos um bot com funcionalidades que atendem a linguagem natural do ponto de vista do tom de voz da marca, com conteúdo amplo e rico em formatos, pois contempla imagens e vídeos em sua comunicação – considerando o ecossistema completo para experiência omnichannel que OXXO oferece, pois o bot encaminha o cliente para o melhor canal para sua necessidade quando preciso, como o app”, afirma head de vendas da Botmaker Brasil, Alfredo Bitencourt.

Segundo o executivo da Botmaker, o maior destaque dos resultados obtidos desde o lançamento é o nível de engajamento do chatbot: “Temos uma recorrência mensal de clientes que interagem com o bot e tem sido bastante expressiva. Desde o lançamento do canal, que foi feito de uma forma orgânica, a quantidade de sessões é 6 vezes maior que a quantidade de usuários, o que contribui com a afirmação de que os usuários voltam ao canal para falar com o chatbot. Este alto índice de engajamento, já que os clientes têm interagido em média 2 vezes com o bot ao longo do mês, evidencia o benefício que o robô traz a esse alto número de usuários que têm aderido ao canal”.

“Esse número é reflexo do engajamento que o OXXO vem alcançando no mundo digital, reforçando que somos uma marca mais próxima do cliente, tanto no ambiente físico quanto no online”, reforça Camila.

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Internacional

Adiamento de compras de Natal afeta supermercados britânicos

De Redação SuperHiper 13 de dezembro de 2023
Escrito por Redação SuperHiper

Vendas de não alimentos caem 7% em novembro; consumidores batem recorde de compras em promoções e mostram disposição para esperar ofertas de última hora

Por Renato Müller

Ao que tudo indica, a temporada de Natal será um jogo de gato e rato entre os supermercadistas britânicos e os consumidores locais. Em novembro, as vendas de não-alimentos recuaram 7% na comparação anual, de acordo com dados da NielsenIQ, mostrando que o público está focado em economizar dinheiro e aguardar ofertas de última hora.

As vendas totais dos supermercados do Reino Unido avançaram 6,8% no mês passado, contra 8,7% em outubro. Já o número de itens vendidos teve uma queda de 0,9%, mostrando uma desaceleração do desempenho do setor no período de Black Friday. As categorias com melhor desempenho foram açougue e bomboniere, com altas de 10,1% e 10,2%, respectivamente.

As promoções foram responsáveis por 25% das vendas das redes supermercadistas, o maior índice desde fevereiro de 2020. As redes com melhor desempenho foram aquelas focadas em descontos, como Lidl e Aldi, cujas vendas saltaram 17,3% e 14,3% na comparação anual – mais um dado que reflete o comportamento “cinto apertado” dos consumidores.

A NielsenIQ acredita que os consumidores deverão aguardar até o último momento e projeta vendas de até US$ 6,3 bilhões na última semana antes do Natal, o que, se acontecer, será a melhor semana em vendas da história do varejo supermercadista do Reino Unido.

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Negócios

Cultura do “eu mereço” faz aumentar o consumo de produtos indulgentes

De Redação SuperHiper 12 de dezembro de 2023
Escrito por Redação SuperHiper

Segundo pesquisa da Horus, 50,7% dos carrinhos são compostos por itens não saudáveis, com foco no sabor, economia e prazer

Um chiclete após o almoço ou até mesmo um chocolate depois de um dia agitado no trabalho é uma rotina normal de milhares de brasileiros, e esse comportamento reflete no carrinho do shopper. Baseando-se na teoria do “eu mereço…”, o consumo de alimentos indulgentes – não básicos e com baixo teor nutricional – vem aumentando, principalmente no mercado de vizinhança. Um estudo realizado pela Horus Inteligência de Mercado, “Encontrando o equilíbrio entre sabor e bem-estar: o shopper em foco”, mostrou que 50,7% do carrinho do cliente é composta por esse tipo de produto, em contrapartida dos 34,4% da categoria saudável.

A pesquisa mostra que a demanda pr indulgentes diz respeito a compras de emergências, feitas principalmente em lojas de conveniências, e para trazer um prazer instantâneo para a pessoa, estando relacionada a essa cultura do “eu mereço…”. A head de produtos da Horus, Roberta Atherino, explicou em entrevista à SuperHiper que percebeu uma maior intensificação desse tipo de pensamento durante a pandemia, mas que se perpetua até hoje. ” Algo muito forte é o fator da pandemia, uma vez que afetou muito a saúde mental das pessoas e intensificou essa questão do eu mereço. Então isso vai muito da cabeça da população, de querer um prazer de forma rápida.”

Outro fator relevante para entender essa tendência do shopper é analisar a situação econômica. Produtos indulgentes são 26% mais baratos do que itens saudáveis, enquanto o primeiro custa uma média de R$ 5,65, o segundo chega ao valor de R$ 7,12. “É o lazer que cabe no bolso, então ao invés de eu ir jantar fora num restaurante, eu vou comer algo gostoso em casa, aumentando o consumo dessas categorias que estão associadas ao prazer”, exemplifica Roberta.

Neste quesito ainda, vale destacar que a presença na cesta desses itens está associada, principalmente, a classes econômicas mais baixas. Famílias com um melhor equilíbrio financeiro, em níveis A ou B, se alimentam mais com produtos saudáveis, com uma incidência de 77,5%, enquanto a categoria de comidas com baixo teor nutricional está em 66,8%. Já família de renda C ou D tem uma média de preferência por comidas altamente industrializadas de 72%. Além disso, a compra de produtos saudáveis está relacionado à missão de compra, seja de abastecimento ou de reabastecimento.

“Quando a gente vê que apenas no nível socioeconômico, percebemos uma relação direta em relação ao preço. Dentro de saudável é uma tendência a categoria ser mais cara. A oferta desses produtos tem um maior valor agregado”, explica Artherino.

O sabor importa

Além dessa questão de preço e dessa cultura de prazer instantâneo, há outro fator de grande relevância para a escolha do consumidor, o sabor, e isso se aplica para todas as classificações. Os produtos saudáveis, por exemplo, se dividem em outras duas subcategorias: saudáveis indulgentes e saudáveis puro. Um busca atrair cada vez mais atenção no aperfeiçoamento do seu sabor, como é o caso das barrinhas de cereais ou proteínas, já o outro, é o alimento sem qualquer tipo de manipulação desse tipo.

No mercado, 72,8% das mercadorias são saudáveis puros, enquanto 27,2% são saudáveis indulgentes, e é uma tendência que a indústria invista cada vez mais em produtos saborosos na categoria que diz respeito à saudabilidade, uma vez que o shopper também está pedindo isso.

“Apesar de ter mais produtos indulgentes, também vemos alguns produtos saudáveis ali aparecendo e se preocupando com o sabor. É justamente por isso que a gente percebe esse movimento na indústria, de buscar um pouquinho de equilíbrio. É necessário sim entregar  saudabilidade, mas também é preciso entregar o prazer”, destaca a head de produto.

Resumindo…

  1. Os produtos indulgentes continuarão a crescer no mercado, independente do tipo de categoria, mas sempre com priorização do sabor.
  2. A escolha por produtos indulgentes ou saudáveis é impactada pela missão de compra do shopper. Produtos indulgentes se destacam em compras não planejadas e no varejo de vizinhança.
  3. Cuidado para classificar o shopper, a compra dele não é ou indulgente nem saudável. Carrinhos de categorias saudáveis tendem a ter outros produtos, dentre eles, alimentos indulgentes. A missão de compra do cliente varia também de acordo com o momento e situação que ele está passando.

 

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Tecnologia

Inteligência Artificial orienta as vendas de fim de ano

De Redação SuperHiper 12 de dezembro de 2023
Escrito por Redação SuperHiper

Este é o momento em que o mercado se prepara para um período de festividades e é importante que o setor adote a tecnologia em favor dos consumidores

Na cadeia produtiva, a Inteligência Artificial (IA) tem a capacidade de compreender as preferências e oferecer recomendações personalizadas aos consumidores. É como ter um vendedor altamente preparado à sua disposição a qualquer momento. Este é o momento em que o mercado se prepara para as vendas de fim de ano e toda a aplicação de tecnologia é essencial para o sucesso da indústria e do varejo.
A aplicação da IA é ampla, sua adoção pode estar em várias partes do negócio e a sua evolução transforma a maneira como as empresas entregam seus produtos, serviços e como se relacionam com os seus clientes. Prova disso é que o “Índice de Automação”, publicado anualmente pela Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil, que constata que 6 entre 10 consumidores acreditam que as empresas conseguem entregar um produto ou serviço mais personalizado.

Um outro dado da associação mostrou que adoção deste recurso pela indústria passou de 4% em 2021 para 9% em 2022, uma boa ascensão no segmento que tem como tradição investir mais em máquinas e equipamentos. Nos segmentos de comércio e serviços, em 2022 a adoção foi de 6% nas operações – em 2021 eram 4%. Já quando olhamos para o varejo, esse número sobe para 10%. Ou seja, 1 em cada 10 varejos já utilizam alguma forma de IA nas operações. O destaque fica para o atacado, com 15% de adoção, segundo o mesmo “Índice de Automação”.

Além de melhorar a experiência do consumidor, o uso de IA também reduz custos, aumenta a eficiência operacional e potencializa a tomada de decisões baseadas em dados. Em fase ainda inicial em análise comportamental, essa tecnologia já auxilia a identificação de oportunidades na projeção de lançamento de produtos e serviços com base na conduta dos consumidores. Pode parecer ficção científica, mas não é. A materialização pode estar mais próxima do que imaginamos, o que dá uma vantagem competitiva a quem souber usá-la.

É importante que a cadeia produtiva adote a tecnologia em favor dos consumidores, que são as peças-chaves em toda essa engrenagem. O Índice de Automação aponta ainda que 88% dos consumidores usam aplicativos de entretenimento em seus celulares – serviços de streaming de vídeo, séries e música – e 78% dispõem de serviços de localização (GPS). Ambos os serviços se utilizam de algoritmos de Inteligência Artificial para proporcionar experiências mais customizadas a seus usuários. Além disso, 22% das pessoas entrevistadas afirmam possuir aplicativos de Inteligência Artificial propriamente ditos em seus celulares como o ChatGPT, por exemplo, porcentual esse que chega a 44% para membros da classe A.

Os consumidores também podem beneficiar-se de tecnologias como o aprendizado de máquinas em suas casas. 77% dos consumidores possuem Smart TVs em seus lares, dispositivo cujas potencialidades podem ser ampliadas com os novos recursos oferecidos pela Inteligência Artificial. Do total das Smart TVs, 62% podem ser monitoradas remotamente via acesso pela Internet ou aplicativo. Ademais, um em cada quatro consumidores possui geladeira inteligente, sendo 42% desses equipamentos passíveis de serem acessados remotamente. Por fim, 23% dos consumidores possuem assistente pessoal, porcentual que atinge 55% para membros da classe A.

Há também os itens para casa dotados de inteligência remota, que também podem beneficiar-se de sistemas integrados de Inteligência Artificial. 31% dos consumidores já possuem lâmpadas inteligentes, sendo que 18% deles são capazes de controlar tais dispositivos via Internet ou aplicativo, e 16% contam com circuitos internos de segurança, dos quais 35% são controlados da mesma forma.

É muito promissor o potencial de integração à Inteligência Artificial dos recursos que já são usados em residências e condomínios de uma forma geral. Três em cada quatro condomínios possuem circuito interno de segurança, dos quais 54% podem ser acessados remotamente, além de 29% apresentarem irrigação automática de jardim, rotina que também pode ser centralizada e comandada por algoritmos para otimizar o emprego de recursos. Não obstante, 40% dos condomínios apresentam monitoramento de ambiente, porcentual que alcança 57% entre a classe A.

Os carros particulares são outro elemento da vida cotidiana que podem beneficiar-se do aprendizado de máquinas – machine learning. 22% dos consumidores abordados nas entrevistas já contam com veículos com controle de voz e 47% com sensores de ré, porcentuais que saltam para 42% e 69%, respectivamente, quando consideramos os modelos mais sofisticados. Computadores de bordo estão presentes em 22% dos veículos, enquanto a função “piloto automático” é encontrada em 16%.

Considerando as oportunidades que se abrem a partir da resposta dos consumidores ávidos por novidades, melhorar sua experiência com recursos tecnológicos cada vez mais aprimorados se mostra um ferramental inédito. É provável que se abra um novo horizonte de possibilidades e desafios para as pessoas e para o universo de negócios.

 

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Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

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SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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