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quinta-feira, setembro 11, 2025
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Lançamentos

Robinson Crusoe aposta em nova embalagem

De Redação SuperHiper 14 de agosto de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Um bom ingrediente culinário chama atenção pelos olhos, paladar e procedência. Por isso, a Robinson Crusoe do Brasil – empresa pertencente ao grupo espanhol Jealsa – acaba de renovar o layout do seu portfólio diversificado e diferenciado de sardinha e atum em lata, produzidos com pescados frescos, extraídos dos mares brasileiros por pesca tradicional à vara, método sustentável que não impacta na população de peixes.

O projeto de rebranding da marca foi desenvolvido pela agência Dlamata, da Espanha, para a matriz Jealsa Rianxeira, com o objetivo de promover uma comunicação visual moderna para conectar-se com os consumidores e varejistas, além de posicionar a marca como aquela que leva para a mesa pescados em conserva, ricos em nutrientes, preparados de forma quase artesanal, com cuidados minuciosos, tanto na pesca quanto no processamento. “As novas embalagens foram criadas para destacar, de forma visualmente atraente, a qualidade e sustentabilidade da nossa linha de produtos, tornando a escolha mais fácil e inspirando os consumidores a explorar as inúmeras possibilidades de uso”, afirma a gerente de trade e marketing da empresa no Brasil, Juliana Antunes.

Pautada nos pilares “Qualidade, Sustentabilidade e Confiança”, a nova comunicação visual da Robinson Crusoe recebeu uma adaptação para o mercado brasileiro. A logomarca foi modernizada, com traços mais simplificados e levemente inclinada, em tom de azul marinho, para dar mais visibilidade ao produto. Contrastando com o logo, as cores vibrantes e amadeiradas da lata transmitem leveza e bem-estar no dia a dia, e servem para identificar cada tipo de produto. As embalagens em tons de azul estão associadas ao atum sólido em óleo e água, enquanto as latas em tom de verde identificam atum em pedaços e as latas vermelhas são para sardinha e atum em molho de tomate.

Todas as embalagens, assim como rege a nova legislação, trazem informações nutricionais de forma clara, além do contato do SAC e o selo BDK, concedido para produtos Kosher, avaliados por rabinos, que seguem os princípios alimentares do Torá.

Os consumidores ainda podem identificar na nova lata o selo Dolphin Safe, atestando que a empresa adota práticas e pescas de atum sem apresentar riscos aos golfinhos e outras vidas marinhas, e um QR Code, que dá acesso ao link do ecossistema do bem We Sea, um programa do Jealsa, que reforça e norteia o compromisso com o meio ambiente.

Com o rebranding, a expectativa da Robinson Crusoe é dar maior visibilidade ao portfólio e atrair a atenção dos consumidores, traduzindo nas embalagens os diferenciais do produto, como baixo índice de gordura saturada, sabor e leveza e a pesca com vara. A remodelação da embalagem será apoiada com divulgação nas redes sociais e material de ponto de venda, que, no Brasil, está sendo desenvolvida e aplicada pela agência 365 Full.

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Lojas

Rapidão Atacadista inaugura loja em São Roque (SP)

De Redação SuperHiper 14 de agosto de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Foi inaugurado nesta quarta-feira, 14, na cidade de São Roque, localizada no interior de São Paulo, o Rapidão Atacadista. De bandeira pertencente ao Grupo São Roque Supermercados, a celebração contou com a participação dos diretores da empresa e claro, da forte presença da população local.

Recebidos com música ao vivo e sorteio de prêmios, os clientes ganharam hoje uma loja de grande porte, com 2000 metros quadrados de área de vendas. Para a unidade foram geradas cerca de 250 vagas de emprego diretos e indiretos.

O estabelecimento ainda dispõe de amplo estacionamento, diversos checkout e self checkout e setores como padaria, embutidos, açougue, hortifruti e adega.

Serviço
Rapidão Atacadista
Local: avenida Prefeito Bernardino de Lucca, 1022, Jardim Carambeí, São Roque, SP

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Rapidão Atacadista (@rapidaoatacadista)

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Negócios

Buybye expande presença no mercado de franquias

De Redação SuperHiper 14 de agosto de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Após três anos validando a sua atuação e apresentando os seus diferenciais ao mercado, a buybye — empresa que nasceu como startup de varejo inteligente com soluções e experiências 100% autônomas — chega a um momento de consolidação, iniciando um consistente plano de crescimento para os próximos anos.

Já a partir deste segundo semestre de 2024 a estratégia de expansão será focada na criação de franquias da buybye, com previsão de saltar dos atuais 48 pontos de venda para 150 até o final deste ano. Ou seja, triplicar de tamanho. Para chegar a este patamar, a buybye — fundada em 2020 por Evandro Maximiano, seu atual CEO —, colocou em prática ações importantes que na avaliação de seu corpo diretivo serão fundamentais para atingir as metas de crescimento estipuladas.

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A primeira delas foi a incorporação da Zaitt em 2023, então empresa pioneira no segmento de mercados autônomos da América Latina. Outro passo importante no processo de consolidação da buybye foi a sociedade fechada com o artista e empreendedor Lucas Lucco, no início de 2024. O fato da empresa ter a sua expertise ancorada na tecnologia foi fundamental para que Lucco visse o potencial para o negócio escalar, da mesma maneira com que também investiu e viu crescer a sua rede de academias.

Por fim, está a recente parceria com a Divina Terra — rede de franquias de alimentação saudável, dona do maior mix do Brasil em produtos a granel, naturais, integrais, sem açúcar, vitaminas, sem glúten e sem lactose, orgânicos, veganos e suplementos – para a criação da Divina Go. A nova marca será a primeira de mercado autônomo de alimentação saudável da América Latina.

“Temos um propósito claro: queremos ser a melhor rede de mercado autônomo inteligente do país. Para tanto, focamos a experiência de nossos clientes em qualidade e não em quantidade. Acreditamos que, ao cumprir esse propósito, o crescimento exponencial se torna uma consequência natural, nos tornando assim os maiores”, destaca Evandro Maximiano.

Modelo de Franquia – O plano de franquia da buybye parte do princípio de que os eventuais parceiros compartilhem do propósito e da cultura da marca, tendo à frente a ambição para transformar as suas vidas. A partir daí a empresa oferece suporte para todas as etapas, desde a escolha do ponto ideal até a inauguração da loja, ou seja, validando ambientes, formatos, riscos, tecnologias e operações, além de monitoramento, reabastecimento e inteligência de dados para relacionamento com o cliente. Com treinamento especializado e ferramentas de gestão avançadas, os franqueados já iniciam o trabalho prontos para maximizar seus resultados.

“Nossa entrega de valor é acompanhar o cliente desde a escolha do ponto, inauguração, até o pós inauguração, com sugestões de estratégia em varejo e marketing, colaborando na boa performance na loja”, enfatiza Evandro Maximiano. Ele destaca ainda que “a qualidade das operações e o sucesso dos franqueados vêm em primeiro lugar”.

Investimento e Retorno – Para abrir uma unidade buybye, o investimento inicial é de R$ 25 mil — já incluindo taxa de franquia —, valor que pode variar em até R$ 200 mil, de acordo com o formato de loja escolhido para cada ambiente. Atualmente o foco de expansão da buybye está em operações com faturamento médio de R$ 36 mil, com tempo médio de retorno em 12 meses e previsão de ponto de equilíbrio já para o primeiro mês de operação.

“Queremos que o significado de fazer parte da buybye seja personalização, segurança e retorno de investimento. Com base nessas premissas, esperamos encerrar 2024 com 150 unidades operacionais no Brasil”, projeta o CEO.

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Legislação

STJ pode tomar decisão que afetará os consumidores, alerta ABRAS

De Redação SuperHiper 14 de agosto de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Nesta quarta-feira, 14, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) analisará, sob a sistemática de recurso repetitivo (Tema nº 1.191), a questão da restituição do ICMS Substituição Tributária (ICMS-ST). O cerne da discussão é se o substituto tributário, que recolheu o ICMS na primeira etapa da cadeia de produção, deve comprovar que assumiu o encargo do tributo ou se está autorizado a solicitar a restituição em nome de quem o assumiu.

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) participa do processo como amicus curiae (amigo da corte) e expressa preocupações quanto ao impacto que uma decisão desfavorável poderá ter sobre os contribuintes. A ABRAS acredita que uma decisão que crie barreiras para o ressarcimento do ICMS-ST poderá resultar em um impacto bilionário para os consumidores brasileiros, com um possível aumento da carga tributária.

A entidade, que representa o varejo alimentar no Brasil, alerta que supermercados que possuem pedidos de ressarcimento/restituição/compensação de valores pagos a maior a título de ICMS-ST, quando a base de cálculo efetiva for inferior à base de cálculo presumida, podem enfrentar a negativa de seus pedidos pelos Fiscos Estaduais. Isso pode ocorrer caso o STJ imponha restrições operacionais que inviabilizem o legítimo direito ao ressarcimento ou devolução do imposto pago indevidamente.

Em geral, os contribuintes envolvidos em atividades comerciais estão sujeitos à apuração e recolhimento do ICMS, seja pelo regime “normal” (débito/crédito), seja pelo regime de “substituição tributária”. A escolha do regime depende das atividades econômicas realizadas em cada unidade federativa e da natureza das mercadorias comercializadas.

O instituto da substituição tributária (artigo 150, § 7º, da CF/88) é amplamente utilizado pelos Governos Estaduais e pelo Distrito Federal para facilitar a fiscalização do ICMS e garantir a arrecadação. Nesse regime, o legislador transfere a obrigação de recolher antecipadamente o ICMS a um terceiro (denominado substituto tributário), presumindo que as mercadorias serão comercializadas internamente e que o valor da operação será estimado com base na venda ao consumidor final. No entanto, essa antecipação não reflete necessariamente o preço real sobre o qual o ICMS deve ser calculado.

Em 2016, o Supremo Tribunal Federal (STF) reinterpretou o artigo 150, § 7º, da CF/88 e o artigo 10 da Lei Complementar nº 87/96 ao julgar o RE nº 593.849/MG (Tema-RG nº 201). O STF reconheceu o direito à restituição ao contribuinte do ICMS-ST quando a base de cálculo “presumida” adotada pelo Fisco exceder o preço final de venda efetivamente praticado pelo substituído.

A ABRAS reforça que a decisão a ser proferida pelo STJ nesta quarta-feira será crucial para definir a forma como o ressarcimento do ICMS-ST será tratado e terá implicações significativas para a carga tributária dos consumidores.

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Gente

Superintendente de RH do Verdemar avalia como o setor pode impulsionar o varejo

De Redação SuperHiper 14 de agosto de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Compreender o papel estratégico do Recursos Humanos dentro de uma empresa vai muito além das tradicionais funções de recrutamento, treinamentos e até demissões. Hoje, o RH desempenha um papel crucial como parceiro da gestão, trabalhando em sintonia para alcançar metas comuns e manter um ambiente de trabalho produtivo e harmonioso.

No contexto do varejo, esse setor desempenha um papel ainda mais vital, moldando a experiência do cliente por meio do desenvolvimento e engajamento dos colaboradores. Leandro Souza de Pinho, superintendente de RH da rede de supermercados Verdemar, enfatiza que o departamento se tornou um elemento essencial no cenário dinâmico do varejo moderno.

Leia também:

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Confira entrevista com o especialista que atua na rede há 21 anos, participando da estruturação das políticas e práticas de gestão de pessoas. Ele é mestre em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas e bacharel em Psicologia. Em 2022, assumiu a presidência da ABRH/MG – Associação Brasileira de Recursos Humanos em Minas Gerais, tendo como desafio desenvolver uma visão estratégica para o desenvolvimento das organizações e principalmente dos profissionais de gestão de pessoas.

Como você define uma boa gestão de recursos humanos em termos de impacto positivo na experiência do cliente?
Penso que não conseguimos impactar positivamente os clientes, sem antes impactar os funcionários. Acredito que não se pode cobrar algo que não foi oferecido. Nossos esforços são dirigidos para a reflexão sobre políticas, processos e práticas que ofereçam a melhor experiência possível aos nossos funcionários, desde o primeiro contato com nossa empresa.

Mas é claro que também treinamos, continuamente, nossos funcionários quanto às técnicas de atendimento ao cliente, objetivando garantir uma equipe bem treinada, capaz de proporcionar um atendimento eficiente e amigável, para responder prontamente às necessidades dos consumidores.

No Verdemar, o setor de RH está presente em todas as unidades por meio de uma equipe de profissionais da Psicologia, que realizam atendimentos diariamente a todos os funcionários em suas demandas. Nosso objetivo é cuidar, ouvir e direcionar as pessoas em seus momentos de maior vulnerabilidade.

Leandro Souza de Pinho, superintendente de RH do Verdemar Supermercados. Foto: Cassia Cinque.

Quais estratégias ou práticas específicas sua empresa adota para garantir que os funcionários estejam bem alinhados com as necessidades e expectativas dos clientes?

Realizamos uma comunicação clara, mantendo os canais abertos entre a equipe de funcionários e seus líderes para que possam ser compartilhados os feedbacks dos clientes, ideias de melhorias e preocupações relacionadas ao serviço realizado.

Também realizamos monitorias de atendimento constantes, por meio da nossa equipe interna de relacionamento com os clientes, fornecendo, assim, retornos e treinamentos pontuais sobre os itens que cada funcionário precisa desenvolver.

Os elogios dos clientes aos nossos funcionários são públicos nos canais de comunicação e os funcionários elogiados recebem o registro da boa prática em suas fichas funcionais, reforçando, assim, os comportamentos esperados e divulgando internamente as nossas boas práticas.

Planos de ações são elaborados para sanar as críticas dos clientes, assim como, a partir destas sinalizações, são elaboradas intervenções individuais e coletivas nos setores. Esses conteúdos são utilizados para a construção de nossos treinamentos e indicam o que precisamos desenvolver.

Fomentamos a cultura do bom atendimento em todas as ações do setor de RH. Ao implementar essas práticas, buscamos garantir que os funcionários estejam alinhados às necessidades e às expectativas dos clientes, resultando em uma experiência mais positiva e satisfatória.

Poderia compartilhar exemplos de iniciativas bem-sucedidas de RH que resultaram em melhorias perceptíveis na experiência do cliente?
Nossas iniciativas perpassam por todos os subsistemas de RH, desde o primeiro contato do candidato com a empresa, seguindo pela sua jornada conosco, até o momento de desligamento, em que o cuidado e o respeito sempre devem ser concretizados. Acreditamos que todos os investimentos realizados nos processos e nas políticas voltadas para os funcionários nos auxiliam na experiência e na percepção que nossos clientes vivenciam em nossas lojas.

Dentre tantas iniciativas, destaco que nossas políticas de inclusão são reconhecidas positivamente por nossos clientes e já foram premiadas diversas vezes. O programa “Inclusão como valor” inclui pessoas com deficiência de forma verdadeira e sustentável. Fomos a segunda empresa do Brasil e a primeira de Minas Gerais a incluir Pessoas com Transtornos Mentais/Psiquiátricos, que vivenciavam um histórico de estigmas e exclusão social. Essa parceria com o Ministério de Trabalho e Emprego, a Prefeitura de Belo Horizonte, o SENAC/MG e o Verdemar tornou-se uma boa prática reconhecida e multiplicada em nossa cidade.

O Programa “Talentos da Maturidade” inclui e valoriza pessoas aposentadas que anseiam por continuar ou retornar ao trabalho. O desejo de contribuir, o cuidado e a gentileza com nossos clientes são destaques nestes profissionais em nossas operações. Já o Programa “Verdemar Sem Fronteiras” abriu as portas para a inclusão de profissionais imigrantes de vários países, que viram nesta oportunidade uma forma de pertencimento e reconstrução de suas histórias profissionais e de vida.

Esses exemplos demonstram como as iniciativas de recursos humanos podem ter um impacto direto na experiência e nas oportunidades para os funcionários. Consequentemente, essa cultura tem impacto positivo na percepção e no atendimento dos clientes, impulsionando nosso sucesso e os resultados.

Como você lida com desafios relacionados à gestão de talentos e desenvolvimento de habilidades para garantir que os funcionários possam atender efetivamente às necessidades em constante evolução dos clientes?
Acredito que somente por meio do trabalho das pessoas uma organização alcança seus resultados. Logo, lidar com desafios relacionados à gestão de talentos é uma tarefa que deve ser vista como prioritária, tendo em consideração que este desenvolvimento está diretamente ligado às necessidades do mercado, envolvendo investimentos e uma abordagem multifacetada.

Nosso “Programa Potenciais”, por exemplo, tem o objetivo de identificar e selecionar talentos internos que possam ocupar vagas de liderança, e o “Programa RI – Recrutamento Interno”, possui o intuito de selecionar funcionários para ocupar outras posições na empresa, gerando, assim oportunidades e desenvolvimento constante.

Nossa “Escola de Líderes” oferece formação inicial aos potenciais identificados e aos novos líderes contratados no mercado, desenvolvendo os comportamentos esperados e os processos de interface com todos os setores da empresa.

Regularmente, avaliamos as habilidades e competências das equipes, buscando mapear lacunas que precisam ser trabalhadas, por meio de feedbacks e registros de comportamentos esperados ou que precisam de mudança.

A equipe de RH apoia as lideranças em todas as decisões ligadas à gestão de pessoas, realizando, diariamente, mentorias e acompanhamento de suas demandas. Acreditamos que a aprendizagem é contínua e, por isso, promovemos cultura, incentivando e apoiando oportunidades de desenvolvimento profissional, como cursos online, workshops.

O que uma empresa precisa fazer para fidelizar seu quadro de funcionários mantendo aqueles que realmente correspondem com a cultura da organização?
Penso que esse é o maior desafio do varejo atualmente: fidelizar em seu quadro de funcionários aqueles que realmente correspondem à cultura da organização. Para isso, os desafios são múltiplos. Primeiramente, é preciso conhecer e divulgar corretamente os seus diferenciais. Isso pode ser um fator decisivo na atração de profissionais, porém, é necessário ter o máximo de transparência com os desafios que compõem a realidade que o funcionário vivenciará na empresa. Desta forma, temos maior êxito na atração de pessoas que se identificam com a organização.

Em seguida, trabalhar uma cultura organizacional sólida e positiva é fundamental para atrair e reter os funcionários certos. Isso envolve definir missão, visão e valores claros, além de garantir que sejam comunicados e incorporados em todas as práticas e decisões da empresa.

A oferta de oportunidades de desenvolvimento profissional é outra forma de incentivar e valorizar os talentos na empresa. Oferecer programas de recrutamento e promoção, treinamentos e incentivo à formação continuada auxiliam diretamente no desejo de pertencimento na empresa.

O respeito é valorizado em todas as relações e não é diferente no trabalho. Todos buscam um ambiente em que os funcionários se sintam valorizados, respeitados e apoiados. Assim, deve-se reconhecer o bom desempenho, promover o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e incentivar uma cultura de colaboração. Práticas como essas auxiliam diretamente nessa realidade buscada por todos.

A diversidade e a inclusão devem ser sempre valorizadas. Uma empresa inclusiva, em que as pessoas podem se sentir acolhidas sendo quem elas são, promove um ambiente onde todas as vozes são ouvidas e valorizadas. É necessário, portanto, celebrar a diversidade com políticas e práticas que promovam a igualdade de oportunidades para todos os funcionários.

Manter os funcionários informados sobre os acontecimentos da empresa, metas e objetivos e incentivar uma comunicação aberta e transparente em todos os níveis da organização são ações que demonstram que todos são importantes para o alcance dos objetivos organizacionais.

Além de salários competitivos, é necessário oferecer benefícios e incentivos que sejam atrativos para os funcionários, como plano de saúde, plano odontológico, incentivos à formação superior, auxílio alimentação, entre outros.

Quais são os principais elementos que você considera essenciais para integrar com sucesso a gestão de RH e o desenvolvimento humano na estratégia geral de experiência do cliente da empresa?
A ética e a transparência são fundamentais e, cada vez mais, necessárias nas relações profissionais, principalmente nas propostas de gestão de RH e desenvolvimento humano como um todo. Quanto à estratégia geral da experiência do cliente na empresa, precisamos reconhecer a importância dos funcionários na entrega de uma experiência satisfatória e, a partir desta percepção, fomentar os objetivos e valores da empresa.

Como tornar o funcionário um profissional receptivo, bem treinado e preocupado em oferecer ao cliente o melhor atendimento?
Penso que não tornamos as pessoas o que desejamos, mas, sim, oferecemos as oportunidades para elas se engajarem com os propósitos da empresa. Isso só ocorre quando selecionamos adequadamente profissionais aptos às necessidades que possuímos, treinamos e desenvolvemos, cotidianamente, lideranças e funcionários, reconhecemos e valorizamos comportamentos esperados e apoiamos as pessoas em suas dificuldades. Ou seja, se desejamos que nossos funcionários ofereçam o melhor atendimento aos nossos clientes, precisamos nos estruturar para oferecer a eles também a melhor experiência no âmbito do trabalho.

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Internacional

Quer um conselho? Não diga que um produto é feito por IA

De Redação SuperHiper 14 de agosto de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Por Renato Müller

As palavras não são somente uma forma de explicar o que é alguma coisa. A escolha correta das frases faz uma enorme diferença na percepção que as pessoas têm sobre um produto, serviço ou marca. Um estudo realizado pela Washington State University dos EUA mostra que produtos indicados como “AI-powered” (impulsionados pela Inteligência Artificial) são menos atraentes para os consumidores.

Segundo o estudo, publicado em junho no Journal of Hospitality Marketing & Management da universidade, destacar o uso de IA em um produto diminui a intenção dos clientes em adquiri-lo. Consumidores de diferentes faixas etárias viram produtos de diversas categorias, de TVs e aspiradores de pó a serviços de saúde, com a diferença de que alguns eram descritos como “high tech” e outros (semelhantes aos primeiros) como “AI-powered”.

Em todos os casos, a intenção de comprar ou usar um produto era significativamente menor sempre que a Inteligência Artificial era citada na descrição. Embora produtos de alto valor agregado movidos a IA tivessem mais rejeição (como no caso de automóveis autônomos), em qualquer categoria mais da metade dos consumidores disse que não compraria um produto “IA-powered”.

“Uma das razões pela resistência ao uso de IA é o medo do desconhecido”, acredita Dogan Gursoy, um dos autores do estudo. “Antes do ChatGPT, a maioria das pessoas não tinha a menor ideia do que era IA, mesmo que ela já estivesse sendo usada há bastante tempo”, argumenta.

Outro ponto que diminui a confiança na IA é a forma como vem sendo retratada há décadas na cultura popular, especialmente em filmes: como uma ameaça à humanidade. Gursoy também aponta para as preocupações sobre privacidade. “O fato de que a forma de funcionamento dos algoritmos não é clara para a maioria das pessoas contribui para essa falta de confiança”, argumenta.

Para o pesquisador, marcas que querem posicionar seus produtos por meio da Inteligência Artificial precisam focar nos benefícios, e não na tecnologia usada. “É preciso mostrar como o uso da IA vai melhorar o dia a dia das pessoas, em vez de incluir a sigla na comunicação sem um foco específico”, recomenda Gursoy.

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Lançamentos

Nutella chega com embalagem de edição limitada

De Redação SuperHiper 14 de agosto de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Após o sucesso de 2023, Nutella, o icônico creme de avelã com cacau da Ferrero, apresenta pelo segundo ano consecutivo uma edição especial e limitada de sua embalagem para valorizar as cidades brasileiras e suas receitas que combinam com o produto para consumo no café da manhã. A estratégia faz parte da campanha “Nutella Ama os Sabores do Brasil”, que tem como objetivo celebrar as maravilhas da rica gastronomia brasileira, que são ótimas opções para iniciar o dia.

A proposta de Nutella é declarar seu amor pelo país, um dos maiores mercados consumidores do produto, e pela culinária de algumas regiões, por meio de receitas que combinam com o creme de avelã e as paisagens do Brasil. Para isso, a marca vai estampar em edições limitadas de seus rótulos alguns locais icônicos do país e suas combinações, como a Serra da Canastra e o Pão de Queijo (MG), a Ponte Estaiada e o Pão na Chapa (SP), o Morro do Corcovado e a Tigela de Frutas (RJ), o Farol da Barra e o Pão Delícia (BA), a Pedra Furada e a Tapioca com Frutas (CE), e o Rio Sucuri e a Chipa (MS).

Todas as receitas poderão ser acessadas a partir do QR Code encontrado nas novas embalagens nos formatos 350g e 650g, que destina ao passo a passo de cada uma hospedados no site oficial da marca.

“O sucesso da campanha no ano passado nos motivou a continuar com ‘Nutella Ama os Sabores do Brasil’ em 2024. Queremos seguir nos conectando emocionalmente com o Brasil e seus consumidores, valorizando a diversidade cultural e culinária que torna este país tão único e especial”, explica o diretor de marketing de Nutella para a América do Sul, Diego Caride.

Ativação de mídia

Com o objetivo de destacar que o Brasil tem diversos sabores, e que Nutella ama todos eles, a marca preparou uma campanha que será veiculada em um comercial televisivo em âmbito nacional, convidando o consumidor a descobrir os sabores típicos brasileiros, que são ótimas opções para o café da manhã e que combinam com Nutella em suas novas embalagens. O filme produzido pela agência MKT House vai ao ar na segunda metade de julho.

A estratégia de marketing digital também será reforçada, com forte presença online para todo o Brasil A Talent foi a agência responsável pela estratégia de mídia, enquanto a Weber Shandwick coordenou o planejamento para imprensa e influenciadores orgânicos.

Para garantir o sucesso da campanha nos pontos de venda, a marca investirá em estratégias de visibilidade e cross categoria, como área de panificação, que não só aceleram as vendas como mostram para novos consumidores a versatilidade do produto e reforça o café da manhã como o seu momento de consumo.

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Lançamentos

Coca-Cola e OREO trazem bebida e biscoito em edição limitada

De Redação SuperHiper 14 de agosto de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

As marcas Coca-Cola e OREO se uniram como “besties” para criar dois produtos exclusivos e em edição limitada: OREO Coca-Cola Biscoito Recheado e Coca-Cola OREO Sem Açúcar. Inspiradas pelos ‘besties’, os melhores amigos, as duas marcas icônicas estão, por tempo limitado, inspirando a celebração entre os besties com o lançamento de dois produtos lendários e diversas experiências digitais e presenciais inéditas.

O significado de celebrar as amizades nunca foi tão importante, e as marcas estão abraçando este espírito ao introduzir ‘BESTIES’ na campanha. Os melhores amigos comumente se tornam uma combinação das melhores características de cada um, ficando ainda melhores juntos. A marca OREO e a Coca-Cola estão unidas de maneiras divertidas de diversas formas.

“A união do espírito divertido de OREO com A Magia Acontece de Coca-Cola é uma combinação inesperada, porém perfeita, porque as duas marcas são parecidas de muitas maneiras”, disse a presidenta de marketing da Coca-Cola Company, Claudia Navarro. “Sendo uma parceria revolucionária para ambas as marcas, estamos animados para que os besties de todos os lugares de juntem a nós para celebrar novos produtos, experiências incríveis e momentos surpreendentes de conexão”.

“Na OREO, nos esforçamos para identificar maneiras novas de empolgar os consumidores e, com esta colaboração, realmente expandimos os limites”, disse a chefe global de marketing e marca para OREO da Mondelez International, Eugenia Zalis. “O elo de besties criado entre OREO e Coca-Cola é uma maneira divertida de unir nossos fãs e celebrar o poder da conexão e união. Mal podemos esperar para ver as reações à campanha e esperamos que os fãs fiquem animados para experienciarem esta reviravolta em dois clássicos”.

OREO Coca-Cola Biscoito Recheado e Coca-Cola OREO Sem Açúcar estarão disponíveis apenas por tempo limitado e vão oferecer experiências exclusivas que celebram a magia de se juntar com um bestie. Os produtos chegam ao mercado brasileiro em setembro, trazendo também diversas experiências divertidas para os consumidores.

A campanha “BESTIES” fomenta conexões além das fronteiras através de experiências imersivas, digitais e físicas, convidando os fãs a ativarem o ‘Modo Bestie’ e se unirem com seus amigos para participarem. Criada em parceria com Spotify, as marcas OREO e Coca-Cola vão revelar a ‘Experiência Digital Modo Bestie’, uma plataforma exclusiva e pioneira de experiência musical criada para que os besties possam unir seus gostos musicais e aproveitarem-nos juntos.

Ao escanear os produtos da Coca-Cola e da marca OREO, os fãs poderão seguir os passos para explorar o ‘Modo Bestie’ e sincronizar suas preferências musicais um com o outro. Uma vez conectados a uma conta do Spotify, os fãs terão de responder algumas perguntas para ver como seus gostos musicais se comparam. Uma playlist será gerada com as preferências musicais combinadas para que os bestie aproveitem juntos.

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ABRASLegislação

ABRAS apresenta ao ministro Wellington Dias contribuições do varejo alimentar para combater a fome e gerar emprego

De Redação SuperHiper 14 de agosto de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Em audiência com o ministro do desenvolvimento e assistência social, família e combate à fome, Wellington Dias, a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), apresentou, nesta terça-feira, 13, propostas para combater a insegurança alimentar, gerar empregos formais no país e melhorar o acesso a medicamentos pela população brasileira.

Entre os pedidos está a equiparação dos valores do Auxílio Inclusão ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência. Para a ABRAS, a equiparação incentivará a permanência dos PCDs no mercado de trabalho, reduzindo desigualdades e garantindo acesso a recursos adequados para enfrentar barreiras e desafios cotidianos e garantindo a inclusão.

A ABRAS destacou que o varejo alimentar está enfrentando uma significativa escassez de profissionais, com cerca de 350 mil vagas em aberto. Este setor, que é o maior gerador de primeiro emprego no Brasil, criou em 2023 aproximadamente 9 milhões de empregos em todo o país, dos quais 51,3% são ocupados por mulheres. A entidade avalia que essas vagas poderiam ser preenchidas mais rapidamente com a mudança proposta.

Outra medida discutida foi a modernização do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) através do eSocial, com a participação da Caixa Econômica Federal, visando economizar até R$ 9,5 bilhões anuais para empresas e estabelecimentos afiliados e, sobretudo, beneficiar milhões de trabalhadores em todo o país.

Também foi abordada a sugestão para ampliar a venda de medicamentos isentos de prescrição em supermercados (MIPs), o que pode ampliar o acesso da população aos medicamentos e reduzir os custos do Sistema Único de Saúde (SUS) e os preços dos medicamentos à população, além de expandir o alcance nacional, especialmente em áreas sem farmácias.

Outra proposta importante apresentada pela ABRAS foi a modernização do sistema de prazo de validade dos alimentos para o modelo “Best Before” (consumir preferencialmente até). Essa mudança visa minimizar o desperdício de alimentos e evitar que cerca de R$ 3 bilhões sejam perdidos anualmente devido a vencimentos de prazo.

Na reunião, foram iniciadas tratativas de cooperação entre a entidade e a pasta para a geração de emprego e renda, combate à fome e redução do desperdício de alimentos. “A audiência com o Ministro Wellington Dias foi uma oportunidade ímpar para discutir importantes iniciativas e explorar como o varejo alimentar brasileiro, que hoje é composto por mais de 414 mil lojas, por onde passam diariamente 30 milhões de consumidores, pode colaborar para os objetivos de combate à fome e de desenvolvimento do nosso país”, afirma o presidente da ABRAS, João Galassi.

Cesta Básica

Entre os temas abordados também estava a composição da cesta básica nacional e um possível choque tributário com a criação do cashback para as populações de mais baixa renda. De acordo com a entidade, a composição da cesta básica nacional, em consonância com o texto constitucional, deve respeitar a segurança alimentar, a alimentação saudável e a diversidade regional e cultural.

A ABRAS defende que sejam também incluídos na cesta básica nacional isenta de impostos, a farinha de mandioca, o chá-mate, o charque, os produtos derivados da cana-de-açúcar (açúcar mascavo, rapadura, melado), a farinha de tapioca, os produtos derivados de milho (pamonha e curau), açaí, doces caseiros: doce de leite e compotas, farinha de milho, mel, fubá, e polvilho doce e azedo. A entidade também destacou outros alimentos e produtos de higiene pessoal e de limpeza em pleito para incluir na alíquota reduzida em 60% do IVA, para garantir acesso e dignidade a todos os brasileiros.

Além disso, foi sugerida a transformação do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento – ABRAS ESG em um organismo público, promovendo a união entre diferentes setores da cadeia nacional de abastecimento e alinhando práticas ESG para reduzir custos, aumentar produtividade e combater a fome no país.

14 de agosto de 2024 0 Comentários
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ABRAS em Ação nas Estaduais – Paraná apresenta a colaboração entre a indústria e o varejo

De Redação SuperHiper 13 de agosto de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em parceria com a Associação Paranaense de Supermercados (APRAS), realizou nesta terça-feira, 13, o ABRAS em Ação nas Estaduais – Paraná, que aconteceu em Curitiba, no Hotel Pestana. Com o tema “Colaboração entre varejo e indústria”, o setor pode conferir palestras e novidades voltadas ao crescimento do setor supermercadistas.

O encontro reuniu grandes supermercadistas da região, sendo uma excelente oportunidade de networking, troca de conhecimento e experiência. O evento foi aberto pelo vice-presidente de Relações Institucionais e Administrativo da ABRAS, Marcio Milan, e o vice-presidente da APRAS e delegado da ABRAS junto a APRAS, Paulo Beal.

Marcio Milan iniciou a sua fala apresentando alguns dados de grande relevância para o setor. “93% do que é consumido no Brasil passa pelos supermercados, que recebem diariamente cerca de 30 milhões de pessoas. Essa força aumenta a responsabilidade do setor para melhorar tecnologias, processos e eficiência”.

Milan ainda falou sobre a importância de eventos como o ABRAS em Ação. “Esse projeto nas regionais é um trabalho em equipe que faz a diferença, pois ajuda o setor a crescer e a se tornar mais representativo. Estamos no final do elo da cadeia, em contato direto com os consumidores. Por isso, eventos como esse são importantes para promover uma discussão mais próxima, aproximar todos os elos e, assim, melhorar o atendimento ao consumidor”, completou o vice-presidente.

Para Paulo Beal, vice-presidente financeiro da APRAS, esse evento é muito importante para discutir temas comuns e buscar soluções conjuntas. “Essa parceria da ABRAS com a APRAS reforça o papel das entidades de representar a classe e promover a união do setor com a indústria. Inclusive, Galassi tem feito esse papel muito bem e alcançou um espaço político muito importante para os supermercados”, enaltece Beal.

O vice-presidente de marketing da APRAS, Fabiano Szpyra, também ressaltou o papel das associações. “Vivemos em um momento de transformações constantes e a ABRAS, assim como a regional do Paraná, fazem esse papel de levar informação e conteúdo para manter os supermercadistas atualizados para enfrentar os desafios. Essa união gera força para levantar-se e lutar por pautas importantes, tanto para os supermercadistas quanto para o consumidor”, conclui Szpyra.

Vice-Presidente de Relações Institucionais e Administrativo da ABRAS, Marcio Milan.

Dando início a programação de palestras, Marcio Milan abordou o tema “Eficiência Operacional” e durante a sua apresentação, ele buscou demonstrar a grande importância que é para o supermercadista, entender a jornada do seu cliente final. “O consumidor que consome, simples assim. Nós viramos a chave. É o consumidor que consome. Por ser o consumidor que consome, nós vamos procurar buscar as informações desse consumidor. O que ele está consumindo, porque ele está trocando marcas, ele está substituindo a proteína. Quando sobe o preço, como é que ele faz? Então nós não vamos mais divulgar o índice de vendas do supermercado, nós vamos divulgar o que o consumidor está consumindo. E aí nós tivemos todo um arcabouço de informações”, declarou Milan.

Gerente Sênior da Ernest & Young, Guilherme Petersen.

Com o tema, “Excelência Operacional na Integração entre o Varejo e a Indústria”, o gerente sênior da Ernest & Young, Guilherme Petersen, também foi um dos palestrantes convidados para o evento. “A ideia aqui é viabilizar para vocês uma autorreflexão de onde vocês estão, quais são os desafios de cada etapa, de como é que vocês podem evoluir. O segundo grande ponto é abordar com vocês, como a colaboração com a indústria ela é um alavancador, especialmente quando as empresas estão em um patamar mais avançado de maturação”.

CEO da R-Dias, Alexandre Ribeiro.

Após uma pausa para o almoço, as palestras foram retomadas. Entre elas, o tema “Trade Marketing: Ferramenta Estratégica que Gera Resultado para o Varejo e para a Indústria”, apresentado pelo CEO da R-Dias, Alexandre Ribeiro, também fez muito sucesso entre os presentes.

No período da tarde, ainda tivemos uma palestra motivacional com o supermercadista e CEO da Fábrica de Líderes, Rafael Haddad, que movimentou Curitiba com o tema “Como formar líderes e equipes extraordinárias”. Haddad contou um pouco da história de sua família, sua jornada no setor e deu várias dicas importantes de como se tornar um líder.

Supermercadista e CEO da Fábrica de Líderes, Rafael Haddad.

O ABRAS em Ação nas Estaduais – Paraná teve o patrocínio de Bluesoft, Colortel, Darnel, DM, GIC, Grupo Luminae Energia, GreenYellow e Minalba Brasil. E, também, os apoiadores: Brinks, JBT, Qualiseg e Trebeschi.

Em breve, confira a cobertura completa no Programa SuperHiper ABRAS. Não perca, toda quinta-feira, às 20h, na ComBrasil e no canal do Youtube da ABRAS. E, também, na edição impressa da revista SuperHiper de setembro.

13 de agosto de 2024 0 Comentários
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Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

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SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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