Vilnius, na Lituânia, é primeira cidade do Velho Continente a ter uma frota de robôs autônomos realizando delivery em vias públicas
Por Renato Müller
Em todo o mundo, startups e empresas de entrega têm testado o uso de robôs autônomos em projetos de pequena escala, normalmente em ambientes controlados, como condomínios residenciais ou de escritórios. Mas em Vilnius, capital da Lituânia, a situação é diferente: a cidade é a primeira da Europa a colocar uma pequena frota de veículos autônomos de entrega em vias públicas.
Desenvolvidos pela startup Clevon, da Estônia, em colaboração com a plataforma lituana de entregas LastMile, três robôs autônomos estão levando pedidos até a casa dos clientes no centro da cidade. Os itens são retirados de uma loja da rede de supermercados IKI e, quando começam a viagem de entrega, os clientes recebem uma mensagem com o horário de chegada e o código para destravar a porta do robô. Cada equipamento consegue entregar 7 pedidos por vez, contando com compartimentos de tamanhos diferentes para acomodar os produtos.
“O uso de robôs autônomos nos dará uma vantagem significativa no delivery, uma vez que os consumidores receberão seus pedidos rapidamente, mesmo no centro da cidade durante horários de pico”, afirma Tadas Norusaitis, CEO e cofundador da LastMile. A empresa tem mais de 300 mil usuários no mercado lituano.
Os robôs têm uma velocidade máxima de 25 km/h e contam com câmeras 360 graus e radares para orientação nas ruas. Além disso, teleoperadores fazem o monitoramento remoto em tempo real.
A iniciativa da LastMile dá sequência a um projeto piloto desenvolvido no ano passado no bairro de Balsiai, nos subúrbios de Vilnius. Nesse teste, ao longo de três meses os robôs de entrega percorreram 2.000 km e enfrentaram as mais variadas condições, como chuva, neve e ruas sem pavimentação. Segundo a empresa, o feedback dos clientes foi muito positivo, com um score de 4,8 (em uma escala até 5).
A Clevon foi a primeira startup da Europa a ter aprovação para operar robôs autônomos em vias públicas. A empresa atua não apenas no mercado europeu, mas também nos Estados Unidos e no Oriente Médio.
Evento gratuito e exclusivo para supermercadistas acontece dia 25 de julho, no Holliday Inn Natal
No próximo dia 25 de julho, os supermercadistas potiguares vão receber, de forma inédita, o ABRAS em Ação, promovido pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte (ASSURN). O evento acontecerá das 8h às 17h30, no Holliday Inn Natal.
Com o tema “Colaboração entre Varejo e Indústria”, a programação contará com nomes de referência nacional. Na ocasião, os participantes terão palestras de Marcio Milan, vice-presidente de Relações Institucionais e Administrativo da ABRAS; Wagner Picolli, gerente de Atendimento ao Varejo da NielsenIQ; Ana Fioratti, diretora Latam e Brasil Advantage Group; e Bruno Calábria, diretor executivo de Supply Chain & Operations da EY.
Para o presidente da ASSURN, Gilvan Mikelyson “essa é uma ótima oportunidade dos supermercadistas do RN conhecerem o trabalho da Associação Brasileira de Supermercados”. De acordo com o presidente, “a escolha do estado como primeiro destino do projeto reafirma o pioneirismo e força do setor potiguar em nível de Brasil”, pontuou.
“Fortalecer os eventos e a participação da ABRAS nas associações estaduais é o nosso papel institucional, além de ser uma oportunidade levarmos um conteúdo exclusivo e relevante para os supermercadistas do estado”, comenta a vice-presidente de Serviços aos Associados, Thaís Anselmo.
O evento é gratuito e exclusivo para supermercadistas. As inscrições são limitadas e podem ser feitas por meio do formulário eletrônico: https://forms.gle/4T5NXVPB6B28bjPA7. “Será um dia de muitos conhecimentos compartilhados, trocas de experiências, vivências e networks”, acrescentou Gilvan Mikelyson.
O ABRAS em Ação conta com patrocínio da Minalba Brasil e WF Associados Tributário, e apoio da Compex Tecnologia, GIC Consultoria, Grupo Luminae Energia, Santa Clara (Grupo 3corações).
Essa será a 9ª loja do conglomerado maranhense no estado e vai gerar 300 oportunidades de emprego
Em expansão no mercado cearense, o Grupo Mateus continua avançando em direção a outras cidades do estado. A bola da vez é Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, que ganhará uma nova loja do conglomerado nos próximos meses. A informação foi divulgada pelo prefeito da cidade, Vitor Valim, ao jornal “Diário do Nordeste”.
A obra terá início em agosto, com previsão de entrega entre os meses de dezembro e janeiro. A nova loja será no modelo atacarejo, no formato Mix Mateus, e ficará instalada na Avenida Dom Almeida Lustosa no Bairro Jurema. As obras iniciarão já a partir do mês de agosto, com previsão de inauguração entre dezembro deste ano e janeiro de 2024.
Ao todo, o grupo maranhense vai investir entre R$ 35 e R$ 40 milhões na nova loja, e a expectativa é de que sejam gerados 300 empregos diretos.
Organização prévia dos pontos promocionais para as principais datas, feita em conjunto por indústrias e varejistas, pode ajudar a alavancar os resultados do setor; veja como fazer o planejamento
2023 tem se mostrado desafiador para os varejistas, com crescimento tímido das vendas em relação ao ano passado. De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor registrou alta de 2% nas vendas no primeiro trimestre. Em datas comemorativas importantes, como o dia das mães, por exemplo, os resultados também seguiram essa mesma tendência. Dados da Serasa Experian registraram alta de 3,7%, entre os dias 8 a 14 de maio, na comparação com o ano passado.
O cenário coloca grande expectativa para o segundo semestre, que pode ser decisivo para fechar o ano com bons resultados. Períodos importantes, como Black Friday e Natal, junto com outras datas menores, podem ajudar a impulsionar as vendas, se bem planejados. O momento, agora, é de rever estratégias definidas no começo do ano e preparar um novo plano de ação.
O primeiro ponto é entender quais dessas datas fazem sentido para o público da empresa. Algumas são comuns a praticamente todos, como Natal, e a específica do setor, o Dia dos Supermercados, por exemplo, outras podem fazer sentido em determinadas regiões ou somente para algumas estratégias. Por isso é importante estabelecer um calendário para essas ações.
A partir desse planejamento inicial, a preparação para as datas pode contar com o apoio em dados históricos para oferecer uma melhor experiência de compra para os clientes.
Organização dos pontos extras
Uma das principais estratégias para vender mais durante períodos sazonais é a organização de pontos extras — as pontas de gôndolas, assim como os espaços de destaque no meio das lojas que divulgam produtos em promoção. Ações de cross merchandising com espaços de demonstração e degustação também podem ser interessantes dependendo do produto e categoria – especialmente no varejo alimentar.
Nessas datas comemorativas, quando aumenta a procura por determinados produtos, as chances de erros afetarem a experiência do consumidor e os resultados nas lojas físicas são ampliadas. No entanto, o acompanhamento diário da execução em supermercados por meio de softwares que utilizam inteligência artificial e reconhecimento de imagem auxilia na redução da taxa de vendas perdidas. Por exemplo, em abril de 2022, durante o período da Páscoa, o Involves Doors registrou um incremento de 15,6% no número de problemas de execução em supermercados. Com base nos alertas emitidos pela plataforma e, consequentemente, na resolução dos erros identificados, as lojas alcançaram um aumento de 20,1% sobre o faturamento das vendas que poderiam ter sido perdidas.
“O acompanhamento em tempo real com a ajuda de recursos tecnológicos permite que todas as ações planejadas pelo varejo e a indústria sejam auditados. Softwares de inteligência para o mercado, como o Involves Stage e Involves Doors, permitem uma execução focada em atender às expectativas dos shoppers, com dados que chegam com agilidade, facilitando que mudanças no planejamento aconteçam a partir de informações reais”, explica Gabriel Menezes, Chief R&D Officer da Involves.
Além disso, os resultados das análises no período servem como base para outros eventos sazonais, tornando o trade marketing totalmente orientado a dados.
Apoio Mineiro prepara operação especial para atender crescimento do setor de food service
O mercado de alimentação fora de casa volta a crescer: de acordo com o Instituto Food Service Brasil, o primeiro trimestre de 2023 obteve tráfego análogo de clientes consumindo em restaurantes, com relação ao mesmo período de 2019. Sinal de que o Food Service está em fase de recuperação e de volta ao radar de grandes marcas, como do Apoio Mineiro.
“Nossas pesquisas apontam que o setor está carente de uma operação realmente eficiente, que consiga suportar seu crescimento. Focados em ocupar esse espaço, há dez meses demos início a um movimento para nos organizarmos internamente e nos tornarmos a solução completa para esse mercado”, conta Epifânio Parreiras, diretor do Apoio Mineiro, cash & carry do Grupo Supernosso.
Segundo ele, o primeiro passo foi a contratação de um consultor, que reavaliou todo o mix de produtos das 20 lojas do Apoio (sendo 19 delas na região metropolitana de Belo Horizonte – RMBH e uma na cidade de Curvelo/MG) e todo o nosso processo de vendas da marca. O primeiro passo foi a definição de público alvo no entorno das lojas, a fim de agregar itens que fossem pertinentes à cada região. Hoje, são mais de 900 itens para atendimento direto e outros quase mil de atendimento amplo, mas pertinentes ao food service.
A rede também contratou uma equipe exclusiva para atendimento ao setor. E ainda oferece diferenciais como a possibilidade de atendimento em diversos canais – como o e-commerce; Clique Retire; televendas; o balcão da Ceasa ou por meio dos vendedores exclusivos.
Parreiras aponta, ainda, outros benefícios que fortalecem o propósito do Apoio de facilitar o abastecimento de lares e negócios e que são importantes no novo momento do atacarejo. Entre eles o NossoPay, cartão de crédito da marca, que aumenta o poder de compra do cliente, além de ser uma ferramenta bastante eficaz no quesito fidelização.
Com o cartão, o cliente pode parcelar sua compra em até 3 vezes sem juros. E, caso esteja comprando produtos dos setores de Bazar e Adega, poderá dividir por até 10 vezes, além de pagar preço de atacado, mesmo para compra de pequenas quantidades e cashback em produtos identificados nas gôndolas. “Só o Apoio tem cashback no atacado e isso é um diferencial significativo para nossos clientes”, destaca Epifânio.
Minas é o segundo maior
Hoje, o setor de alimentação fora de casa já é responsável por 2,9% do PIB brasileiro, alcançando cerca de 1,5 milhão de estabelecimentos em todo o país e respondendo por quase 80% do faturamento de pequenos e médios negócios no Brasil. E Minas já é o segundo maior em termos de negócios como restaurantes, cafeterias, bares, lanchonetes, serviços de buffet, food trucks, serviços de entrega de alimentos (delivery), catering, refeitórios corporativos, hospitais, escolas, entre outros. Operações que podem variar desde estabelecimentos de pequeno porte até grandes redes de restaurantes e franquias.
Já o mercado de alimentação (restaurantes e afins) no Brasil, tem por volta de um milhão e trezentos mil estabelecimentos, servindo refeições em diversos momentos da jornada de consumo. Desses, quase 91 mil estão em Minas Gerais, com 22.158 estabelecimentos na RMBH. Aqui, não estão sendo consideradas padarias, que também servem refeições, porém são um mundo à parte dentro do mercado de Food Service.
Rede de supermercados abre unidade de R$ 15 milhões no Porto das Dunas
Carnaúba chega à 8ª unidade no Ceará com a criação de 100 empregos diretos
A rede de supermercados Carnaúba inaugurou a nova unidade em Porto das Dunas. A loja recebeu investimento de R$ 15 milhões e passa a gerar 100 empregos diretos. A empresa soma 8 unidades no Ceará e informa que é responsável por gerar mais de 700 empregos diretos no Estado. O espaço terá 900 m², constando cafeteria, adega, delivery com entrega rápida e outros serviços.
“Percebemos a grande necessidade de um supermercado como o Carnaúba no bairro. E as pesquisas de viabilidade nos confirmaram que a escolha para nossa nova unidade estava correta. O Porto das Dunas está em constante crescimento e queremos oferecer o nosso melhor para os passantes e moradores dessa localidade”, afirma Murilo Tavares, diretor dos supermercados Carnaúba.
Boatos afirmam que a rede, presente na Colômbia desde 2012, sempre alimentou o desejo de comprar a Exito
A Cencosud chegou à Colômbia em novembro de 2012, quando comprou a operação do Carrefour naquele país por US$ 2,625 milhões. Agora, pretende expandir sua presença no país com a aquisição do Éxito. “A rede colombiana Éxito sempre foi um objetivo da Cencosud e neste momento ela poderia ter os recursos para esta transação. Do ponto de vista estratégico, faz todo o sentido fazer essa aquisição”, declarou um ex-gerente da Cencosud, que esteve envolvido em algumas das grandes aquisições quando expandiu sua atuação na América Latina há mais de uma década, em anonimato ao jornal La Republica.
O grupo Cencosud deve colocar na mesa mais de US$ 1 bilhão. Diz-se, inclusive, que a empresa teria sido avaliada em mais de US$ 1,2 bilhão. Isso porque ofertas anteriores já foram recusadas pelo Casino. No final de junho, Jaime Gilinski (banqueiro e dono de um dos maiores conglomerados de empresas da Colômbia) lançou uma Oferta Pública de Aquisição de Ações (OPA) para se tornar o principal acionista do grupo Éxito . A oferta era de US$ 836 milhões e foi rejeitada. O empresário insistiu na semana passada: teria aumentado a aposta em US$ 150 milhões, mas o valor ainda estaria longe da meta francesa.
Grupo francês acerta compra dos supermercados Cora e Match por 1 bilhão de euros
O Carrefour adquiriu as marcas Cora e Match na França, após um acordo com o grupo belga Louis Delhaize por 1,05 bilhão de euros. Esta negociação fortalecerá a posição do grupo francês no varejo alimentar, ampliando sua atuação, e considerado a maior aquisição do grupo francês nos últimos vinte anos.
Segundo a empresa, o negócio realizado tem sinergias em potencial de 110 milhões de euros no resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) em até três anos após a conclusão do acordo e também no lucro por ação após o primeiro ano.
As marcas adquiridas pela varejista francesa geraram 5,2 bilhões de euros em vendas em 2022, e possuem 60 hipermercados e 115 supermercados, além de 24 mil funcionários. Sua aquisição permitirá ao Carrefour atingir 22,5% de participação de mercado na França, segundo dados do grupo.
O grupo antecipa que o custo da integração com as duas marcas, incluindo novos investimentos e despesas operacionais, custará em torno de 200 milhões de euros. As lojas adquiridas são estratégicas para a companhia, principalmente no leste e norte da França, onde sua atuação é menor.
Esta foi a maior aquisição do Carrefour em mais de 20 anos, consolidando a sua posição na liderança do setor supermercadista. Com esta transação, as ações do grupo fecharam em alta de 0,82% na Bolsa de Paris.
Brasil em Código promove a inovação para impulsionar os negócios
Evento promovido pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil será em 10 de agosto sob o tema “Inovações que transformam o amanhã”
Inovações que transformam o amanhã é tema do Brasil em Código deste ano – evento promovido pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil que se realizará em 10 de agosto, em São Paulo. Considerado um dos principais eventos da organização, o Brasil em Código oferece oportunidade única para impulsionar e atualizar os congressistas sobre as principais tendências da cadeia de abastecimento, varejo, automação, tecnologia e muito mais.
Realizado em um grande espaço que conta com exposição de soluções e palestras, o Brasil em Código trará uma ampla gama de inovação, economia e tecnologia. Conteúdo de alto valor será compartilhado por especialistas que vão relatar histórias reais, conhecimento prático e cases de sucesso sobre inovação, tecnologia, logística e automação nas verticais de Indústria, Varejo, Marketplace e Tech.
A abertura do evento será de Marc Tawil, reconhecido estrategista de comunicação, seguida apresentação de palestrantes renomados como Caio Megale, atual economista-chefe da XP Investimentos, Caio Megale, que debaterá sobre o tema “Cenário macroeconômico do Brasil”. Também terá espaço nessa primeira etapa Arthur Igreja, cofundador da plataforma AAA, em sua palestra sobre a influência da inovação no comportamento e nos negócios.
Após a abertura, os painéis do Brasil em Código estarão divididos em quatro palcos – indústria, varejo, marketplace e tech. No primeiro, o painel terá como keynote Julio Campos, CEO do Compra Agora Serviços Digitais, além de apresentação de casos de sucesso em inovação de produtos.
No palco Varejo, tendências e como vencer os desafios estabelecidos pela transformação digital, a inteligência artificial e a relevância da estruturação de dados serão debatidas por Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).
Em marketplace, os desafios no Brasil com o desenvolvimento desse mercado digital serão debatidos, incluindo a qualidade dos dados e sua importância para a visibilidade dos sellers. Já a arena Tech, será dedicada à apresentação de casos de sucesso inovadores, novas tecnologias e sua aplicação a favor do sucesso nos negócios.
Em destaque, o evento conta com a apresentação de Francesca Poggiali, Diretora de Políticas Públicas para a Europa na GS1 Global, abordando o tema: Passaporte Digital de Produto (ou DPP – Digital Product Passport).
Francesca tem vasta trajetória no setor público e privado, incluindo mais de uma década na Comissão Europeia e no Parlamento Europeu, além dez anos em uma multinacional de alimentos. Entre suas conquistas, destaca-se o programa de responsabilidade social corporativa, a convergência ambiental na reforma química da UE e a luta contra o comércio ilícito pela GS1.
Todos os palestrantes desta edição do Brasil em Código estão aqui.