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sábado, setembro 13, 2025
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ESG

Food To Save e Nestlé se unem em campanha contra o desperdício de alimentos

De Redação SuperHiper 26 de julho de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A humanidade desperdiçou, por dia, o equivalente a um bilhão de refeições em 2022. Isso representa quase um quinto de tudo o que é produzido no planeta, de acordo com dados divulgados em março de 2024 pelo Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). Com o objetivo de aproveitar os alimentos que estão próximos da validade, fora do “padrão estético” ou disponíveis para consumo imediato, a Food To Save, app nº1 do Brasil contra o desperdício de alimentos, se une a Receitas Nestlé para incentivar os consumidores a aproveitarem os itens que recebem nas Sacolas Surpresa e planejarem uma semana com zero desperdício por meio do Cardápio Semanal, uma ferramenta gratuita disponibilizada pela Nestlé.

Leia mais:

  • Food To Save celebra 3 anos de atuação e projeta faturar mais de R$ 72 mi em 2024

Durante a campanha, que acontecerá em São Paulo, o foodsaver que salvar alimentos das unidades do Food Market vai poder conferir o que recebeu, juntar com os itens que já tem na cozinha e acessar o QR Code que o levará ao Cardápio Semanal de Receitas Nestlé. ”Contar com o apoio de uma marca líder no mercado, como a Nestlé, mostra o quanto é importante evitarmos o desperdício de alimentos e ajudar o meio ambiente. Com essa parceria, as pessoas poderão utilizar produtos de ótima qualidade junto com os itens já esquecidos na geladeira e compor um menu de sete dias. Ou seja, poderão planejar um cardápio semanal com a gente e evitando o desperdicio”, explica o CEO e cofundador da Food To Save, Lucas Infante. “Uma das formas efetivas de combater o descarte de alimentos é planejar as refeições, comprando de forma mais consciente”, completa.

Além de estimular o planejamento das refeições, Receitas Nestlé disponibiliza 6 mil opções de receitas em uma plataforma onde os usuários encontram também outras possibilidades gratuitas como: cursos, ebooks e, claro, um espaço para compartilhar dúvidas e experiências no preparo dos pratos. “São muitas opções para todos os gostos e com certeza nossos foodsavers vão encontrar a sua combinação de receitas de acordo com suas preferências, restrições alimentares e ainda evitando o desperdício de alimentos. E isso pode extrapolar uma semana, que sejam todos os dias com zero desperdício. Estamos muito orgulhosos desse movimento”, celebra o CEO da Food To Save.

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Negócios

Supermercados Pague Menos comemora 35 anos e planeja expansão

De Redação SuperHiper 26 de julho de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

No dia 13 de julho de 1989, a Rede de Supermercados Pague Menos iniciou suas atividades. Naquela data, há 35 anos, foi inaugurada a loja 1, localizada na avenida da Amizade, no Jardim Europa, em Santa Bárbara d’Oeste. No entanto, a trajetória de sucesso começou antes, em 1976, quando os irmãos Antonio, João e Laerte Santichio adquiriram um pequeno mercado no bairro Jardim São Paulo, em Americana, interior de São Paulo, fundando a LF Santichio & Filhos LTDA.

Posteriormente, o nome da empresa foi alterado para Anjola, uma combinação das iniciais dos três irmãos. Em julho de 1989, a marca foi rebatizada como Pague Menos, iniciando uma expansão contínua. Com uma vocação natural para os negócios, a empresa cresceu ano após ano, concretizando os sonhos da família. A Rede sempre buscou atender à população com uma ampla variedade de produtos e preços acessíveis, e os planos para o futuro continuam a se expandir.

Loja 1 nos anos 1990, localizada na avenida da Amizade, no Jardim Europa, em Santa Bárbara d’Oeste.

Em 2020, a Rede lançou a loja online superpaguemenos.com.br e inaugurou um Centro de Distribuição com capacidade inicial para abastecer até 50 lojas. Em 2021, foi inaugurado o Complexo Administrativo, um espaço moderno de 200 mil m² em Santa Bárbara d’Oeste, que abriga a área Logística.

Relembre:

  • Programa SuperHiper visita o novo CD da Rede Pague Menos em Santa Bárbara d’Oeste
  • Supermercados Pague Menos amplia atuação no interior paulista

O sócio proprietário da Rede de Supermercados Pague Menos, Antonio Santichio, relembra o início do sonho até sua concretização. “Minha história começou quando eu tinha 12 anos e fui com meu pai pagar uma conta em uma venda. Falei ‘Pai, por que a gente não compra uma venda como essa?’ Desde então, comecei a sonhar. Fui morar em São Paulo, trabalhei em uma montadora, meu pai vendeu o sítio que tínhamos, viemos para Americana e compramos uma venda. Realizei meu sonho de comprar a primeira vendinha”, relembra. “Além de realizar meu sonho, eu queria dar emprego para as pessoas. Adoro dar emprego”, conclui.

Atual complexo

Atualmente, a Rede opera 36 lojas em 20 municípios: Araras, Americana, Artur Nogueira, Boituva, Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Itu, Limeira, Mogi Guaçu, Nova Odessa, Paulínia, Piracicaba, Santa Bárbara d’Oeste, São João da Boa Vista, São Pedro, Salto, Sumaré, Tietê e Valinhos. Além disso, possui um Centro de Distribuição, um Centro Administrativo e um Entreposto de Carnes em Santa Bárbara d’Oeste. O sonho de ter uma vendinha e gerar empregos tornou-se realidade. Cada nova loja contribui para a criação de empregos, com o número de colaboradores superando sete mil.

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Negócios

Verdemar firma parceria para lançar programa de aceleração de marcas

De Redação SuperHiper 26 de julho de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A rede de supermercados mineira Verdemar firmou uma parceria com o fundo de aceleração de marcas Brands Partners e a plataforma Local.e para lançar um programa de aceleração de marcas. O objetivo é identificar novos produtores do segmento alimentar, com grande diferenciação e potencial de aceleração.

Por meio do programa, esses produtores passarão por um ciclo de treinamento de dois meses e, após este período, terão a oportunidade de serem testados nos pontos de venda do Verdemar e incluídos no mix de produtos da rede, de acordo com a aceitação do público consumidor.

O programa é organizado pela Brands Partners – um hub de aceleração que conecta startups com um ecossistema robusto de apoiadores em quatro pilares: distribuição no varejo, organização, mídia e investidores – em parceria com a Local.e, plataforma que ensina marcas locais a escalarem suas vendas no varejo brasileiro.

“Uma das grandes dificuldades de marcas iniciantes e de pequenos empreendedores é conseguir acessar grandes varejistas. Isso faz com que produtos de qualidade não cheguem ou encontrem muita dificuldade para chegar ao consumidor final. Nosso objetivo é facilitar essa conexão e ser uma ponte entre estes produtores e o mercado”, diz um dos sócios da rede Verdemar, Alexandre Poni,.

Segundo o CEO da Brands Partners, Fábio Amorim, as novas marcas enfrentam muitos desafios em sua jornada até a maturidade de mercado. “O resultado é um alto índice de mortalidade de novas marcas por falta de fôlego para um período de investimento inicial muito longo e a competição com grandes marcas já estabelecidas no mercado. Por outro lado, ampliar a participação de novas marcas diferenciadas é uma ótima estratégia de diferenciação com rentabilidade em um mercado complexo como o do varejo nos últimos anos”, explica.

Cofundadora da Local.e.l, Leila Okumura, ressalta que “as marcas que estão começando a vender para o varejo sabem o quão desafiador pode ser esse início de jornada, principalmente, pela falta de conhecimento sobre a dinâmica do varejo e do mercado. A missão da Local.e é ensinar esse empreendedor tudo o que ele precisa saber para aumentar suas chances de sucesso no varejo”, destaca.

As empresas participantes do programa devem ter produtos saudáveis com uma alta diferenciação na categoria e, preferencialmente, terem um faturamento anual superior a cinco milhões de reais e com um bom histórico de crescimento nos últimos anos.

O programa inicial de dois meses oferece um conteúdo pragmático, para ajudar as pequenas empresas a estruturarem seus negócios e escalar suas vendas no varejo. São sessões abordando temas como estratégia, proposta de valor, estratégia comercial, plano de negócios. As marcas interessadas podem fazer inscrição no programa até o dia 23 de agosto pelo site www.programaverdemar.com.br.

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Lançamentos

Casa Flora traz Vinho Pata Negra Toro

De Redação SuperHiper 26 de julho de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Muitas famílias brasileiras celebram o Dia dos Pais com um tradicional churrasco, reunindo todos em torno da churrasqueira para um dia repleto de alegria e boa comida. Pensando em tornar esse momento ainda mais especial, a Casa Flora Importadora sugere um presente fantástico para ser compartilhado com toda a família: o Kit de Vinho Pata Negra Toro. Ele inclui uma garrafa do vinho e uma elegante taça de cristal.

O cheiro das carnes na grelha se mistura harmoniosamente com aroma floral desse vinho tinto espanhol. O Pata Negra Toro, com sua cor vermelho cereja profundo e notas aromáticas de frutas vermelhas maduras e especiarias, é o acompanhamento perfeito para carnes vermelhas suculentas e grelhados saborosos. Cada gole deste vinho, complexo e equilibrado, elaborado com a uva Tempranillo da região de Toro e envelhecido em barricas de carvalho selecionadas, complementa a intensidade dos pratos, tornando a experiência gastronômica ainda mais rica!

O Pata Negra Toro é produzido pela renomada vinícola García Carrión, fundada em 1890 na cidade de Jumilla, na região de Murcia. Com mais de um século de tradição, a vinícola se tornou um ícone na produção de vinhos das principais DO (denominações de origem) espanholas, sendo reconhecida e apreciada em cerca de 130 países ao redor do mundo. A qualidade do Pata Negra Toro é amplamente reconhecida, tendo recebido inúmeras premiações: James Suckling, 90 pontos (2019) e 92 pontos (2018), além da Medalha de Prata no IWC em 2018.

Neste Dia dos Pais, surpreenda seu pai com um brinde. O Kit Pata Negra Toro não é apenas um vinho, é uma experiência sensorial completa para celebrar com carinho e admiração esse dia.

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Tecnologia

Danone traz espaço imersivo para parceiros e clientes

De Redação SuperHiper 26 de julho de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A Danone Brasil arquitetou um espaço para clientes e parceiros em seu escritório na avenida Paulista, em São Paulo. Nomeada de Store Lab, a sala proporciona encontros imersivos entre clientes e a área de Trade&Sales, demonstrando na prática as soluções e ferramentas encabeçadas para o varejo supermercadista. No espaço é possível visualizar estratégias de posicionamento em loja e gerenciamento de categoria, assim como iniciativas em mobiliários premium e ações promocionais das marcas.

“Cada detalhe foi pensado para que os clientes imergissem no universo Danone e visualizassem na prática, muitas de nossas iniciativas que são abordadas junto ao varejo. Além de trabalharmos os planogramas das categorias de produtos lácteos, bebidas proteicas e nutrição especializada da Danone, usufruindo da tecnologia e de um painel LED de 5 metros, ainda exibimos nossos mobiliários premium, que possibilitam uma atração e conversão do Shopper no ponto de venda”, declara o gerente de gerenciamento de categorias e responsável pelo projeto do Store Lab dentro da companhia, Humberto Carvalho.

Além de ser um espaço para recepção de clientes, o local também é utilizado para treinamentos internos e recepção de visitas Globais. Humberto ainda reforça “Por ser um local onde conseguimos trazer na prática as nossas iniciativas para o varejo, o Store Lab se tornou um ambiente ideal para a recepção de nossos colaboradores e clientes, uma vez que atua como facilitador no momento da reunião”.

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Negócios

Market4u otimiza experiência do cliente com estratégia phygital

De Redação SuperHiper 26 de julho de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

De acordo com dados divulgados pela Offerwise Research, empresa global de pesquisas de mercado online, 86% dos usuários de internet afirmaram que utilizaram aplicativos para realizar compras no último ano. Segundo o relatório, 55% dos clientes declaram que conveniência e rapidez são os principais estímulos para esse comportamento de compra, sendo que para 48% dos entrevistados, a motivação é a possibilidade de efetuar as compras sem sair de casa.

Neste cenário, em que a tecnologia se faz cada vez mais necessária no segmento varejista, o market4u, rede de mercados autônomos que opera em condomínios comerciais e residenciais, tem investido no phygital, como é chamada a estratégia que une o ambiente físico com o digital.

Leia mais:

  • Franqueada do market4u compra 10 lojas da Super Pocket
  • Market4u: liderança em microfranquias no país

Com lojas que funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem a necessidade de atendentes, as compras nas lojas físicas do market4u são realizadas por meio de um aplicativo próprio da marca. Enquadrado na categoria de SuperApp, o software, além de operar como uma rede social em que os usuários podem anunciar produtos e serviços e alugar itens, possui a funcionalidade de marketplace, reunindo estabelecimentos parceiros que oferecem produtos e serviços indisponíveis nas gôndolas.

Segundo o sócio fundador e CEO do market4u, Eduardo Córdova, o objetivo da marca é, por meio do phygital, otimizar a experiência do cliente, entregando soluções para todas as suas necessidades. “Hoje em dia, para se destacar no segmento varejista, é necessário ir além da jornada de compra, proporcionar agilidade e, claro, atender ao máximo a precisão dos consumidores, de modo que os mesmos tenham uma experiência incrível”, explica o executivo.

De acordo com Córdova, ao unir a comodidade da loja física do mercado autônomo com a praticidade do aplicativo, o cliente pode economizar tempo pesquisando itens e preços antes de ir às compras. “No app do market4u, por exemplo, o cliente consegue acessar os preços dos produtos antes de ir até a loja para comprá-los, dessa forma, além de ir com a lista pronta, o consumidor já sabe quanto irá gastar”, comenta.

Ainda conforme o CEO do market4u, oferecer a experiência phygital é uma forma de proporcionar benefícios cada vez mais buscados pelos consumidores, tais como produtos e promoções personalizadas, compras sem a necessidade de dinheiro ou cartão físico, mais de 10 formas de pagamento disponíveis, cashback e saldo em carteira, e atendimento ao cliente via chat. “Antes, as pessoas gastavam tempo para economizar dinheiro, hoje o cliente prefere pagar um pouco mais para ter praticidade e agilidade no processo. Assim, para além dos produtos ofertados, os clientes valorizam a experiência e neste quesito, não adianta sair inventando recursos a torto e a direita. É preciso entender a carência do cliente e solucioná-la”, finaliza.

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Negócios

Verde Mais Fresh Market atinge crescimento expressivo após otimizar e rever processos

De Redação SuperHiper 25 de julho de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A rede de supermercados Verde Mais Fresh Market, de Curitiba, atingiu um crescimento expressivo nos seus resultados após iniciar um trabalho de consultoria com a Unitrier, empresa líder e referência em soluções de consultoria e tecnologia para o varejo. A varejista, que conta com quatro lojas com conceito premium, fez a implantação e otimização de processos, além de rever as estratégias das áreas Comercial, Gestão de Categorias e Pricing, com foco totalmente voltado para a melhora da rentabilidade.

Na análise de resultados por seção, considerando o comparativo de 12 meses (janeiro 2024 x janeiro 2023), merecem destaque os crescimentos nos setores de Frios (6,62%), Congelados (6,12%), Laticínios (6,07%), Alimento matinal (5,83%), Higiene Pessoal (4,29%), Bebidas Frias (4,08%) e Hortifruti (2,67%).

O aumento no resultado líquido final foi de 1,99%, que apenas não foi maior em função da queda na lucratividade das seções como Mercearia Doce (-0,74%) e Açougue (-1,89%). No acumulado do ano (2023 x 2022), o crescimento no resultado líquido foi de 1,20%.

O CEO e especialista em varejo da Unitrier, Lauro Bueno, explica que a construção de um projeto de sucesso como este é feita a muitas mãos, envolvendo a equipe do supermercado e o time da consultoria. “Para se ter ideia do impacto positivo desse resultado, quando falamos em um aumento de 1,99% no lucro líquido, referindo-se ao setor de supermercados aqui no Brasil, cujo resultado líquido médio na última linha é de 2,90% sobre a receita bruta de vendas, estamos falando também de um acréscimo de cerca de 68% sobre o resultado do lucro da última linha”, destaca.

A parceria entre o Verde Mais e a Unitrier já vem de longa data e o projeto desenvolvido, conhecido como “Consultoria 360”, ocorreu em duas etapas. A primeira delas foi por meio de um diagnóstico que avaliou todo o cenário da empresa e apontou as oportunidades de melhoria de toda a operação e gestão da rede. A segunda etapa foi viabilizada por meio da implantação do projeto prático de consultoria, que teve duração de 15 meses, com foco em otimização de processos e ganho de produtividade em áreas como: Comercial, Gestão de Categorias, Pricing, Financeiro, Prevenção de Perdas, Pessoas e Operação.

Dentre os processos envolvidos no projeto, está a revisão da estrutura mercadológica e implantação de novo plano de margem mínima e ideal voltado às categorias e produtos, respeitando o nível de sensibilidade dos produtos de acordo com as curvas ABCDE, além do escalonamento de preços e análise de competitividade dos concorrentes por meio da pesquisa de preços.

A Unitrier também usou a sua expertise na implantação e melhoria de processos ligados ao uso da ferramenta ERP do supermercado, além da capacitação do time envolvido e manualização de todos os processos. O projeto também contou com a utilização de um sistema inteligente desenvolvido pela Unitrier, a plataforma Shelf, que agrega grande valor nos resultados de aumento de rentabilidade e produtividade por meio da precificação e gestão de categorias.

O CEO do Grupo Verde Mais, Helton Parizotto, enalteceu a parceria e valorizou o trabalho de consultoria para melhorar a performance do negócio. “Os principais ganhos com o projeto foram a eficiência operacional e o trabalho de parametrização de processos, que melhoraram nossos resultados e controles”, completa Parizotto.

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Lançamentos

Panettone Trufado Parati é a novidade da Kellanova

De Redação SuperHiper 25 de julho de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A Kellanova antecipa a primeira fornada dos Panettones Parati. Os produtos já podem ser encontrados nas prateleiras de todo o país, tanto na linha Tradicional quanto na Max, que contém mais gotas de chocolate. A categoria é uma das apostas da Companhia, que se prepara, mais uma vez, para atender à demanda antecipada por panettones, reforçando sua presença no segmento que já alcança 37,6 milhões de lares1.

Com resultados cada vez melhores, o panettone apresentou um crescimento em torno de dois dígitos em vendas, na comparação entre 2023 e 2022, segundo levantamento da Nielsen. Olhando apenas para os itens que compõem a cesta de Natal, o produto foi responsável por 67% do aumento de vendas no ano passado.

Panettone Trufado Parati

Já em agosto, a marca apresenta ao mercado uma deliciosa novidade. Referência em qualidade e custo-benefício, a linha dos Panettones Parati passa a contar com uma versão trufada, que combina a tradicional receita italiana de fermentação natural com um delicioso recheio sabor chocolate meio amargo e gotas de chocolate ao leite.

Os Panettones Parati são cada vez mais reconhecidos por sua qualidade e sabor, resultado da nossa receita que combina a tradicional massa madre de origem italiana e o processo de fermentação natural. O Panettone Trufado Parati chega para complementar o nosso portfólio como mais uma opção perfeita para quem busca o máximo sabor”, pontua a gerente sênior de marketing da Kellanova, Ticiane Oquendo. O Panettone Trufado Parati também se destaca por sua embalagem presenteável, ideal para momentos especiais.

Além do Panettone Trufado, a linha dos Panettones Parati inclui outras cinco versões: Panettone Tradicional com Frutas Cristalizadas, Panettone com Gotas de Chocolate, Panettone sabor Brigadeiro, Panettone Choco Max com Gotas de Chocolate e Panettone Choco Max sabor Avelã.

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ESG

Carrefour e GreenYellow fazem parceria para a solarização de estacionamentos na França

De Redação SuperHiper 25 de julho de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A GreenYellow traz sua expertise como operadora solar altamente reconhecida no setor de varejo, oferecendo suporte abrangente desde o design até a instalação e operação das usinas. O compromisso da empresa inclui uma garantia de desempenho durante todo o contrato, garantindo uma implantação eficiente em múltiplos locais para o Carrefour.

Graças ao modelo de financiamento da GreenYellow, que cobre todo o investimento, o Carrefour poderá acelerar sua trajetória de descarbonização e se beneficiar dessa transformação em um modelo “as-a-service”. Este projeto de grande escala posiciona a marca na vanguarda da solarização de seus ativos e da descarbonização de suas propriedades, cumprindo também a obrigação de solarizar estacionamentos, conforme estipulado pela lei de aceleração das energias renováveis. Isso também permitirá que o Carrefour reduza sua dependência das flutuações de preços de energia através do autoconsumo de parte da energia produzida.

Leia mais:

  • Grupo Carrefour Brasil tem lucro milionário no 2T24
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  • Carrefour abre loja na Vila Olímpica em Paris

“Estamos extremamente orgulhosos de nossa parceria de longo prazo com o Carrefour, um líder no varejo francês e internacional, para um projeto de grande escala sem precedentes. Gostaria de agradecer ao Alexandre Bompard e suas equipes pela confiança, assim como o nosso acionista Ardian pelo apoio. Este projeto emblemático reforça nosso compromisso de guiar grandes empresas francesas e internacionais em direção à independência energética e confirma nossa posição como líder em autoconsumo solar descentralizado”, declara o presidente da GreenYellow global, Otmane Hajji.

Esta parceria destaca a expertise da GreenYellow em implantar programas turnkey para grandes players multi-sites, com uma abordagem industrial. A fase de desenvolvimento começará em julho de 2024, com as primeiras implementações previstas para 2025. Metade do programa será concluída até o final de 2026. Uma vez finalizado, este projeto produzirá anualmente 450 GWh de energia limpa, equivalente ao consumo de eletricidade de uma cidade com 200 mil habitantes.

“Este programa confirma o papel de liderança da GreenYellow ao longo dos anos na promoção do autoconsumo na França. Estamos agora entrando na fase operacional com o desenvolvimento, finalização da seleção dos parceiros técnicos e a criação do ecossistema geral que permitirá sua implantação”, indica o vice gerente geral, Mathieu Cambet, responsável pela energia solar fotovoltaica na GreenYellow França.

“Estamos muito felizes em colaborar com o Carrefour. Esta parceria solar reduzirá significativamente as contas de energia do grupo por meio do autoconsumo, contribuindo para a meta da empresa de alcançar 100% de energia renovável até 2030, antecipando os requisitos da Lei francesa ‘ApER’ para estacionamentos com mais de 1500 m². Além disso, os sistemas fotovoltaicos de sombreamento, ou carports, melhorarão a experiência do cliente protegendo-os do clima e do sol. Este amplo desdobramento em locais ocupados confirma nossa estratégia vencedora em autoconsumo e ilustra nosso compromisso com um futuro mais verde e sustentável”, enfatiza o diretor geral da GreenYellow França, Romain Butte.

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Consumo nos LaresEconomia

Abrasmercado: preços da cesta variam 0,90% em junho

De Amanda Leiria 25 de julho de 2024
Escrito por Amanda Leiria

O Abrasmercado – indicador que mede a variação de preços da cesta composta por 35 produtos de largo consumo dentre eles alimentos, bebidas, carnes, produtos de limpeza, itens de higiene e beleza – registrou alta de 0,90% em junho. Os preços da cesta passaram de R$ 745,39 para R$ 752,11, na média nacional. De janeiro a junho, a cesta acumula alta de +4,09%.

Na comparação junho x maio, dentre os produtos básicos, as maiores altas foram registradas em leite longa vida (+7,43%), café torrado e moído (+3,03%) e arroz (+2,25%). No semestre, esses itens acumulam as maiores variações de preços com +22,85%, +12,14% e +11,24%, respectivamente. Já as quedas, em junho, foram puxadas por feijão (-4,29%), açúcar refinado (-0,56%), farinha de trigo (-0,47%).

Dentre os produtos lácteos, as principais variações foram: leite em pó integral (+2,49%), queijos muçarela e prato (+1,50%), margarina cremosa (-0,52%).

O recuo nos preços da carne bovina é destaques no semestre. Os cortes do traseiro acumulam queda de -4,35% após cinco quedas de preços consecutivas: junho (-0,02%), maio (-0,57%), abril (-1,64%), março (-2,59%), fevereiro (- 0,84%). Por sua vez, os preços do corte dianteiro acumulam queda de -2,17% no período. Os maiores recuos na comparação mês a mês foram registrados em janeiro (-2,02%) e junho (-1,04%). As demais variações nos preços das proteínas animais em junho foram: ovos (-0,74%), frango congelado (-0,40%), pernil (+0,52%). No acumulado do semestre, as altas vêm de ovos (+4,22%), frango congelado (+2,01%). Já a queda é puxada por pernil (-0,74%).

Nos produtos hortifrutigranjeiros, as variações em junho são: batata (+14,49%), tomate (+2,05%) e cebola (-7,49%). De janeiro a junho, as principais altas foram batata (+55,79%), cebola (+33,85%), tomate (+28,59%).

Na categoria de higiene e beleza, as variações nos preços em junho foram: sabonete (+1,07%), xampu (+0,93%), creme dental (+0,06%), papel higiênico (-0,67%).

Dentre os itens de limpeza, as altas foram registradas em sabão em pó (+0,42%), água sanitária (+0,35%), detergente líquido para louças (+0,14%).

Cesta no Sudeste registra a maior variação nos preços (+1,83%)

Na análise regional, em junho, as variações nos preços por região foram: Sudeste (+1,83%), Centro-Oeste (+1,30%), Sul (+1,01%), Norte (+0,86%), Nordeste (+0,47%). No Sudeste, os preços passaram de R$ 753,19 para R$ 766,94, no Centro-Oeste de R$ 701,02 para R$ 710,14. A região Sul tem a cesta mais cara do País e os preços passaram de R$ 839,60 para R$ 848,07. Em seguida, está a cesta da região Norte onde os preços saíram de R$ 820,23 para R$ 827,88. Nordeste mantêm a cesta mais barata dentre as regiões com preços passando de R$ 681,84 para R$ 685,03.

Cesta de 12 produtos básicos registra alta de 1,09%

No recorte da cesta de alimentos básicos com 12 produtos houve alta de 1,09% em junho, passando de R$ 313,38 para R$ 316,79.

As principais altas vieram do leite longa vida (+7,43%), do café torrado e moído (+3,03%), do arroz (+2,25%), do queijo (+1,50%), do óleo de soja (+0,78%). Já as quedas foram puxadas por feijão (-4,29%), açúcar refinado (-0,56%), margarina cremosa (-0,52%), farinha de trigo (-0,47%), massa sêmola de espaguete (-0,42%), farinha de mandioca (-0,38%), carne bovina – cortes do dianteiro (-1,04%).

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Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

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SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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